ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  02    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Laninha guardou tantas histórias que coleção virou acervo incrível

Professora aposentada se apaixonou pelo passado de Paranaíba e reuniu documentos centenários

Por Aletheya Alves | 02/11/2024 07:47
Foto histórica da Rua Visconde de Taunay, em Paranaíba. (Foto: Memórias de Paranaíba)
Foto histórica da Rua Visconde de Taunay, em Paranaíba. (Foto: Memórias de Paranaíba)

Apesar de ter nascido em Paranaíba, Gislaine Fonseca, a Laninha, saiu da cidade, mas uma série de coincidências fizeram com que ela voltasse para o interior de Mato Grosso do Sul. Com esse retorno, a professora aposentada se encantou com o cenário histórico do município e, unindo uma série de documentos e fotografias, criou um acervo incrível.

Desde documentos do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) até cartas antigas e fotografias do início do município, um pouco de tudo foi sendo conquistado por ela. Com tanta coisa em mãos, ela decidiu se unir ao servidor público, músico e pesquisador, Ailton Barbosa Júnior, para criar um portal dedicado a todas essas narrativas.

Foi assim que surgiu o Memórias de Paranaíba, um site com arquivos detalhados e uma série de entrevistas para garantir que o passado não se perca. Mas, para chegar até o momento presente, Leninha explica que a paixão começou lá atrás.

Portal idealizado por Leninha é um tesouro histórico. (Foto: Memórias de Paranaíba)
Portal idealizado por Leninha é um tesouro histórico. (Foto: Memórias de Paranaíba)

“Eu fui morar em São Paulo aos 11 anos, mas lá me casei, por coincidência, com alguém de Paranaíba e voltei”, inicia sobre a trajetória. Quando retornou, foi convidada pela prefeitura para que se responsabilizasse pelo departamento de cultura.

Nesse setor, ela verificou que a biblioteca municipal era bastante precária e que havia poucos movimentos culturais. Acabou conhecendo o professor Hildebrando Campestrini e Reginaldo Alves, ambos pesquisadores de Mato Grosso do Sul. E, a partir deles, também entendeu a importância de toda essa história.

Aos poucos, Leninha começou a tirar cópias de documentos, coletar livros e guardar tudo isso. Até que, quando saiu do setor público, passou a pensar no que faria com tudo aquilo.

Registro de um dos colecionadores de carros antigos integra o acervo colaborativo. (Foto: Memórias de Paranaíba)
Registro de um dos colecionadores de carros antigos integra o acervo colaborativo. (Foto: Memórias de Paranaíba)

Com apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, grande parte dos documentos foram digitalizados e, a partir daí, começaram a ser disponibilizados online.

“Nosso objetivo, além do resgate histórico por si só, é de preservar a memória de Paranaíba destacando sua importância no cenário sul-mato-grossense”, argumenta.

No portal, há destaques em fotografias que contam um pouco do desenvolvimento da cidade, falam sobre a cultura, exibem jornais antigos e colunistas também compartilham seus conhecimentos.

Isso tudo porque, como Leninha diz, é importante seguir para o futuro, mas fazer isso olhando para aprender com o passado.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias