ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Veja como fazer a Manobra de Heimlich, para salvar vidas em casos de engasgo

Morte de pecuarista fez os médicos reforçarem a recomendação

Por Antonio Bispo | 06/12/2023 14:08


Após morte por engasgo, ocorrido durante uma festa de casamento no sábado (2), o médico emergencista Rodrigo Quadros destaca a importância de toda a população, desde crianças a idosos, conhecer procedimento que pode salvar muitas vidas.

Conhecida como Manobra de Heimlich, a técnica é utilizada quando um alimento ou líquido ao invés de seguir o caminho até o esôfago, para na traqueia travando a respiração. “Essa situação é bem clássica. A pessoa para de respirar, não consegue falar e geralmente ela coloca as mãos no pescoço e fica uma angústia. Rapidamente, se não for feita uma manobra de desengasgo, essa pessoa pode rapidamente perder a consciência e depois evoluir para uma parada cardiorrespiratória e morrer”, ressalta.

Entretanto, o socorrista pontua a importância do conhecimento de primeiros socorros, pois para além da técnica, é preciso, também, acionar o socorro para evitar sequelas na vítima.

“O ideal era que a nossa população tivesse acesso a esses tipos de informações. Outros países, isso é questão de cultura. Isso não é um assunto médico, não é um assunto de um especialista. Eu sou especialista em medicina de emergência, mas eu não deveria estar ensinando isso. Isso quem deveria estar ensinando eram as escolas, você deveria aprender várias coisas”, destaca.

Rodrigo afirma que os casos de engasgo podem acontecer de diferentes formas, sejam em quem ingeriu grande quantidade de bebida alcoólica, até crianças que ainda estão amamentando ou colocando na boca brinquedos com peças pequenas.

A técnica – O procedimento em casos de engasgo acontece quando a pessoa, ainda acordada, perde a respiração. Para isso, é necessário que outra pessoa abrace a vítima por trás, enlace uma mão na outra na “boca do estômago”, como é comumente conhecida, e faça um solavanco de baixo para cima, em formato de J, para que o corpo estranho possa ser arremessado e a pessoa consiga respirar.

Quando há perda de consciência, a pessoa precisa ser deitada no chão enquanto uma massagem cardíaca é realizada. É importante que nesse tempo o socorro seja acionado pelo 192 ou 193, para que uma equipe especializada chegue no menor tempo possível .

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias