ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Treinado pela Guarda, cão mais fofo da cidade vai cuidar de crianças com câncer

Paula Maciulevicius | 24/03/2016 06:12
Max na ativa, se abre todo para os carinhos. (Fotos: Arquivo Pessoal)
Max na ativa, se abre todo para os carinhos. (Fotos: Arquivo Pessoal)
Max paradinho para foto. (Foto: Alberto Dias)
Max paradinho para foto. (Foto: Alberto Dias)

Max tem um amor nos olhinhos capaz de fazer você querer levá-lo para casa. O golden retriever de 2 anos já é adulto na idade, mas um filhote na fofura. Escolhido a dedo e treinado pela Guarda Municipal de Campo Grande, em breve ele ingressa numa missão das mais nobres: de receber e dar carinho a pacientes em clínicas e hospitais, em especial crianças que estão passando pelo tratamento de câncer.

O Lado B se apaixonou por Max na manhã desta quarta-feira, durante o evento que selou a parceria entre Guarda Municipal, Prefeitura e Polícia Federal quanto às tarefas caninas dos bichinhos. Além de Max, há também Chacal, um pastor alemão de oito meses adestrado que estará a frente do farejamento de entorpecentes.

Guarda Municipal, Carlos Emanuel Fernandes é também adestrador há mais de cinco anos e quem treinou o filhote fofinho. "Ele é um cão extremamente dócil, desde pequeno a gente treina ele pela cinoterapia, que é a terapia assistida para se trabalhar em hospitais e no acompanhamento do tratamento de crianças", explica. Quem estiver passando por enfermidades, receberá a alegria vinda do peludinho. 

Também sabe fazer carinho.
Também sabe fazer carinho.

"É para fazer esquecer aquele ambiente hospitalar. Ele vai para AACC, Apae, é este o foco, de trabalhar com crianças", descreve Emanuel.

Por genética, Max já seria calminho pela raça conhecida por ser extremamente dócil. "A partir desse momento que a gente já seleciona o cão", explica. O bichinho era o mais calmo dentre os filhos que a Guarda teve contato, perfil que reflete o objetivo: lidar com crianças. "Precisa ser um cão pacífico, calmo. Ao longo do tempo ele foi treinado da forma mais passiva possível, ele não morde e nem rosna", enfatiza o guarda.

Max foi convidado vip de vários aniversários e festas onde tinham crianças e famílias, para testar ao máximo a tranquilidade do bichinho, mesmo em meio a multidão. Ainda não há uma data para ele começar nos hospitais e clínicas, mas a expectativa já é das melhores possíveis.

"Imagina só a pessoa que está lá, há 15 dias internado? Uma criança, um adulto, só de ver a presença do cão, de passar a mão, de ter essa interação, já melhora, já se anima", descreve.

O treinamento foi todo técnico, primeiro envolvendo a psicologia canina, treinamento físico e repetições. Como teste, Max também é figura em eventos com a Guarda, como as ações populares realizadas pela Prefeitura e mutirões contra a dengue. Olha que fofura?

Curta o Lado B no Facebook.

Essa é uma sugestão de pauta do colega e repórter do Campo Grande News, Alberto Dias.

Cão não nega carinho.
Cão não nega carinho.
Descansando. (Foto: Alberto Dias)
Descansando. (Foto: Alberto Dias)
Onde chega, Max é o centro das atenções.
Onde chega, Max é o centro das atenções.
Nos siga no Google Notícias