ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Comportamento

Estrelinha do baile funk, Toko agora chora porque perdeu 145 mil seguidores

Ele foi banido da própria página; agora especialista dá dicas para se proteger nas redes sociais

Thailla Torres | 04/07/2017 06:05
O menino batalhou pelos seguidores e agora vai começar do zero.
O menino batalhou pelos seguidores e agora vai começar do zero.

Ninguém merece ser alvo de quem não aguenta ver a felicidade alheia. Desta vez, Toko Recalde, de 19 anos, está sofrendo com uma brincadeira pra lá de sem graça. Desde o último fim de semana ele chora por ter perdido mais de 145 mil seguidores de sua fanpage no Facebook. O motivo? Alguém "hackeou'' a página e ainda baniu o menino do perfil.

Toko já foi matéria do Lado B por ser estrelinha do funk na cidade com a festa STR (Social do Toko Recalde) e tem até fãs. Aos 19 anos, ele já vive dos bailes e conquistou mais de 145 mil seguidores nas redes sociais em menos de 2 anos, sem esforço ou qualquer investimento.

"Sinceramente, não sei o que houve. Quando eu vi já estava banido e, poxa, fiquei super triste, são dois anos conquistando as pessoas e vem alguém fazer nessa maldade", lamenta o promoter.

A bobeada serviu de lição para recomeçar do zero em um mundo virtual onde até os super experientes podem cair do cavalo.

Especialista e diretor de tecnologia, Kenneth Corrêa, sabe bem como é ter um perfil acessado indevidamente, mas explica que nem sempre é o resultado da ação de um hacker. "Primeiramente é importante entender o significado da palavra. Hacker é alguém se dedica e entende muito bem sobre sistemas e dispositivos. O problema é que há pessoas que usam esse conhecimentos para ações negativas". 

Atenção - Recentemente, Kenneth, teve sua conta do Uber invadida e usada por quatro vezes na Rússia. "Nesse caso o hacker usou uma falha do Uber que conseguia recuperar a senha por qualquer e-mail. Com isso a pessoa conseguiu interceptar a mensagem, trocou meu e-mail e meu telefone".

Sem conseguir acesso a conta, o diretor entrou imediatamente em contato com a empresa e o problema acabou sendo resolvido em pouco tempo. Mas para que a situação não pare nas redes sociais, ele alerta para cuidados muitos simples que podem fazer diferença quando o assunto é segurança.

"Primeiramente, quando a questão é a página do Facebook, é preciso ter certeza que os administradores são confiáveis e se, só uma pessoa administra, ninguém pode ter acesso a senha", simplifica.

As dicas do diretor são simples, como por exemplo usar senhas fortes e confiáveis. "Usar letras, números e símbolos alternados reforçam a segurança. Outra dica é nunca usar informações pessoas que possa facilitar a tentativa", diz.

Outra questão é o uso de dispositivos. "O mais comum é as pessoas esquecerem os perfis abertos em algum dispositivos como celular, tablet ou computador de lan house. Muitas vezes o usuário fecha o aplicativo sem se certificar que encerrou a conta", reforça.

Compartilhar muitos dados pessoais é um convite para os mal intencionados. "É melhor restringir o acesso ao endereço de e-mail nas redes sociais e não divulgar dados que podem contribuir na descoberta de senha", completa.

Toko Recalde jura que nunca passou a senha para outra pessoa e agora inicia nova saga e busca de seguidores. "O jeito é começar tudo de novo, não sei como eu vou conseguir meus seguidores", diz.

Nos siga no Google Notícias