ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Junto com as compras, se ofereça para passear com o pet do vizinho

Em condomínios, quem tem animais de estimação pode diminuir passeios e se oferecer para sair com o pet dos vizinhos

Danielle Errobidarte | 24/03/2020 07:53
Kenae costumava passear com a dona Marina numa área verde perto de casa; agora, comportada, aprendeu a fazer xixi e cocô no tapete higiênico da varanda. (Foto: Arquivo pessoal)
Kenae costumava passear com a dona Marina numa área verde perto de casa; agora, comportada, aprendeu a fazer xixi e cocô no tapete higiênico da varanda. (Foto: Arquivo pessoal)

Ficar em quarentena durante tantos dias pode ser ainda mais estressante para quem mora em condomínio e tem algum animal de estimação. Sem quintal, a saída para não deixar os cachorros sem fazer suas necessidades é arrumar um espaço na sacada com tapete higiênico ou reduzir o número de passeios. Nas redes sociais, a solidariedade tem sido também em relação aos animais. Que tal incluir o passeio com o pet do vizinho na lista de boas ações para fazer durante a quarentena?

No condomínio Eudes Costa, no Jardim dos Estados, quando Fernanda Sandoval sai para passear com Odara, os horários são escolhidos com cautela para evitar contato com outras pessoas e cachorros. “Como continuo trabalhando, mesmo em home office, minha mãe que sai com ela e sempre desce ou mais cedo que 18h ou mais tarde, porque é esse o horário que os donos mais saem com os cachorros aqui”, explica.

Apesar de perceber que a maioria dos moradores com animais de estimação são idosos, Fernanda não viu, ainda, nenhuma ação conjunta para oferecer esse tipo de ajuda por parte dos vizinhos. “Grande parte aqui é idoso e mora sozinho, acho que por isso continuam saindo, não têm opção. Mas eles também não aceitam muita ajuda. Tem gente que está vivendo a vida normal, principalmente em relação a sair com os animais”.

Ao contrário de Fernanda, no condomínio onde Marina Bassi mora, no Jardim América, entre 18h e 19h, os moradores já se recolheram. É quando ela sai para passear com Kenae, na área comum do prédio. “Esse horário tem menos gente circulando. Tomo cuidado para não deixar ele tocar em nada, e quanto a mim, lavo bem as mãos e passo álcool em gel quando passo pela portaria na entrada e saída”.

Antes, Marina costumava leva-lo para correr quando ia para as aulas na faculdade. Com a mudança de rotina, agora eles saem apenas uma vez por semana. “Não sei se vou continuar fazendo isso, porque ele se adaptou bem em casa. Ele aprendeu sozinho a fazer cocô no tapete higiênico que fica na sacada”.

No condomínio Vitalitá, na Vila Margaria, o síndico Luiz Fernando Villar explica que já era proibido andar com pets em alguns espaços compartilhados. Com a pandemia de coronavírus, a regra é clara: “ficar dentro de casa!”. Apesar disso, para passear com os cachorros, alguns chegam a levá-los no colo para evitar contato.

“As pessoas ainda estão descendo com os pets e levando para passear na parte de fora do Parque do Sóter, que é próximo e mais aberto. Não saem no mesmo horário, geralmente são alternados. Aqui até existe uma pessoa que presta serviço de passear com os pets, mas é pago. Mesmo assim, o regimento do condomínio diz que só pode descer com os animais até o espaço pet ou levar para passear na rua mesmo”.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias