ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Sarau do Orgulho LGBT lotou Praça dos Imigrantes com brilho e arte

Dia do Orgulho Gay é celebrado com apresentações culturais na noite de ontem (29).

Willian Leite | 29/06/2018 08:13
Diversidade nas apresentações marcou I Sarau do Orgulho LGBT. (Foto: Paulo Francis)
Diversidade nas apresentações marcou I Sarau do Orgulho LGBT. (Foto: Paulo Francis)

Ontem a noite na Praça dos Imigrantes foi do Orgulho LGBT. Mais de 20 atrações, entre drags queens, músicos, poetas e DJs mostraram em um sarau o poder da liberdade.

O primeiro evento do tipo foi organizado para comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBT, criado para lembrar a revolta de Stonewall, uma espécie de revolução de gays, lésbicas, transexuais e bissexuais contra violência policial nos Estados Unidos.

Em Campo Grande a comemoração foi realizada pela Casa Satine, uma iniciativa que nasceu com intuito amparar os LGBT através da arte, educação, cultura e, principalmente, apoio psicológico à vida dessas pessoas. Idealizador do projeto, Leonardo Bastos diz que um dos principais pontos da noite é o endereço do evento. “Ocupar uma praça com uma agenda LGBT é um ato político, isso passa uma mensagem pras pessoas que temos orgulho do que somos, por meio de um sarau queremos mostrar que estamos unidos e nossa intenção é celebrar e mostrar nossos, valores, cultura e alegrias”, explica.

Com rosto coberto e vestido de preto, Arthur fez referencia a drag americana. (Foto: Paulo Francis)
Com rosto coberto e vestido de preto, Arthur fez referencia a drag americana. (Foto: Paulo Francis)

Cada uma das apresentações tiveram de dez a quinze minutos. Com bandeira colorida, maquiagens surpreendentes, homens, mulheres e até crianças participaram da festa.

Compositora e multiestrumentista, Ana Cabral fez uma breve apresentação de seu trabalho contra a violência e o preconceito. "Há muito tempo lutamos contra o preconceito, hoje é dia do orgulho, na realidade não temos muito do que se orgulhar, os números de violência estão aumentando, mas nossa luta continua”, diz.

A data celebrada no dia 28 de junho traz muitas marcas de busca pela visibilidade. Apesar de, nos últimos anos, os números relacionados à violência contra homossexuais no Brasil crescerem em níveis expressivos, o aumento de personalidades que defendem a bandeira da comunidade também tem aumentado.

Psicologas defende que festa é ato que aumenta visibilidade da luta contra o preconceito. (Foto: Paulo Francis)
Psicologas defende que festa é ato que aumenta visibilidade da luta contra o preconceito. (Foto: Paulo Francis)

Aqui em Campo Grande Marina Peralta é uma das artistas que representa o movimento e que também fez parte das apresentações. “Acho muito necessário, esse evento é uma afirmação de que há pessoas que lutam pela liberdade e contra o preconceito. A festa é para se divertir, mas por outro lado isso demonstra que o movimento LGBT está organizado e consistente”, relata.

Na noite de muito brilho e diversão encontramos vários personagens. O psicólogo Arthur Galvão, foi ao estilo Asia O'Hara, uma drag americana que em suas últimas aparições se apresenta com o rosto coberto. “Eu quis aproveitar esse momento e demonstrar que o que decidimos não depende do que os outros pensam, mas sobre o que faz bem a mim mesmo”, afirma.

Casada há 25 anos com outra mulher, Adriana Pompeu, 50 anos define a comemoração como um ato contra o desrespeito de extremistas preconceituosos, mas sabe que muitos avanços já foram conquistados. “Na minha época, era extremamente difícil viver e ter liberdade, me assumi com 15 anos e sofri na pele repressões e preconceito, hoje essa galera mais nova passa por um novo momento, que por sinal tem evoluído muito”.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias