ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Sob árvore, barraco une mulheres que “não conseguem nem emprego em shopping"

Thailla Torres | 03/06/2017 07:05
Dalva é o retrato da mulher brasileira, que apesar de fazer história onde vive, narra o que resta para elas quando o assunto é trabalho e igualdade social. (Foto: Alcides Neto)
Dalva é o retrato da mulher brasileira, que apesar de fazer história onde vive, narra o que resta para elas quando o assunto é trabalho e igualdade social. (Foto: Alcides Neto)

“Ninguém aqui consegue emprego em shopping”, diz a mulher que há 8 anos criou uma associação em um barraco debaixo de uma árvore na comunidade Estrela do Amanhã, no bairro Jardim Noroeste.

Dalva de Almeida Cáceres tem 40 anos, nasceu e cresceu na aldeia Ypegue, em Aquidauana. De origem terena, chegou em Campo Grande há 8 anos em busca de uma vida mais digna para sua família, mas nada é fácil para quem é indígena em Mato Grosso do Sul.

Dalva é o retrato da mulher brasileira, que apesar de fazer história onde vive, narra o que resta para elas quando o assunto é trabalho e igualdade social. Nem o Ensino Médio completo serviu de chance para conseguir emprego em lugares que não sejam a cozinha ou a faxina.

Debaixo de árvore, barraco é palco das mulheres que comandam Noroeste. (Foto: Alcides Neto)
Debaixo de árvore, barraco é palco das mulheres que comandam Noroeste. (Foto: Alcides Neto)

E nem é preciso tirar muitas palavras de Dalva para entender a dura relação com o preconceito, onde a cor e a etnia têm peso na hora de conseguir um emprego. “Desde que cheguei aqui só consegui na faxina, hoje estou na cozinha, mas é assim com todas as outras mulheres indígenas”, afirma.

A mesma dificuldade é enfrentada por outras 65 famílias da etnia terena que vivem sob barracos desde que chegaram na região em busca de moradia.

Por isso, Dalva lutou para erguer o barraco, sede da Associação de Mulheres Indígenas do Jardim Noroeste Estrela do Amanhã, que desenvolve trabalhos em busca de resgatar a cultura terena, com objetivo de mudar a realidade das famílias.

Sem nenhuma ajuda do poder público, são as mulheres que ensinam o artesanato com argila e também a produção de pães. Mas sem recurso, falta material e forno para continuar o trabalho. “Não conseguimos encontrar argila por aqui, temos que buscar na aldeia, mas ninguém tem locomoção. A gente instituiu o curso justamente para que as mulheres sobrevivam do artesanato”, explica Dalva.

Entre as mulheres que vivem no bairro, Dalva tem um jeito tímido, mas é bem articulada. Na cidade conseguiu concluir a escola, mas lamenta ter abandonado a universidade. Apesar da distância do diploma, ela dá graças a Deus pelos filhos estarem trilhando um caminho diferente. Um deles tem bolsa em uma faculdade particular de Campo Grande.

Associação precisa de recursos para continuar os trabalhos. (Foto: Alcides Neto)
Associação precisa de recursos para continuar os trabalhos. (Foto: Alcides Neto)

“Fiz o Ensino Médio completo, comecei a cursar História, mas ficava difícil trabalhar na faxina o dia todo, cuidar do nosso barraco e ir pra faculdade que fica do outro lado da cidade, toda noite. Por isso, eu luto pelos meus filhos”, desabafa.

Ser índio em Campo Grande é um desafio para quem tenta não perder a própria identidade, explica Dalva. “Muitos índios que chegam sozinhos na cidade não conseguem nem se expressar. Quando chegamos aqui, as pessoas acham que a gente tem que deixar de ser índio. Mas a gente só quer uma vida melhor, e tenta manter a nossa cultura”, reforça.

Até o jeito de viver é motivo para olhares tortos, comenta. “A gente não usa maquiagem, não pinta o cabelo, isso não é da nossa cultura. Mas aqui na cidade muita gente tem que se habituar a vida do branco. Imagina se a gente vai ao supermercado com os mesmos trajes que usamos na aldeia”, diz.

Para fortalecer e unir a comunidade em busca melhorias, Dalva pensou na associação. O nome Estrelas do Amanhã surgiu pela maneira como tudo começou. Sem cobertura e energia elétrica, há 8 anos as mulheres se reuniam debaixo da árvore sob a luz das estrelas para discutirem soluções para a vida dão difícil. 

Agora, o sonho das mulheres indígenas é pela conquista de uma moradia digna, sempre insistindo para que a cultura não seja apagada. "Precisamos de apoio e recursos para continuar com os nossos projetos. Um deles é fortalecer a língua terena. A maioria dos indígenas, inclusive eu, não sabe mais falar a própria língua. E isso faz parte da gente", finaliza.

Curta o Lado B no Faceboook.

Nos siga no Google Notícias