ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Petição quer impedir que Bolsonaro vire "visitante ilustre" em Campo Grande

Naiane Mesquita | 27/04/2016 16:12
Jair Bolsonaro deve vir a Campo Grande em maio. (Foto: Agência Câmara)
Jair Bolsonaro deve vir a Campo Grande em maio. (Foto: Agência Câmara)

Na onda das polêmicas, o vereador de Campo Grande Roberto Santos Durães (PSC), até pouco tempo integrante do Partido dos Trabalhadores (PT), decidiu apresentar uma proposta na Câmara para homenagear como visitante ilustre o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e o presidente do partido, o pastor Everaldo. Ambos devem estar na cidade em maio.

Quase figura central dos noticiários durante a votação do impeachment, Jair Bolsonaro homenageou durante o seu voto o Coronel Ustra, chefe da unidade que foi palco de prisões e torturas de presos políticos, entre 1970 e 1974, época da ditadura no País. A lembrança trouxe à tona agressões promovidas por Ustra como introduzir ratos na vagina de presas políticas, inclusive, da presidente Dilma Roussef.

“É um ato político de respeito a uma pessoa do meu partido, como deram para a Dilma, Zé Dirceu, entre outros, porque eu não posso dar para o parceiro do meu partido, notoriamente uma pessoa pública. É uma questão de cortesia, de homenagear um migrande, uma autoridade constituída, companheiro de partido. Eu o visitei recentemente, saímos, ele me mostrou Brasília, sou genro de um colega de farda do pai dele, da época que serviu em Nioaque”, defende o vereador Durães.

Sobre as recentes declarações de Bolsonaro em homenagem a Ustra, o vereador vai além e se solidariza com o pensamento do deputado, seguindo o mesmo discurso. “Eu não me importo, ele fala há 18 anos o que ele quer falar, a opinião dele. Eu falo por mim e não por terceiros. O Ustra, era um Coronel, dentro das Forças Armadas, em uma época em que existia hierarquia, disciplina, sim senhor. Hoje o mundo civil não está acostumado com essas fraquezas de não ter disciplina. As pessoas defendem Fidel Castro e ele matou 2 mil pessoas. O lado de lá pode fazer tudo e o lado de cá não. Pode homenagem prostituta que encontrou Jesus e o Bolsonaro não”, acredita Durães, citando a homenagem da Câmara à ex-modelo e escritora, Andressa Urach.

Para o vereador, algumas pessoas não aguentam “gritinhos no ouvido”, em relação a tortura que possam ter sofrido durante a ditadura. “Houve excesso, claro, não é assim, eu apanhei, meu filho chorou na minha frente”, questiona.

Mesmo assim, Durães defende que seria capaz de homenagear também o maior desafeto de Bolsonaro, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). “Nem sei falar o nome dele direito. Eu assinaria se um colega viesse com a proposta, não suporto ele, nem o trabalho dele, mas sigo com a idea de ordem, de estrutura política da Câmara”, diz.

Petição – Em contrapartida ao discurso polêmico do vereador de Campo Grande, o advogado Leandro de Moura, 34 anos, decidiu criar uma petição contra a homenagem a Bolsonaro. Por enquanto, há 81 assinaturas, sendo que a expectativa é arrecadar 1 mil. Depois, o documento será entregue na Câmara de Vereadores do município.

“Eu acho um absurdo, uma Câmara de Vereadores se prestar a um papel de homenagear alguém que tem todo esse histórico com o Bolsonaro, em vez de se preocupar com outras questões. Campo Grande está passando por inúmeros problemas de administração, está complicado, bairros abandonados, salários atrasados e de repente uma proposta descabida dessa”, afirma Leandro.

Para o advogado, o trabalho de Bolsonaro é criar polêmica e não apresentar propostas. “Ele tece críticas, até hoje não teve um projeto aprovado. Não vale a pena, não contribui para o País. Não vejo porque a Câmara homenagear esse deputado, a meu ver vão fazer igual a ele, não produzirão nada que realmente tenha valor”, diz.

Independente da polêmica, para o doutor em Ciências Sociais, e professor da UFMS, Thiago Duque, essa homenagem evidencia algo bem mais grave atualmente, é o reflexo do despreparo na Câmara Municipal. “Há vereadores que são intelectualmente muito fracos, são ineficientes no quesito intelectual e moral. Por isso, usam de qualquer discurso para ganhar visibilidade, para aparecer na mídia.”

Na avaliação do sociólogo, é um equívoco pensar que homenagem a pessoas como Bolsonaro seja algo pensando no bem comum. “Nada é coletivo, tudo é muito egoísta. É muito mais uma estratégica política”.

Ele lembra que não é só uma questão de gostar ou não do deputado, mas de estar bem informado. A OAB do Rio de Janeiro já ingressou, inclusive, com um pedido de cassação do mandato e de abertura de processo penal contra o deputado federal por conta da homenagem ao torturador Ustra.

Por tudo isso, Thiago Duque acha que tal assunto nem deveria ser polêmica, porque é criminoso. “Não dá para defender perfis autoritários, fascista, ilegais. Eles afrontam a racionalidade e história democrática.”

Quem quiser assinar a petição pode entrar nesse link

Nos siga no Google Notícias