ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Flash mob lança campanha por aplicativo que proteja mulheres da violência

Intenção é estabelecer mapa de locais mais perigosos, mas sistema depende de R$ 19 mil

Thaís Pimenta | 09/03/2018 07:37
Meninas do Femme junto à Nadja Monteiro, na ação na Orla Morena. (foto: Thaís Pimenta)
Meninas do Femme junto à Nadja Monteiro, na ação na Orla Morena. (foto: Thaís Pimenta)

A atriz Nadja Mitidiero faz parte da estatística de agressão e violência contra a mulher. Foi assaltada a mão armada duas vezes em Campo Grande e em São Paulo e, na primeira delas, o agressor prendeu o antigo namorado da moça no porta-malas do carro do casal e a estuprou. Ela acredita que isso quis lhe mostrar que teria de fazer alguma coisa e decidiu criar um aplicativo contra a violência, com enfoque nas mulheres, o Purelas. "É como se um raio tivesse caído duas vezes na minha cabeça. Eu precisei fazer alguma coisa com toda essa violência", explica.

A ideia é que o aplicativo seja abastecido com dados oficiais e também indicações de mulheres sobre lugares que sofreram algum tipo de violência na rua, para estabelecer um mapa de pontos críticos em cada bairro e cruzar dados para se chegar aos agressores.

O maior entrave é que o sistema vai custar cerca de R$ 19 mil e Nadja espera conseguir essa quantia por meio de uma campanha de crowdfunding, lançada na plataforma Apoie-se, inaugurada ontem, na feira da Orla Morena. Para chamar a atenção das pessoas, o lançamento da "vaquinha", teve um flash mob organizado pelo grupo parceiro da proposta, o Femme coletivo de dança.  

"A dança, especialmente africana, e essa coreografia quer fazer com que o público se manifeste, dance junto, saiba sobre o aplicativo, envolvendo as pessoas à causa", diz Lívia Lopes, dançarina de 25 anos.

Antes, as meninas tentaram preparar as pessoas. "A gente chegou a montar um evento no Facebook, lançamos um vídeo ensinando os passos ali, pra galera aprender e se envolver mesmo".

Meninas do coletivo Femme que se apresentaram ontem. (foto: Thaís Pimenta)
Meninas do coletivo Femme que se apresentaram ontem. (foto: Thaís Pimenta)
Nadja Mitidiero é a organizadora do projeto. (foto: Thaís Pimenta)
Nadja Mitidiero é a organizadora do projeto. (foto: Thaís Pimenta)

No grupo, todas as dançarinas relataram já ter sofrido abusos em transporte público, ou até mesmo na rua, como apalpadas, encoxadas e iniciativas agressivas. "Acho que o respeito deveria ser natural, mas como não é essa a realidade, algumas de nós pega ônibus, não tem carro, então um aplicativo desses pode instruir a gente a não ir por tal rota, descer no próximo ponto porque é mais seguro", completam.

"O mínimo pra gente é muito, qualquer 'fiu fiu', 'psiu', qualquer olhada no nosso corpo, invade a gente. E isso acontece constantemente", diz Jackeline Mourão, também do Femme.

Para Nadja, existe uma relação entre crime comum e violência sexual, por isso o Purelas irá mapear todos os tipos de violência por meio de tópicos. A princípio, o app se concentra em Campo Grande, mas dependendo de como a demanda surgir, nada impede que ele cresça para o interior. 

"Por exemplo, podemos ter uma captadora que é de Porto Murtinho e lá as mulheres simplesmente somem. Não é nem noticiado, os corpos são jogados no rio, então com isso a gente pode crescer, só precisamos de apoio".

O Purelas terá três formas de ser alimentado, com informações descritas pelas próprias usuárias, pelo Sistema Iris, usado pela Casa da Mulher Brasileira, e pelo sistema Sigo, da Polícia. "Dessa forma conseguiremos cruzar informações para conseguir identificar esse agressor", completa Nadja. Um sistema de apoio à vítima completa a funcionalidade do aplicativo.

Denunciar de forma mais rápida e com mais segurança, essa é a principal função do app. Para contribuir acesse o link.  A ação de mobilização cotinua hoje com a apresentação da dupla Cia Par, no shopping Bosque dos Ipês, às 13h, e as 17h no Campo Grande. No sábado o coletivo Femme volta a se apresentar de novo no Bosque dos Ipês às 13 horas e no Norte Sul às 19h. Confira abaixo o flash mob que movimentou a Orla:

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias