ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Espião já se disfarçou até de fazendeiro em Mato Grosso do Sul

Objetivo era que Izidoro Resquim invadisse Corumbá a mandado do ditador paraguaio Solano López

Por Aletheya Alves | 10/03/2024 07:13
Fotografia antiga de Corumbá ilustra história da cidade. (Foto: Arquivo/TJMS)
Fotografia antiga de Corumbá ilustra história da cidade. (Foto: Arquivo/TJMS)

A Guerra do Paraguai deixou muitas histórias envolvendo as batalhas e, entre elas, está o espião que se disfarçou de fazendeiro para conseguir invadir o sul do então Mato Grosso. Na época, foi graças ao suposto interesse por uma fazenda de gado que um dos ataques a Corumbá ocorreu.

De acordo com registros do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o espião izidoro Resquim foi enviado pelo ditador paraguaio Solano López no final de 1863. Izidoro era um estrategista e chegou a Corumbá se apresentando como fazendeiro.

O interesse era por conhecer o território dos “campos do Sul” e fazendas de gado. Foi assim que essa região acabou sendo invadida pelo homem.

“Para a região de Forte Coimbra e Corumbá foi enviada uma tropa de 3.200 homens, em 4 batalhões de Infantaria, 12 peças de fogo e 30 foguetes de 24mm, de fabricação francesa. No dia 28 de dezembro de 1864, atracou em Corumbá a tropa inimiga, desembarcando em 3 de janeiro de 1865”, diz os registros do TJMS.

Já três anos depois, três companhias saíram de Cuiabá em canoas rebocadas por navios a vapor e, após dias de batalha, conseguiram vencer os inimigos em dezembro.

A história conta que inúmeros combates importantes continuaram ocorrendo na região de Corumbá, sendo o mais importante antes da batalha final, um ataque na área em que hoje é Mercado Municipal.

“O inimigo estava em frente ao local onde é a Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Ali bravos homens brasileiros derrotaram o inimigo, tomando posse das terras que estavam sob domínio paraguaio”, completa a descrição.

Os arquivos do Tribunal de Justiça ainda contam sobre casos marcantes como o assassinato do juiz Barnabé Antônio Gondim no início do século passado.

Segundo as descrições, a região de Corumbá passava por invasões constantes de paraguaios, além de disputas por terras.

Gondim foi assassinado após contrariar interesses e condenar um fazendeiro da região. “O crime comoveu os cidadãos corumbaenses devido ao motivo fútil dos assassinos e a conduta correta do juiz. O plenário do Tribunal do Júri tem seu nome, em uma singela homenagem da justiça a tão diligente autoridade”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias