ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Rede de apoio deixou mãe bombeira combater incêndio no Atacadão

Há uma semana, Daniela que é cabo do Corpo de Bombeiros se juntou aos colegas no incêndio do Atacadão, graças à ajuda que teve

Paula Maciulevicius Brasil | 20/09/2020 09:04
De folga, Daniela foi para incêndio porque tinha com quem contar, a rede de apoio da bombeira, foi a irmã que cuidou das filhas caçulas.
De folga, Daniela foi para incêndio porque tinha com quem contar, a rede de apoio da bombeira, foi a irmã que cuidou das filhas caçulas.

Há uma semana as chamas do incêndio que destruiu o Atacadão na Avenida Duque de Caxias viralizaram. Fotos e vídeos, tanto do local quanto de longe - onde a fumaça era vista -, inundaram as redes sociais. Mas uma postagem em específico chamou a atenção. Era o print de uma conversa no WhatsApp, na qual a bombeira Daniela Bertão pedia à irmã para ficar com os filhos para que ela, de folga, fosse ajudar a "família", como ela chama os colegas militares.

- Fá, fica com as meninas pra mim. Incêndio de grandes proporções no Atacadão.
- Claro que sim, mas você não está de folga hoje?
- Sim, vou de voluntária, tá feia a coisa lá
- Estão precisando de ajuda.
- Nossa, estou indo aí.
- Minha segunda família está lá

Postagem feita pela irmã da bombeira, Fabiana Bertão. (Foto: Reprodução/Facebook)
Postagem feita pela irmã da bombeira, Fabiana Bertão. (Foto: Reprodução/Facebook)

Me marcaram em um dos compartilhamentos e a postagem conseguiu, aos meus olhos, falar tanto sobre maternidade, rede de apoio, trabalho, carreira e sonhos. Daniela conseguiu ir para o incêndio porque teve ajuda para poder ajudar, como ela mesma vai dizer mais para frente. Essa é a história de uma mãe de quatro filhos, que dirige caminhão de incêndio, atende as mais diversas tragédias e, ainda, se preocupa em como fazer os filhos seguirem o caminho do amor.

Daniela só soube da publicação feita pela irmã, que juntou o print da conversa e fotos que Daniela enviou do fogo no mercado, e dos compartilhamentos que houve no dia seguinte. Cabo COV, termo designado a quem conduz veículos de emergência, Daniela Bertão tem 46 anos e 13 deles dedicados ao Corpo de Bombeiros.

No domingo passado, por volta das 19h, ela pediu ajuda à irmã para ficar com as duas filhas menores, de 5 e 10 anos, depois de ver a notícia do incêndio e a preocupação dos colegas de farda. "Nós temos um grupo de Whats do pessoal do quartel e, quando saiu a notícia, gerou aquela preocupação entre os militares, que disseram que iam precisar de ajuda. Aí um já se disponibilizou e foi todo mundo", conta.

O tempo entre a mensagem enviada e a irmã chegar à casa da cabo foi pouco mais de meia hora. "Lá eram bens materiais, mas a nossa preocupação eram com os militares que estavam la de serviço. A carga de trabalho é muito grande, o desgaste físico também. A gente tinha que ir lá ajudar os irmãos de farda, como nós nos chamamos, porque querendo ou não, é uma família. A gente passa 24h de serviço junto, não tem como você ser indiferente a isso", explica.

Trabalho registrado na noite do incêndio no Atacadão. (Foto: Arquivo Pessoal)
Trabalho registrado na noite do incêndio no Atacadão. (Foto: Arquivo Pessoal)

Daniela ficou até 3h da manhã no incêndio. E para lá voltou às 7h30, horário em que entrava no serviço regular de segunda-feira. "Nessas horas eu dou graças a Deus, porque tenho esse apoio da minha família. Precisei, tenho com quem contar para ajudar os outros que precisam de mim", agradece.

Quando viu a publicação e a proporção que ela tomou, Daniela se emocionou. Mãe de quatro filhos, dois rapazes (um de 28 anos e outro de 18) e duas meninas (de 10 e 5), a cabo já tem até netos. "Pode parecer piegas, mas meu sonho desde pequena era ser bombeira. Como no Estado o primeiro concurso para mulheres soldado foi só em 2003 e 2004, quando fiquei sabendo que ia ter, não tive dúvidas", recorda.

Daniela entrou na turma de 2008 e enfrentou a parte mais complicada do processo contando com a ajuda da mesma irmã e da então sogra para ficar com os dois filhos maiores. "Depois que você passa todas as etapas, vai para a formação. Me doeu o coração, mas eu tive que dividi-los. O Murilo tinha 16 e ficou com a minha irmã, e o Matheus, 6, com a avó, porque eu tinha horário para entrar, mas não para sair e a carga é bem pesada durante o curso", justifica.

Foram oito meses de formação, tempo em que Daniela só via os filhos aos finais de semana. "Foi bem tenso, porque é atividade física constante, que requer muito do físico e principalmente do seu psicológico, justamente para você poder atuar nas mais diversas ocorrências. A gente não pode cair, não pode se abalar. E você só vai entender isso depois que se forma", afirma.

Até foto do perfil em rede social é bombeira subindo na viatura em que dirige. (Foto: Arquivo Pessoal)
Até foto do perfil em rede social é bombeira subindo na viatura em que dirige. (Foto: Arquivo Pessoal)

Neste tempo, Daniela segurava o choro para não desabar quando o caçula pedia a volta dela e o retorno para a casa da família. Do outro lado, ela explicava que estava estudando e já já tudo voltaria ao normal, com a diferença de ter uma mamãe bombeira.

Em um dos episódios de treinamento, ao ligar para a irmã, a bombeira desabou. "Liguei para saber como eles estavam, e desabei a chorar, mas foi um choro de desabafo, justamente por isso, pela carga", recorda.

Depois de formada, ela viu a importância de ter passado por tudo aquilo durante o treinamento. "Não é fácil o trabalho de rua, a população sempre espera que você dê o sangue por ela e o Corpo de Bombeiros é uma entidade em que as pessoas depositam muita confiança. A gente tem que fazer por onde".

Ao relatar a sua experiência, a bombeira faz questão de dizer que assim como ela, existem várias mães fardadas, "que têm histórias de batalha, de luta, mães bombeiras que engravidaram durante o curso", frisa.

As meninas caçulas, que ficaram com a irmã no domingo passado, já nasceram com a mãe fardada e eram amamentadas entre ocorrências. "Quando eu não conseguia passar em casa para amamentar, minha ex-sogra levava ela para eu amamentar", lembra Daniela. Ainda na primeira menina, Lara, a volta de um incêndio marcou a história das duas.

"Fomos combater um incêndio e demorou muito na ocorrência. Meu peito começou a inchar de leite e derramar na farda, já tinha passado várias horas de dar o mamá. Terminamos o incêndio e o quartel era caminho de casa, pedi autorização para amamentar rapidinho em casa. Cheguei, só passei um paninho e tirei o seio para mamar, o pessoal começou a dar risada e a falar 'tadinha da Larinha, está tomando leite defumado'", conta.

Daniela Bertão e parte da família. (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniela Bertão e parte da família. (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre fardas e ocorrências, Daniela conseguiu amamentar a filha até os 2 anos e a segunda, a caçulinha, até 1 ano e 8 meses.

Diante do incêndio da semana passada - em que bombeira deixou as filhas com a irmã para ir de voluntária trabalhar - e de tantas outras ocorrências, o que Daniela quer passar aos filhos é o respeito. "Tento passar isso para eles, de respeitar o próximo. Respeito é tudo nessa vida e um outro sentimento que tenho é o de receio, de medo, porque a gente trabalha com tragédias, vamos dizer assim, de um modo geral, e a gente nunca quer que isso aconteça na vida da gente, com os filhos da gente. Tento passar a eles o caminho do bem".

Tem uma história de mãe inspiradora que precisa ser compartilhada? Me mande um e-mail para: paulamaciulevicius@gmail.com.

Nos siga no Google Notícias