ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Vestido de noiva virou herança de família em casamentos da mãe e das 2 filhas

Vestido já foi usado três vezes e a família espera o próximo casamento para passar adiante a "herança"

Thailla Torres | 08/05/2018 07:38
Vestido feito há 32 anos virou ligação nos casamentos da família. (Foto: Arquivo Pessoal)
Vestido feito há 32 anos virou ligação nos casamentos da família. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na trajetória do vestido de noiva costurado há 32 anos estão histórias de 3 mulheres. Mãe e filhas dividiram o mesmo modelo branco, que ganhou ajustes e até novos bordados, mas subiu ao altar como peça única para as mulheres da família.

Tudo começou com Kátia Kintschner, de 56 anos, quando resolveu dizer sim na igreja. À época poucos vestidos eram vendidos em lojas com a delicadeza de bordados como feitos pelas mãos de uma costureira conhecida. Por isso, o vestido foi encomendado por uma amiga da família, feito do jeitinho que Kátia sonhava.

A renda de bolinhas, a manga bufante e os saiotes, um em cima do outro, davam volume e beleza à peça especial. “Na época aquele vestido era moda, aquelas mangas enormes. Era um vestido maravilhoso”.

Kátia nunca quis ver a peça longe dela, guardou com carinho, sem imaginar que um dia veria o vestido no corpo de uma das pessoas mais importante da vida, a filha mais velha. “Renata se preparava para casar quando eu ofereci o meu vestido de casamento para ela experimentar. Falei brincando porque jamais imaginaria que ela gostasse daquilo estilo do passado”.

Fernanda mudou o modelo na parte de cima. (Foto: Lusival Junior)
Fernanda mudou o modelo na parte de cima. (Foto: Lusival Junior)

Para Renata Kintschner, de 32 anos, o vestido ganhou uma escala maior no sentimento. “Foi muito especial, apesar dos ajustes, ele é o mesmo”.

A diferença ficou nas mangas e no bordado que ela sonhava diferente, mas o vestido em si, haveria de ser o mesmo. “Ela decidiu casar com ele e como aqui é muito calor em janeiro, tiramos as mangas e compramos uma renda da moda”, conta Kátia.

Renata deixou o vestido sem mangas bufantes. (Foto: Arquivo Pessoal)
Renata deixou o vestido sem mangas bufantes. (Foto: Arquivo Pessoal)

Depois da festa de Renata, chegou à vez da irmã Fernanda Kintschner, de 29 anos, que não imaginava usar o mesmo vestido da irmã na cerimônia, mas foi surpreendida. “Eu provei inúmeros modelos, mas nenhum me deixava com aquele brilho no olhar que toda noiva diz que fica

Ao achar o modelo perfeito, a emoção é como ver a peça ganhar vida no corpo, mas nada proporcionava isso a Fernanda. Foi quando ela decidiu olhar para o vestido da mãe novamente. “O bordado atual não tinha nada a ver comigo, foi quando eu decidi ir com o vestido da mãe em um estilista para fazer uma nova reforma e naquele momento, nós três, choramos muito”.

Fernanda sentiu que precisava dar continuidade a história da família com a roupa de noiva. “Foi uma emoção enorme e muito bonita. Valeu cada investimento”.

Ajustar o vestido da mãe ainda teve vantagem financeira. “Você paga, mas nada se compara ao valor que é confeccionar um vestido do zero”, diz a mãe.

Já Fernanda investiu um pouco mais na reforma, para deixar o vestido com modelo diferente na parte de cima, com ombros de fora. “Saiu mais caro que se eu tivesse alugado, mas valeu pelo sentimento”.

Para a mãe, ver as duas filhas com o vestido que foi feito para o amor, é dar continuidade a uma história da família e ter a sorte de ser feliz no amor. “Com certeza, esse vestido faz a diferença. Espero que agora ele case as minhas netas”.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias