ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Papai Noel de shopping partiu, mas deixou viva a ilusão do bom velhinho

O coração foi traiçoeiro com Antonio, mas nem sua ausência é capaz de apagar a magia do Natal que ele sempre acendeu na família

Thailla Torres | 12/11/2020 07:10
Antônio era um homem apaixonado pelo jornalismo e pelo Natal.
Antônio era um homem apaixonado pelo jornalismo e pelo Natal.

Ainda que o mundo dissesse que a magia do Natal tenha sido construída pela sociedade de consumo, a maior recompensa para Antonio Carlos Ferrari era poder ver o sorriso e a alegria das crianças. Este ano, o famoso Papai Noel de Dourados, que também fazia parte da programação natalina do Shopping China não está presente. O coração foi traiçoeiro com o bom velhinho cedo demais, mas nem a ausência apaga a ilusão deliciosa sobre o Natal que ele deixou.

Na série “O que ficou de quem partiu” quem conta em detalhes a jornada deste Papai Noel que deixou saudade é a filha e advogada Ana Carla Santos Ferrari, de 26 anos. Quando o pai ainda estava hospitalizado nos primeiros dias de janeiro deste ano, ela lembra que o que deixou ele mais triste foi não poder encerrar 2019 com a roupa vermelha e estar presente no Natal.

Antonio teve um mal súbito enquanto trabalhava no Shopping China, em Pedro Juan Caballero. Ficou quase um mês internado e faleceu no dia 5 de janeiro de 2020 após complicações de uma cirurgia cardíaca.

Antonio deixava a barba crescer o ano todo só para estar barbudo no Natal.
Antonio deixava a barba crescer o ano todo só para estar barbudo no Natal.

Apesar da imensa saudade, o pai soube deixar viva toda magia do Natal para a família, especialmente para os filhos.

“Ele sempre manteve a ilusão do Papai Noel viva em nossa vida. Descobri que ele era o Papai Noel quando já era mocinha. Lembro-me der ser criança e meu pai sair dizendo que ia sair e já voltava, logo após o Papai Noel chegava e a magia acontecia, assim que ele retornava dizíamos que ele havia perdido a visita do Papai Noel, mas com a felicidade do momento e a inocência de criança, não imaginávamos que ele era o nosso bom velhinho”.

Ana e os irmãos Antonio Carlos Ferrari Junior, 28 anos, e Adolfo Felipe Santos Ferrari, 24, só tomaram conhecimento de que ele era o Papai Noel quando ficaram maiores, e o Papai Noel não era mais vivido apenas no Natal e sim o ano todo por ele.

“Ele sempre amou contar as histórias que vivia do Natal, mas as principais eram a de que quando tinha 26 anos de idade conheceu uma moça que quando criança tinha muito medo do Papai Noel, a qual se tornou sua esposa e mãe de seus filhos”, lembra.

“Outra, é de que uma vez quando participava de uma cantata de natal, o seu filho caçula foi impedido de entrar no salão e ele gritava “eu sou o filho do Papai Noel”, até que foi atendido e orgulhoso de ser atendido por seu pai o Papai Noel”, acrescenta a filha.

Antonio era jornalista e já foi representadnte do jornal O Progresso. (Foto: Arquivo Pessoal)
Antonio era jornalista e já foi representadnte do jornal O Progresso. (Foto: Arquivo Pessoal)

Antonio nasceu no dia 21 de março de 1958 em Presidente Venceslau (SP). Filho caçula, casou-se 1991 com Suzana Fatima Mattos dos Santos Ferrari, e tiveram três filhos. Ele iniciou sua jornada profissional ainda no interior de São Paulo, onde trabalhava como uma espécie de faz-tudo no Jornal Integração de Venceslau, onde iniciou sua paixão pelo meio jornalístico.

Em 1993 em visita a Mato Grosso do Sul, conheceu Paulo Afonso Flores Falcão, que acabará de criar o “Diário do Povo”, hoje “Diário MS”, no mesmo ano veio para trabalhar no jornal em Dourados, onde fixou sua residência.

Após o trabalho, exerceu diversas atividades, porém o jornalismo sempre foi sua paixão. No ano de 2000, mudou-se para Itaporã onde era representante dos jornais O Progresso e Correio do Estado, no ano de 2004 realizou concurso público e no ano de 2005 assumiu seu cargo como servidor público municipal.

Mesmo exercendo seu cargo público, sua paixão pelo jornalismo sempre esteve viva e fundou o site de notícias ItaporãHoje, que posteriormente se tornou FerrariNews, o qual, segundo a filha, amou e cuidou com carinho e respeito até o ultimo dia de sua vida.

Da esquerda para a direita: Junior, Antonio, Ana, Suzana e Adolfo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Da esquerda para a direita: Junior, Antonio, Ana, Suzana e Adolfo. (Foto: Arquivo Pessoal)

A vida de Papai Noel – Sua jornada como Papai Noel surgiu em 1984, como voluntário na APAE de Presidente Venceslau, e depois profissionalmente quando veio para Dourados, onde foi contratado para ser o Papai Noel da extinta loja Brasimac, não parando mais.

“Ele foi Papai Noel em diversas lojas e shoppings da região, e na noite de Natal em casas de família, o qual levava todo o seu amor junto aos presentes das crianças, tornando-se bastante conhecido, não deixando de fazer o trabalho voluntário que sempre amou".

No início usava uma barba artificial, mas com o tempo foi incorporando o bom velhinho por todo o ano, deixando a barba crescer.

Para a filha, o seu Ferrari ou o Papai Noel de Dourados sempre estará vivo no coração da família. “A alegria de viver, o amor e dedicação por tudo o que se prestava a fazer, a garra e a ousadia. Ele não tinha medo de enfrentar o que entrasse em seu caminho e de sua família”, lembra Ana.

Se aqui estivesse, ela não tem dúvidas. “Ele estaria ansioso e mesmo no meio da pandemia, não restam dúvidas de que ele seria o Papai Noel este ano, ele amava ser o Papai Noel”.

E se como filha tivesse uma segunda chance, ela afirma que escolheria Antonio como pai outra vez. “Ele era amigo, companheiro, extremamente amoroso, duro quando preciso, sonhador e determinado, ninguém é perfeito, mas ele foi o melhor que ele pode ser. Quando ele partiu não perdi somente meu pai, mais meu melhor amigo e confidente. Como Papai Noel, ele deixou a alegria, o amor e esperança. Pois sempre acreditou que o amor ao próximo e o respeito podem nos dar um mundo melhor”, finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Antônio em momento de descontração com a família. (Foto: Arquivo Pessoal)
Antônio em momento de descontração com a família. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias