ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Festa do Tranca Rua das Almas celebra Exu, figura respeitada na Umbanda

Eduardo Fregatto | 28/08/2017 06:05
A festa é uma homenagem e agradecimento a Exu, considerado guardião e mentor. (Foto: Willian Goully)
A festa é uma homenagem e agradecimento a Exu, considerado guardião e mentor. (Foto: Willian Goully)

Muito se fala se especula sobre as crenças da Umbanda, dos terreiros e da figura "misteriosa" que é o Exu. Por ignorância ou até mesmo má intenção, a imagem dessa entidade é geralmente associada a coisas ruins, energias negativas e até mesmo a alguma espécie de demônio. Representado pelas cores branca, preta e vermelha, e visto geralmente com um tridente, muita gente tira conclusões precipitadas a respeito da entidade. Mas, alguma vez, você já foi a um terreiro para ver de perto o que é um Exu e o que ele representa para os umbandistas?

No sábado à noite, o Lado B foi conferir a 29ª edição da "Festa do Sr Tranca Rua das Almas", organizada pela Tenda de Umbanda Vovó Catarina e Pai Benedito, no bairro Caiçara. Pra quem não sabe, o Sr. Tranca Rua das Almas trata-se, justamente, de um Exu. No caso, o guardião do centro comandado pela Yalorixá Janice de Iemanjá.

Fomos recebidos pela Mameto Tina Odoyami, que é a segunda maior "autoridade" daquele centro. Com muito didatismo e simpatia, ela nos explica um pouco de toda a tradição e história por trás da figura do Exu.

"O Sr. Tranca das Ruas é um Exu guardião, é a entidade, o espírito, que corre os nossos caminhos, que nos projete, nos guia, nos ilumina e nos livra de todo mal e de toda perturbação. É o nosso mentor, que nos ensina, nos educa", esclarece Tina. "Hoje é o dia dele. O terreiro está em festa. Nós vamos fazer uma homenagem e agradecer".

Yalorixá Janice ao lado de Iraci Barbosa, Presidente da Federação dos Cultos Afro-Brasileiros e Ameríndios do Estado de MS. (Foto: Eduardo Fregatto)
Yalorixá Janice ao lado de Iraci Barbosa, Presidente da Federação dos Cultos Afro-Brasileiros e Ameríndios do Estado de MS. (Foto: Eduardo Fregatto)
Mameto Tina com outros dois médiuns da Tenda de Umbanda Vovó Catarina e Pai Benedito. (Foto: Eduardo Fregatto)
Mameto Tina com outros dois médiuns da Tenda de Umbanda Vovó Catarina e Pai Benedito. (Foto: Eduardo Fregatto)

O terreiro, que fica nos fundos de uma residência, estava todo infestado com um cheiro bom, de incensos. "Alecrim, mirra, guiné, arruda, são várias coisas misturadas", contou Tina. O incenso serve como "defumador", para abrir o astral e limpar as energias. Tudo é uma preparação para a vinda de Exu a esse plano, por meio do corpo da Yalorixá Janice.

Várias médiuns, as mulheres usando os vestidos largos e os homens trajes brancos, dançavam e cantavam. Logo, as luzes foram apagadas. Ficaram acesas apenas luzes vermelhas, representando Exu e também a pomba gira, outra entidade espiritual da Umbanda que faria parte da noite, segundo uma das médiuns nos explicou.

Muito animados, como que em uma festa mesmo, os umbandistas cantam e dançam. Giram e fazem reverências. As letras das músicas sempre falando de Exu de maneira afetuosa e positiva. "Tenho certeza que agora não ando sozinho, o Tranca Rua é dono do meu caminho", diz uma das canções. "Companheiro e amigo leal", diz outra.

Com três músicos na percussão e uma churrasqueira assando carne, a energia vai ficando cada vez mais forte. A Yalorixá Janice é retirada do local e, a partir desse momento, não pudemos mais fotografar, a pedido de Tina.

Quando Yalorixá Janice retorna, ela está vestida como Exu, com capa e cartola vermelhas, e um charuto na boca. Seu jeito mudou, parece outra pessoa. Logo outras médiuns também parecem serem "tomadas" por entidades, com risadas altas, os olhos fechados e uma movimentação diferente. A partir daí, saem e volta com roupas diferentes.

Detalhe do altar montado para Exu, na celebração. (Foto: Willian Goully)
Detalhe do altar montado para Exu, na celebração. (Foto: Willian Goully)
Um pouco mais da festa, com a iluminação vermelha, uma das cores da entidade. (Foto: Willian Goully)
Um pouco mais da festa, com a iluminação vermelha, uma das cores da entidade. (Foto: Willian Goully)

A festa prossegue nesse clima de comemoração. A dança, a cantoria e os giros não param nunca. Antes da homenagem começar, Tina havia nos explicado que é tradição do centro servir um jantar após o término de toda sessão. Por isso a carne assando na churrasqueira.

"Nenhum convidado ou médium vai embora de estômago vazio. E durante nós vamos oferecer uma farofa e bebida, vinho tinto seco, mas aqui não é boteco", enfatiza. "É uma saudação. Ninguém fica de fogo. A sessão não vai até às 3h da manhã. Tem horário pra começar e horário pra terminar, às 23h, estourando à 00h", destaca sobre o evento, que começou às 20h.

Sobre a questão do preconceito e das associações negativas feitas com Exu, Tina é enfática. "Toda religião, seja ela espiritismo, o evangélico, o budista, todas têm lado bom e aquelas pessoas que fazem coisas ruins. Aqui ninguém faz mal pra ninguém. É proibido. Se alguém vem no nosso portão pedir pra fazer mal, a gente nem atende. Aqui é Umbanda de caridade, de fazer o bem", explica. "O Exu é o guardião. Tem gente que usa pro mal, mas aqui não".

Além dos médiuns, que ficam no centro da festa, também têm os convidados, que assistem a tudo mais de longe. Uma delas é a artesã Renata Resende, de 28 anos. "Eu venho aqui porque me tranquiliza a alma", explicou. "Preconceito tem em todo lugar, eu já nem ligo mais", responde, sobre a questão da discriminação.

Outra umbandista é a técnica de enfermagem aposentada Neuza Rodrigues, de 67 anos. Era a primeira vez que ia aquele centro. "Tem lugares do Brasil que não tem tanto preconceito, como na Bahia. Aqui eu acho que estamos começando a nos impor", opina, com otimismo.

"Eu venho aqui há 16 anos", disse outra, a dona de casa Ana Paula Ballatore, de 38 anos. "É maravilhoso, me dá paz, tudo de bom. As pessoas falam mal porque são ignorantes, não sabem o que é de verdade", finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Mameto Tina e a Yalorixá Janice dançando e cantando na sessão. (Foto: Eduardo Fregatto)
Mameto Tina e a Yalorixá Janice dançando e cantando na sessão. (Foto: Eduardo Fregatto)
Nos siga no Google Notícias