ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Seis amigas comemoram aniversário de cinquentonas com vídeo e surpresa

Luiza, Rosana, Maria, Marlene, Janete e Rose têm em comum o amor entre si e tudo o que compartilharam na vida

Paula Maciulevicius | 18/01/2017 07:24
No aniversário de Rosana (de vermelho), o tema era Halloween e as amigas foram de Noiva-Cadáver. (Fotos: Arquivo Pessoal)
No aniversário de Rosana (de vermelho), o tema era Halloween e as amigas foram de Noiva-Cadáver. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Reúna seis mulheres e se deixe contagiar pelas suas histórias e risadas. A amiga caçula chegou ao grupo há 23 anos, enquanto as mais antigas têm 40 anos de amizade. Luiza, Rosana, Maria, Marlene, Janete e Rose têm em comum o amor entre si e tudo o que compartilharam na vida resumidos em vídeos e comemorações de aniversário. Quando a primeira "cinquentou", elas criaram uma tradição: os brincos de seis corações e uma gravação surpresa.

Quem puxou a fila do meio século de risadas foi Rosemary, em julho de 2015. A última, Luiza, agora dia 9 de janeiro. E foi por admirar tanto a amizade das "tias" com a mãe, que Karine, filha de Rosana, acreditou que os rostos que dão a ela a interpretação de amizade desde criança, mereciam ser mostrados.

Para entender a história, a gente quase desenha junto com elas quem conheceu quem primeiro. Marlene e Luiza são amigas há 43 anos, Rosana e Janete há 36. E Maria entrou no grupo através de Marlene de quem é amiga há 23 anos. A partir daí que elas contam a data de existência do grupo.

Rosemary, a primeira a cinquentar, encarou espanhola e as amigas, dançarinas de cancan.
Rosemary, a primeira a cinquentar, encarou espanhola e as amigas, dançarinas de cancan.

As que não estudaram juntas, se conheceram na vizinhança e anos depois, reafirmaram os laços através de casamentos. "Ela casou com meu irmão, ela casou com meu irmão, ela com meu primo e ela com meu primo", comenta a gerente de Recursos Humanos, Marlene Miranda Torquato, de 50 anos. O "ela", "ela" e ela" quer dizer: Rose, Janete, Rosana e Maria. "Eu tinha bastante irmão sobrando", brinca. 

Além de serem amigas, as meninas 'cruzaram' entre si os filhos. Umas batizaram os das outras e também são todas chamadas para serem madrinhas no casamento. "Entendeu o por que da união?", brinca Maria Alves de Araújo, comerciante, de 50 anos.

A ideia dos aniversários surgiu na época do último show de Roberto Carlos na cidade. "Foi quando a gente pensou em fazer uma festa só, mas ninguém conseguiu chegar num tema que valesse para todas", conta Marlene.

No entanto, não foi nem a temática que atrapalhou os planos. "Foi a distância, era difícil fazer numa data que todas estivessem com 50, a Luiza por exemplo não ia ter ainda. Então cada uma vez o seu", explica a funcionária pública Janete Gonçalves, também de 50 anos.

Rosemary quem foi a primeira a chegar nos 50, com uma festa à fantasia. "Elas foram de espanhola, as cinco para me fazer surpresa. Como fui a primeira, tudo o que teve que acontecer, foi comigo. Depois era sequência", revela a comerciante Rosemary Batista, de 51 anos.

Como homenagem, cada uma que faz aniversário ganha o memso brinco, um par de seis coraçõezinhos que representa o grupo e um vídeo que tem produção e edição. "A gente cria uns vídeos engraçados, para não ter chororô na hora da festa. O dela foi de cabaré. Um é diferente do outro", explica a administradora Rosana Wosniak, de 50 anos. 

O vídeo conta com a ajuda de Karine na produção e na captação de imagens e edição, Ygor Miranda, filho de Janete. O roteiro é criado por elas mesmas, mas sempre começa e termina com um brinde e a música "amigas para sempre". 

Se o tempo deixasse, uma tarde toda não seria suficiente para ouvir tudo o que elas já compartilharam, mas de forma resumida, cada uma define numa palavra, tantos sentimentos: tristeza, formaturas, nascimentos, viagens. "Até inimizades", brinca Maria. A comerciante já respondeu à altura quem falou mal de uma das meninas e perdeu amigos por conta disso. 

A segunda a fazer aniversário foi Marlene, de Baile do Havaí, a terceira, Maria de Rock'n roll, a quarta Rosana, de Halloween, a penúltima Janete, boteco com pagode e por último, Luiza, com baile de máscara. Em todas elas, as meninas combinam roupas e até colocam os maridos na jogada. 

"As pessoas até esperam a gente para ver como vai ser. É contagiante mesmo", revela a contadora Luiza Tavares Cortez, de 50 anos. 

Janete, o Pagode VIP da Dan, como é conhecida.
Janete, o Pagode VIP da Dan, como é conhecida.
Marlene fez o Baile do Havaí.
Marlene fez o Baile do Havaí.
Maria o Rock'n roll.
Maria o Rock'n roll.
Luiza foi a última e fez com o tema Baile de Máscaras.
Luiza foi a última e fez com o tema Baile de Máscaras.

A alegria que uma passa para a outra é a terapia de Maria. "Quando a gente está junto, você pode chegar até meio para baixo, mas volta outra pessoa. É contagiante estar com elas", conta. "Juntas é certeza que dá um bafo", completa Rosemary. 

Luiza também entra na onda das declarações, para dizer que essa amizade é tudo. "Dois anos atrás meu marido infartou. Eu tive que sair daqui deixando tudo e você não tem noção do que essas meninas fizeram por mim. Era como se estivessem comigo. Elas são tudo na minha vida e não me imagino sem elas comigo". À essa altura, as risadas são substituídas por lágrimas de felicidade. 

Ter tantos anos de amizade assim dá a certeza de que amigas são a família que nos permitem escolher. "Eu chamo elas de amigas irmãs. Deus foi colocando a gente na vida uma da outra. Juntas, somos imbatíveis. Quando perdi meu pai há dois anos e meio, uma corrente do bem surgiu, uma segurando a outra", descreve Rosana.

Não é só na alegria que elas encontram parceria e cumplicidade. "Nós formamos uma família junto delas e dos nossos maridos, criamos nossos filhos juntos e é muito gostoso o que a gente vive. Hoje em dia é difícil ter uma amizade tão longa", diz Maria.

Quando entra no quesito "família", a Marlene que casou as amigas com os primos e irmãos tem propriedade em dizer. "Ela é minha cunhada, minha prima, minha prima, minha ex-cunhada. A gente aprendeu muita coisa desde a infância. E é certo, não tem como mentir uma para a outra, todas conhecem nossos defeitos e qualidades". 

Janete tenta buscar as palavras que ainda não foram usadas para descrever o que viveu e vive até hoje no sexteto. "Amizade para mim é isso aqui, união. Nós temos um bordão: amigas para sempre, porque amizade é tudo e se torna a família da gente".

A última a falar, Rosemary até chama a atenção das amigas que já estavam a conversar. "Eu ouvi de todo mundo, agora me ouçam", brinca. "A gente se vê muito mais que nossos próprios irmãos. Vivemos todas as coisas boas e até as não tão boas juntas. Se uma está ruim, outra logo manda uma mensagem e a deixa para cima, nós somos as meninas super poderosas", resume.

O próximo passo é planejar, nos 60, quem sabe 55 anos, uma viagem do sexteto para comemorar. O que deve render mais vídeos e surpresas.

Curta o Lado B no Facebook

Nos siga no Google Notícias