ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Festas populares são as que mais falam da nossa cultura e sobrevivem de esforço

Naiane Mesquita | 13/06/2016 07:25
Festa de São João de Corumbá tem a tradição de banhar o andor nas águas do Rio Paraguai (Foto: Fernando Antunes)
Festa de São João de Corumbá tem a tradição de banhar o andor nas águas do Rio Paraguai (Foto: Fernando Antunes)

As festas que nem sabemos desde quando começamos a gostar são aquelas que mais falam da nossa cultura, da história de um povo. Tradicionais, folclóricas e especiais, elas foram criadas há anos e se mantêm vivas pelo nosso esforço.

Para a estudiosa de manifestações culturais folclóricas, professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e fundadora do grupo de dança Sarandi Pantaneiro, a tradição sempre vai nascer de forma espontânea, caso contrário, é indústria cultural.

“Tradição é um processo que a comunidade desenvolve, espontaneamente, por conta própria”, acredita.

É claro que muitas histórias rompem fronteiras, em especial, as manifestações religiosas do mês de junho e julho, cheias de homenagem a santos e divindades de um País que já foi praticamente católico.

No clima do Casório do Ano, que no dia 2 de julho vai forrar de bandeirinhas a Praça Cuiabá, em Campo Grande, o Lado B decidiu falar um pouco sobre as festas tradicionais de Mato Grosso do Sul e que servem de inspiração para nossa festa que segue para a 4ª edição em 2016. 

Festas populares são as que mais falam da nossa cultura e sobrevivem de esforço

<h1>Banho de São João em Corumbá

No dia 24 de junho é comemorado o dia de São João e em Corumbá, distante a 415 km de Campo Grande, a festa é dos andores, que descem rumo ao Rio Paraguai.

É tradição dos povos da região banhar o santo nas águas e para as moças que querem casar, nada melhor que passar embaixo do andor sete vezes.

Os andores são confeccionados nos terreiros de umbanda da cidade, o que torna a festa uma celebração de várias religiões.

Para aguentar a maratona até a meia noite do dia 24 de junho, nada melhor que sarravulho, arroz carreteiro, doces de milho e bolo de arroz socado no pilão.

Santo é banhado nas águas do Rio Paraguai. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Santo é banhado nas águas do Rio Paraguai. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

<h1>Festa do Divino

Realizada na Comunidade de Santa Tereza, no município de Figueirão, a 74 km de Camapuã, a festa começou em 1909 por um casal da família espanhola Malaquias.

O ápice do evento é a chegada da Bandeira do Divino Espírito Santo, carregada por cavaleiros perfilados, com músicas e cantorias chegam à igreja local. No momento dezenas de fieis cumprem promessas.

A parte social é coordenada e religiosa é coordenada pelo padre João Alves, pároco de Figueirão, no entanto, muitos atos tradicionais são coordenados pelos integrantes da família Malaquias e suas ramificações.

Durante os dias que antecedem a festa, realizada em maio, cerca de 15 vacas são abatidas, sendo que o prato principal é o churrasco. Em dias movimentados cerca de 2 mil pessoas participam do evento.

Festa do Touro Candil em Porto Murtinho. (Foto: Arquivo/CG News)
Festa do Touro Candil em Porto Murtinho. (Foto: Arquivo/CG News)

<h1>Nossa Senhora de Caacupé e Touro Candil

No dia 8 de dezembro é comemorado o dia de Nossa Senhora de Caacupé, padroeira dos paraguaios. Em regiões, onde a influência paraguaia é forte costuma-se comemorar na noite que antecede ao dia de santa, em que as famílias representam a lenda do Touro Candil, famosa também no Paraguai.

Em Porto Murtinho, onde a cultura é muito forte, os participantes fazem a brincadeira do bola-ta-ta ou pelota tatá, uma bola de pano encharcada de óleo em que a é ateado fogo. Os brincantes chutam a bola de um para outro, brincando até que a mesma se apague.

Na continuidade, entra El Toro Candil para alcançar o auge da festa. Quando se acham cansados, os brincantes vão para o salão, a rua ou a quadra e dançam (podendo ser homens com homens ou com mulheres, mesmo porque estes podem não se conhecer) ao som de salsas, guarânias, polcas e/ou merengues.

A festa se tornou mais conhecida durante o ano de 2013, quando a administração municipal mudou alguns traços e apresentou um duelo entre Bandido e Encantado, que seriam filhos de Candil, mas o evento perdeu força. No cardápio da festa há espaço para sopa paraguaia, chipa e outras comidas fronteiriças.

Comemoração japonesa em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Comemoração japonesa em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

<h1>Bon Odori

Tradicional da cultura japonesa, o Bon Odori acabou se tornando parte de Mato Grosso do Sul, especialmente de Campo Grande, que recebeu tantos imigrantes do País e incorporou de forma tão natural a cultura, inclusive, na gastronomia. O Obon é uma tradicional festividade japonesa que tem sua origem no Budismo.

A festa simboliza gratidão pela boa colheita e celebra as almas dos antepassados através da dança, o Bon Odori, ao som dos tambores típicos japoneses (taiko), das flautas de bambu (fue) e do canto em estilo min’yo.

Costuma ser realizada em agosto, na Associação Nipo- Cultural de Campo Grande.

Fogos e fogueira em Jateí. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Fogos e fogueira em Jateí. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

<h1>Festa da Fogueira de Jateí

Realizada há quase 40 anos, a festa da fogueira começa nos dias que antecedem a comemoração ao padroeiro da cidade, São Pedro, no dia 29 de junho.

Normalmente há shows musicais e pratos típicos da época, além do já citado churrasco tradicional.

Um dos destaques é que a fogueira costuma ser a maior de Mato Grosso do Sul e chegou a medir 60 metros de altura.

Nos siga no Google Notícias