ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

No meio da estrada, Jatobá solitário é admiração que virou até tatuagem

Moradores de Jardim relatam histórias de árvore que já foi até incendiada, mas sobrevive ao tempo

Danielle Errobidarte | 03/04/2020 07:45
Árvore virou tatuagem na pele de Robermares, moradora de Jardim. (Foto: Arquivo Pessoal)
Árvore virou tatuagem na pele de Robermares, moradora de Jardim. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na BR-060, um grande pé de Jatobá chama atenção de quem passa pela rodovia, no trecho entre Jardim e Campo Grande. A planta já foi incendiada, virou quadro para fotos e até serviu de inspiração para tatuagem de uma das moradoras de Jardim. Apesar do tempo, segue dando contraste na paisagem, rodeada pela cultura de soja.

O motivo do incêndio é conversa entre os moradores, mas não existe uma versão fechada. Uns dizem que havia lixo na raiz e atearam fogo, o que acabou alcançando a árvore. Para outros, a história é que andarilhos passavam pela rodovia, fizeram uma fogueira para se esquentar e as chamas a atingiram.

A paixão pelo Jatobá na família de Anna Zinna passa de geração em geração. Os pais, falecidos há 20 anos, já contavam histórias sobre "a solitária". O que ela garante é que 98% dos jardinenses têm uma foto da paisagem no Facebook. "Pra mim ela representa a resistência da natureza em meio a plantação, parece que ela reina solitária e abençoa os viajantes que passam por ali. Talvez eu me identifique, pois nas minhas viagens também sou solitária como a árvore da beira da estrada"

Mariléia Flores já perdeu a conta de quantas vezes o cenário com a árvore em meio à paisagem virou postagem nas suas redes sociais. "Já parei várias vezes para descansar, tomar um tereré e admirar a beleza. Viajo com meu esposo e quando estou dormindo ele até me acorda para ver a "árvore solitária"".

A árvore virou até motivo de tatuagem, estampada na pele de Robemares Trelha, também moradora de Jardim. Para ela, a simbologia significa desenvolvimento. "Não tem casa por perto, ela fica no meio do nada. Mas cada fase que passa, analogamente ao ser humano, ela está lá, vivencia fisicamente. Quando teve o incêndio, não tive coragem de fotografar, como sempre faço quando passo por lá".

Robemares admira todos os detalhes, a cada vez que passa pelo Jatobá, inclusive a localização da planta. “É só asfalto e lavoura, num determinado momento, depois da curva, lá está ela, no meio da pista. Por causa da curva, parece que ela está plantada no meio do asfalto”.

O fotógrafo Antônio Luz registrou a árvore contrastando com a paisagem dos campos de soja. O vídeo é compartilhado pelos moradores de toda a cidade de Jardim.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias