ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Retrato de 1977, revela marcas de uma disciplina que hoje já saiu de moda

Thailla Torres | 02/11/2017 07:05
Registro do ensaio do mini-coral, do Auxiliadora,
em 1977 comandado pela freira Rosa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Registro do ensaio do mini-coral, do Auxiliadora, em 1977 comandado pela freira Rosa. (Foto: Arquivo Pessoal)

A saudade fez Katia Juliane Lopes de Oliveira, de 46 anos, voltar no tempo, depois de encontrar na caixa de recordações uma fotografia de 1977. No retrato, os minutos que marcaram a vida de meninas que fizeram parte do mini-coral, do colégio Auxiliadora, em Campo Grande.

Estar naquele degrau, cantando, era um privilégio para poucas, lembra Katia. "Não era qualquer coral. Era o principal e mais respeitado da cidade. Só cantava ali quem passava pelo crivo da irmã Rosa, uma freira rígida, disciplinada e muito criteriosa com a música".

Na fotografia, além de Katia, estão as amigas que eram da mesma classe, na segunda série do fundamental. O corte da roupa, o cuidado com os cabelos e estilo são características de um tempo em que as regras eram cumpridas. Por isso, o cuidado era ainda maior.

"Para esse uniforme com camisa branca, calça marrom e laço, usávamos um mocassim marrom, que à época só vendia em dois lugares da cidade. Ou seja, tinha que cuidar para nunca faltar. Quando era vestido, o sapato era um tênis branco que precisava estar impecável", descreve.

No coral, Kátia e as amigas tinham toda admiração. "Íamos como verdadeiros bibelôs, nos sentíamos como embaixadora da escola e acabava carregando essa aparência com muito orgulho".

As meninas passavam um período no mini-coral até que fossem evoluindo na voz para ter lugar no coral da escola. Atividade que fazia parte da grade escolar e era reconhecida em todo Estado. "Nós participamos das missas de domingo que eram transmitidas pela TVE (TV Educativa), fomos convidadas para aberturas de congresso e eventos". 

E durante o crescimento, as amigas compartilhavam da mesma emoção. "Tínhamos ensaios semanais e aulas de canto, mas cada apresentação dava borboletas no estômago de tanta ansiedade. Era o momento de mostrar o talento a família e passar pela aprovação das freiras". 

E foi justamente a educação rígida e disciplinada daquele tempo que fez Kátia guardar na memória os melhores sentimentos pela escola. "Naquela época era uma escola grande, só tinha meninas e tudo pra gente era novidade. Mas conhecemos um lugar onde o respeito existia, bons modos vinha de casa e bom dia era mais do que gentileza. Por isso só mantive boas lembranças", lembra.

Atualmente, como jornalista e professora, Kátia vê na fotografia, um respeito, que para ela faz falta na geração de hoje. "Sobre as regras? Nunca achei que era demais. Sinto que a disciplina nos fazia aprender mais e a educação vinha de casa. Hoje, a situação é diferente, virou bandalheira. O que professores sofrem hoje em sala de aula, pessoa nenhuma merecia sofrer. E ainda acham que só a escola tem obrigação de educar, mas isso deve ser um trabalho em conjunto, que venha do lar para a escola", acredita.

E para matar a saudade, Kátia lembra em seu #TBT, alguns nomes que fazem parte do retrato e deixaram saudades. "Além de mim, que eu me lembre, estão na foto: Andry Jeane, Marcia Chiad, Sandra Marina Duailib, Ana Cristina Ishikawa,Danuza Cespede Guizzo, Ana Cristina Bandeira, Maria Auxiliadora Budib, Rosana Carla, Greice Abdul, Sandy Fontoura e Christiane Possik Salameni"

Que tal contar sua história no Lado B? Mande sua #TBT no Facebook ou no e-mail ladob@news.com.br

Nos siga no Google Notícias