ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Na internet, perfis de pets bombam e geram amizades entre as donas

Elas trocam experiências com os seguidores e abordam temas sobre alimentação, cuidados e dicas

Jéssica Fernandes | 20/03/2022 07:40
Adestradora de cachorro administra perfil "Gi and Blues". (Foto: Reprodução/ Instagram)
Adestradora de cachorro administra perfil "Gi and Blues". (Foto: Reprodução/ Instagram)

Quem pensa que redes sociais são compostas exclusivamente por perfis de pessoas está enganado. Os pets dominaram a cena virtual, ganharam espaço no Instagram e, na maioria das vezes, fazem mais sucesso do que os próprios donos. No aplicativo, as fotos fofas não são as grandes responsáveis por atrair seguidores, gerar engajamento e fazer o perfil ter relevância.

O Lado B conversou com duas pessoas que são apaixonadas pelos animais que criam e possuem contas voltadas exclusivamente para as companheiras de quatro patas. No ambiente virtual, elas aproveitam para abordar temas relacionados à alimentação, comportamento e saúde do animal. O motivo pelo qual elas começaram o perfil é semelhante e a experiência positiva que tiveram também.

Gislaine Santana, de 32 anos, é adestradora e dona da Blues, que é uma cachorra da raça border collie, de 2 anos. Responsável pelo perfil “Cansei de ser cachorro”, Gi criou a conta na época que criava o Peter. “Quando eu tinha o Peter eu postava foto dele no meu perfil, então decidi abrir uma outra conta para ele”, lembra.

No perfil, Gi compartilhou lembraça ao lado de Peter. (Foto: Arquivo pessoal)
No perfil, Gi compartilhou lembraça ao lado de Peter. (Foto: Arquivo pessoal)

Depois dele falecer em decorrência de uma picada de cobra, a adestradora adotou a cachorra que é a atual estrela do Instagram. “Antes dele morrer eu já tinha a intenção de pegar uma fêmea para fazer companhia. Um canil do Rio Grande do Sul acompanhou a história do Peter e eu fui pegar ela lá. Ela é gaúcha”, conta.

Apaixonada por animais desde criança, Gi decidiu fazer o curso de adestramento canino e se profissionalizar na área há mais de cinco anos. Ela relata que administrar o perfil da Blues trouxe mudanças significativas. “Fui conhecendo o pessoal, fiz várias amizades com pessoas da região Sul, fizemos trilhas, encontros com cachorros, viagens”, diz.

Essas amizades, conforme a adestradora, foram formadas devido a troca de experiências sobre os cuidados com os animais. “O pessoal interage muito mais com perfil de cachorro, porque eles têm uma identificação quando você fala dos perrengues, troca informações, vivências e isso acaba virando uma grande família”, explica.

Blues é a atual xodó e estrela do perfil na rede social. (Foto: Arquivo pessoal)
Blues é a atual xodó e estrela do perfil na rede social. (Foto: Arquivo pessoal)

Na rede social, Gi compartilha assuntos e fornece diversas informações. Ela comenta sobre alguns deles. “Eu falo sobre castração, enriquecimento ambiental, tudo sobre cachorro e principalmente sobre não humanizar os cães e deixar eles correrem, brincarem, cavarem. A Blues é minha filha, mas antes disso ela é um cachorro e tem as necessidades dela”, enfatiza.

O perfil da Maitê - Em 2019, Tainara Nogueira Farell, de 26 anos, queria encontrar uma maneira de salvar e guardar para a posterioridade as imagens da Maitê. Desse jeito, a cachorra maltês acabou ganhando um perfil no Instagram onde até hoje segue encantando os seguidores.

Desde que criou o perfil para Maitê, a professora começou a adquirir experiência sobre os  cuidados com os animais e as especificidades da maltês de três anos. “No Instagram eu falo muito sobre alimentação natural dela, pelagem e sobre cachorro ser cachorro de verdade e ter contato com a natureza. A Maitê é meu bebezinho, mas ela é um cachorro, tem que desenvolver os instintos dela e eu defendo muito isso”, reforça.

Em relação às contas pets, Tainara destaca que usadas de forma correta elas podem ser benéficas e ajudar outras pessoas. “Na internet tem coisas que são muito boas e se você usar de maneira consciente pode ser muito legal. Tudo que vejo, procuro ir atrás de profissionais, então tem que saber usar. Quando comecei a aprender, queria compartilhar com outras pessoas, porque foi algo muito bom para mim”, relata.

Tainara na natureza com a pequena Maitê. (Foto: Arquivo pessoal)
Tainara na natureza com a pequena Maitê. (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar das respostas positivas dos seguidores, a professora revela que alguns chegam a achar que o perfil é algo superficial. "Alguns acham fofinho e se divertem. Outras acham uma bobeira, falam que é perda de tempo. Eu prefiro focar em quem gosta. Se eu gosto de fazer isso não é perda de tempo”, destaca.

Por se dedicar tanto ao perfil da pet, a professora relata que acaba esquecendo da própria conta. “Eu nem entro no meu pessoal quase, é uma vez ou outra, devo entrar duas vezes na semana. Da Maitê, passo o tempo todo que dá”, diz. Graças a cachorrinha, Tainara também fez amizades na cidade. “Conheci várias pessoas por meio do perfil dela. Tem várias pessoas com quem me encontrei e é muito legal ter essa troca de experiência", pontua.

Quem quiser seguir o perfis, acompanhar as dicas e conhecer a Blues e Maitê. Os perfis são: @canseidesercachorro__  e @mypetmai

Maitê foi responsável por trazer novas amizades para a dona. (Foto: Arquivo pessoal)
Maitê foi responsável por trazer novas amizades para a dona. (Foto: Arquivo pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias