ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Liz, a primeira bebê de 2019 já anda, tem dois dentinhos e faz 1 aninho hoje

Como foi o ano do primeiro bebê de 2019? Hoje faz 1 aninho que Liz virou notícia ao nascer 00h15

Paula Maciulevicius Brasil | 01/01/2020 07:00
Liz posando para o ensaio de fotos de 1 aninho. (Foto: Arquivo Pessoal)
Liz posando para o ensaio de fotos de 1 aninho. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Quem que vai fazer 1 aninho? Cadê o 1, faz o 1, filha. Ela faz com o dedinho". O diálogo é entre Maria Aline da Silva, de 30 anos, a filha Liz Mariano e Silva, a primeira bebê de 2019, e o Lado B

Dois dentinhos embaixo e quatro que estão ensaiando de sair na parte de cima. Os cabelos cacheadinhos estão enfeitados com uma fita que não dura toda a entrevista. Antes do tchau, Liz tira o lacinho rosa. A aniversariante passou a virada do ano na casa dos avós paternos, em Rio Negro, mas na véspera a gente foi lá ver como foram os últimos 12 meses depois que a família virou notícia.

Voltando no tempo, Maria Aline se lembra como se fosse hoje quando as primeiras contrações começaram, às 2h30 da manhã do dia 31 de dezembro de 2018. Ansiosa por natureza, a comerciante conta que estava super tranquila, porque a data prevista do parto era só dia 5 de janeiro. Até a médica viajou, mas voltou correndo para fazer nascer a primeira bebê do ano.

Primeira bebê de 2019, Liz nasceu 00h15 do ano passado. (Foto: Diogo Galeano)
Primeira bebê de 2019, Liz nasceu 00h15 do ano passado. (Foto: Diogo Galeano)
Liz ainda nos primeiros minutos de 2019, logo que nasceu. (Foto: Diogo Galeano)
Liz ainda nos primeiros minutos de 2019, logo que nasceu. (Foto: Diogo Galeano)

"Eu até falei pra dra. Rúbia, relaxa... Aí eu acordei com as contrações e pensei: 'vou tentar dormir de novo'. Não esperava que fosse nascer 00h15, foi muita surpresa", lembra. Uma das últimas coisas que Aline mentalizou, em 2018, em meio às dores foi "cada contração é uma a menos para você ver sua filha", conselho da obstetra.

Na chamada "partolândia", momento em que a mãe fica tão entregue ao trabalho de parto que já responde mais, Aline se lembra de longe ouvir "Feliz Ano Novo, Feliz Ano Novo", pelo hospital. Liz nasceu às 00h15, do dia 1º de janeiro de 2019. É a primeira filha de Maria Aline e Márcio Mariano dos Santos. Os pais, comerciantes, já estão juntos há 11 anos, só de casados, são nove.

Gravidez - A história da filha começou na virada de ano, mas não de 2019. A gravidez foi um pedido feito por Aline na entrada de 2018 e que veio a ser confirmado no dia 4 de maio de 2018. No final daquele ano, como todo mundo sabia que Aline estava na reta final da gestação, o que não faltou foi amigo compartilhando reportagem de prêmios e poupança para o primeiro bebê do ano. "Me mandavam e eu dizia: 'ela vai ganhar esse prêmio'. E olha, palavra tem poder", brinca. 

Menininha já anda e come de tudo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Menininha já anda e come de tudo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Depois de desejar Feliz Ano Novo, a pequena foi recebida em 2020 com parabéns.
Depois de desejar Feliz Ano Novo, a pequena foi recebida em 2020 com parabéns.

Liz nasceu com 49 centímetros e 2,615 quilos. Os três primeiros meses foram os mais delicados. De recolhimento tanto do bebê quanto dos pais. "Nós ficamos bem fechados, a Liz teve muita cólica, teve todo aquele período de adaptação", resume a mãe. 

A menina é descrita como tranquila, pela família e a gente percebe que é de abrir o sorriso fácil. Saudável, ela gosta muito de comer banana, e é boa de garfo. "Ela se adaptou a tudo, às papinhas, às comidas, fruta que ela é mais seletiva", relata Aline. 

A fase da introdução alimentar foi uma delícia. Divertida para a mãe, que esperava ansiosa pelo aval da pediatra. "Aí você vai fazer as compras da frutinha, chega na loja, compra um pratinho, e aquilo... E não usa nada, mas a gente compra", brinca.

A primeira palavrinha de Liz foi "Mel", se referindo ao cachorro Dálmata que vive com a família. Entra barulhinhos, balbucios e sorrisos, ela começou a andar mais firminha há três dias. "Ela já estava querendo andar tem umas duas semanas, dava um passinho e caía. Agora não, ela está toda solta, já começou a subir no sofá e a descer da cama sozinha. É um período que dá um pouquinho de medo", relata Aline. 

Entre as brincadeiras preferidas da menina estão montar no cavalinho e dançar Baby Shark, o hit coreano que hipnotiza as crianças, além de ciranda-cirandinha. Quanto à comida, a pequena já tem suas preferências, como pêra, feijãozinho e abóbora cabotiã e suco verde. 

"2019 foi um ano gostoso e tudo o que a gente planejou, você vê que nada acontece. Neste um ano dela eu aprendi a ser mais família, a perceber o real valor da família, o quanto a criança se desenvolve e também a enxergar as pessoas com outros olhos. A ter empatia pelas pessoas, pelas outras mães", resume Aline.

Neste dia 1º, depois de desejar Feliz Ano Novo, a pequena foi recebida em 2020 com parabéns. "Sempre vai ser assim, não é filha? Feliz Ano Novo e Feliz Aniversário!" 

Agora em 2020, Liz deve começar a ir para a escolinha e inaugurar uma nova fase na vida da família. "Vou aproveitar de uma forma diferente. É a fase de pegar na mãozinha dela e andar no parque".

Feliz 2020!

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

No ensaio de Natal, Liz com os pais Aline e Márcio. (Foto: Arquivo Pessoal)
No ensaio de Natal, Liz com os pais Aline e Márcio. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias