ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

MS ganha ‘Dia da Mulher Artista’ em homenagem a Lídia Baís

O dia 22 de abril, escolhido para a celebração, coincide com o nascimento da artista Lídia Baís

Por Thailla Torres | 21/03/2024 10:14
O objetivo da data é homenagear e fomentar a produção artística de autoria feminina na região
O objetivo da data é homenagear e fomentar a produção artística de autoria feminina na região

Mato Grosso do Sul agora tem dia especial para celebrar a mulher artista sul-mato-grossense. O talento delas será sempre no dia 22 de março, como homenagem também à pintora, escritora e compositora Lídia Bais.

A data foi definida através da Lei nº 6.204, de 20 de março de 2024, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (21).

Lídia Baís é considerada uma precursora das artes plásticas no estado, tendo deixado um legado significativo para a cultura sul-mato-grossense. O dia 22 de abril, escolhido para a celebração, coincide com o nascimento dela, destacando assim sua contribuição para o cenário artístico local.

O objetivo da data é homenagear e fomentar a produção artística de autoria feminina na região, reconhecendo e valorizando a contribuição das artistas mulheres para a cultura local. Além disso, a data busca incentivar a realização de eventos, exposições e atividades de promoção da arte produzida por mulheres em todo o estado.

Em comemoração a essa iniciativa, serão promovidas diversas ações em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Estão previstos debates, seminários e atividades educativas sobre o papel da mulher na arte sul-mato-grossense, além da divulgação dos trabalhos artísticos de mulheres da região.

A data passa a integrar o anexo do calendário oficial de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Lídia - A multiartista nasceu em 1900 no coração de uma das famílias que, com o tempo, se tornaria uma das mais importantes de Campo Grande. Filha do italiano Bernardo Franco Baís e de Amélia Alexandrina, de Coxim, Lídia era a caçula de sua família e passaria grande parte da sua vida entre as margens do Segredo e a ferrovia, mas sua veia artística, ousadia e talento a levariam para outros lugares do mundo.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias