ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Comportamento

Possível ou não, Cubo da Verdade quer conscientizar e guiar público ao veganismo

Por aqui, a manifestação é organizada desde agosto e já está na 5ª edição

Danielle Valentim | 28/10/2019 06:58
As imagens fortes na tela e o fato de os ativistas estarem mascarados já chama a atenção de quem passa. (Foto: Paulo Francis)
As imagens fortes na tela e o fato de os ativistas estarem mascarados já chama a atenção de quem passa. (Foto: Paulo Francis)

Bacon é vida! Mas é vida para quem? Ativistas veganos fizeram uma manifestação diferente no Belmar Fidalgo, neste domingo. Conhecido como Cubo da Verdade, o movimento foi criado na Austrália, pelo grupo Anonymous for the Voiceless, que traduzido seria Anônimos Pelos Sem Voz. A ideia é escolher um local na cidade e permanecer parado até a curiosidade das pessoas dar “start” a uma conversa.

Os participantes seguram notebooks com gravações de práticas locais de exploração animal. As imagens são o impulso para o início de uma conversa. Sem hipocrisia, o grupo admite as dificuldades para se adotar o estilo de vida, mas listam alternativas possíveis.

As imagens fortes na tela e o fato de os ativistas estarem mascarados já chama a atenção de quem passa. Mas se trata uma manifestação pacífica estática, semelhante à uma performance artística.

Um interessado parou para assistir.
Um interessado parou para assistir.
Normalmente o cubo ganha mais participantes.
Normalmente o cubo ganha mais participantes.

Vegano há menos de um ano, o acadêmico de publicidade e propaganda Leandro Julião Coelho, de 22 anos, trouxe o Cubo da Verdade para Campo Grande, em agosto.

“Eu entrei em contato com os fundadores, com a intenção de trazer a manifestação para Campo Grande. A organização se Anonymous for the Voiceless, mas o ato se chama Cubo da Verdade. Hoje não parece um cubo, por causa da quantidade de pessoas, mas o ideal é que seja feita no mínimo um cubo simples com quatro pessoas”, explica.

Leandro pontua que o grupo está mostrando uma informação que não é divulgada para a sociedade. “Não sabemos como é o processamento dos alimentos que chegam a nossa mesa. É como se a única crueldade contra animais fosse o praticado com os pets e que o manejo dos animais para a alimentação, vestimenta, cosméticos, limpeza ou entretenimento fosse normal. Temos essa visão, porque ela imposta pela indústria”, frisa Leandro.

Possível ou não, Cubo da Verdade quer conscientizar e guiar público ao veganismo

O jovem explica que a manifestação foi criada com o intuito de conscientizar, mas também saber a opinião das pessoas. Porque se a população não sabe o que acontece, ela não pode ter uma opinião formada sobre isso. O grupo apresenta a proposta, questiona a opinião e em seguida orienta com alternativas. “Queremos causar reflexão nas pessoas. Tanto que uma das regras é não chamar ninguém para conversar. Estamos aqui para mostrar a verdade e se as informações fazem sentido para elas, tentamos incentivá-las a mudar de hábito”, ressalta Leandro.

A diretora de arte Ana Paula Mavigener Marques da Silva, de 34 anos, é vegana há seis anos. Ela garante que opções para seguir uma vida longe da crueldade animal são o que não faltam.

“Há produtos bonitos sem couro. Muitas alternativas. Grandes empresas já oferecem do produto mais caro ao mais barato. A Skala, por exemplo, é uma marca cosmética baratinha e não testa em animais. Até em Campo Grande, uma capital ruralista já é possível achar. Seara, Batavo, Helmans, diversas empresas grandes já se ligaram que é necessário atender a todos. Tem uma feira todo sábado que se encontra tudo para o veganismo”, frisa.

Ana Paula perdeu a mãe vítima de um câncer. Ela lembra que a primeira coisa proibida pelo médico foi a carne e o segundo nos desodorantes aerossóis. A integrante do movimento ressalta que método de conscientização não força ninguém.

“Nós mostramos vídeos de verdade. Imagens que a indústria não mostra. Tentamos conscientizar as pessoas e provocar uma reflexão sobre se é necessário ou não aquela crueldade. Algumas pessoas se interessam mais, cada um flui de um jeito. Mas nós não chamamos ninguém”, pontua.

Possível ou não, Cubo da Verdade quer conscientizar e guiar público ao veganismo

A assistente jurídica Greice Maciel, de 35 anos, pontua a importância de divulgar temas como esse. “Tem que ser divulgado porque muita gente nunca viu o acontece nos bastidores”, pontua.

Em apenas dois meses, o Cubo da Verdade de Campo Grande já tem 14 participantes ativos e às vezes outros voluntários. Ao todo, 19 Estados organizam os cubos em cidades. O grupo começou as atividades em agosto e ainda não tem um balanço sobre o retorno, mas trabalho é de boca em boca.

“Eu comi carne por muito tempo, por falta de conhecimento. E também não serei hipócrita em dizer que parei de comer porque não gostava. Mas o primeiro passo tem de ser dado. Pelo menos tentar parar aos poucos, ir trocando. O ideal seria que fosse de uma vez, mas ao meu ver dá para ir reduzindo aos poucos até chegar ao patamar”, finalizou Ana Paula.

No próximo dia 2 de novembro um evento mundial do Cubo da Verdade acontecerá na Praça dos Imigrantes, onde também acontece a Feira Vegan. O evento começa às 18h30 e se encerra às 20h30.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias