ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Pedro vira exemplo na escola com maquete e dica para futuro melhor

Adolescente usou maquete para dar dicas sobre uso de painel solar e surpreendeu na apresentação

Por Idaicy Solano | 14/05/2024 07:32
Pedro dedicou cinco dias na elaboração de maquete da escola, que até acende com auxílio de placa solar (Foto: Arquivo Pessoal)
Pedro dedicou cinco dias na elaboração de maquete da escola, que até acende com auxílio de placa solar (Foto: Arquivo Pessoal)

Em apenas cinco dias, o aluno Pedro Henrique Gisuato Rocha, 16 anos, desenvolveu uma maquete da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, com placas solares, que seria uma versão “sustentável” da instituição de ensino. O projeto foi o destaque da da Feccat (Feira Científica, Cultural, Artística e Tecnológica), realizada na última semana.

A feira é realizada com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de atividades científicas na educação básica, com temas ligados à Linguagem, Ciências da Natureza e Tecnologia.

De acordo com a mãe do adolescente, a enfermeira Daiana Martins Gisuato, 39, a ideia de fazer uma maquete da escola partiu de Pedro, para mostrar uma alternativa de colaborar com o meio ambiente e reduzir custos com a energia, fazendo com que a escola consiga investir o dinheiro economizado em melhorias.

Cada janelinha da maquete acende apenas com força de energia solar armazenada em pilha (Foto: Arquivo Pessoal)
Cada janelinha da maquete acende apenas com força de energia solar armazenada em pilha (Foto: Arquivo Pessoal)

Para fazer a “magia” acontecer, e representar visualmente a ideia, Pedro reutilizou a placa solar de uma de uma lâmpada de jardim que havia em casa, e contou com a ajuda do padrasto e da mãe para fazer a instalação.

“Ele se sentiu muito feliz, pelo resultado, nem acreditou que daria conta. E ao vê-lo, ele viu que consegue ir muito além do que ele imaginou. O que ele disse que fez ele mais feliz foi por ter tido um projeto no qual nós três nós dedicamos juntos em concretizar, trabalho em equipe. E [ele] gostaria muito de num futuro próximo ver placas solares nas escolas”.

Pedro foi convidado pelo diretor da escola para apresentar o projeto para os colegas, como uma forma de incentivar os alunos a fazerem trabalhos mais elaborados. O adolescente deu um show explicando como os painéis solares são alimentados, como a energia é armazenada e utilizada, e além dos benefícios para a economia de energia e sustentabilidade.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias