ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Viagem “a cavalo” deu início aos 70 anos de história do casal Garcia

Além de muito amor envolvido, Seu Otavio e Dona Cleonice cultivaram história e família nesses últimos 70 anos de matrimônio

Raul Delvizio | 23/10/2020 06:41
Aos 70 anos de casados, Seu Garcia e Dona Cleonice tem muita história boa para contar (Foto: Paulo Francis)
Aos 70 anos de casados, Seu Garcia e Dona Cleonice tem muita história boa para contar (Foto: Paulo Francis)

Respeito mútuo, muito amor e doses de paciência. Esta é a receita para o casamento de sucesso de Seu Otavio e Dona Cleonice Garcia. O casal de idosos – ele com 92, ela com 87 – completa neste 23 de outubro 70 anos de união muito bem estável, em bodas de vinho. Segundo os dois, nunca brigaram "feio" ou tiveram noites em que não dividiram a cama. Ainda levam o outro em alta consideração, com abraços e beijinhos de carinhos sem fim. Afinal, vinho bom é aquele envelhecido.

Naturais de Rio Brilhante, no interior do antigo Mato Grosso, foram se conhecer na região de Nova Andradina – que na época era só mato – pois o pai de Cleonice administrava a fazenda "Rancho Alegre". Vez ou outra, Otavio vinha realizar serviços por ser peão trabalhador e eficiente que era. Jovens e bonitos, como não reparar um ao outro?

O casal era jovem quando iniciou a vida juntos, ele aos 23 anos e ela aos 17 (Foto: Paulo Francis)
O casal era jovem quando iniciou a vida juntos, ele aos 23 anos e ela aos 17 (Foto: Paulo Francis)

"Minha irmã até comentou que percebia o jeito que ele olhava pra mim, e eu pra ele. Ficamos enamorados por um ano. Quando era de noite, meu pai e minha mãe ficavam na sala junto com a gente, eu cá e ele lá, não podíamos ficar muito juntos nem sozinhos. Eram outros tempos", relembra a senhora.

Como só o amor faz as coisas da vida irem pra frente, foi andando a cavalo os 110 quilômetros que dividem Nova Andradina a Bataguassu, isso por quatro dias, que os dois chegaram a se casar no único cartório existente na região. Ele aos 23 anos, elas aos 17. O ano era 1950.

"Casal 70" dá beijinho e prova que amor os dois têm de sobra (Foto: Paulo Francis)
"Casal 70" dá beijinho e prova que amor os dois têm de sobra (Foto: Paulo Francis)

"Ficamos um mês passeando por Ivinhema, onde tínhamos parentes, até nos assentarmos em uma grande fazenda em que fui convidado a tomar conta", comentou Otavio, em que afirma ter cortado no machado, isto é, na mão o total de 1 alqueire paulista e gerenciado mais de 5 mil cabeças de gado.

Não demorou muito para que o primeiro filho viesse, pouco menos de um ano e meio depois. Na sequência vieram mais três. A última a vir ao mundo – e a única a nascer no hospital – foi Lena, hoje com 52 anos.

"Nessa história toda, só depois de 12 anos mais tarde é que veio eu. E ainda bem, porque posso agradecer, amar e cuidar deles como faço atualmente", disse a filha.

Em Campo Grande, fincaram raízes e hoje somam 4 filhos, 11 netos e 13 bisnetos (Foto: Paulo Francis)
Em Campo Grande, fincaram raízes e hoje somam 4 filhos, 11 netos e 13 bisnetos (Foto: Paulo Francis)

De lá pra cá, veio meia vida em Nova Andradina – cidade onde praticamente Seu Garcia e Dona Cleonice fundaram, sendo os primeiros fundadores do município – e a outra metade em Campo Grande, quando os filhos vieram para a Capital tentar a sorte. Hoje, a família já conta com 11 netos e 13 bisnetos.

A intenção era comemorar o aniversário de 70 anos de casamento do casal Garcia com uma festona, mas eis que veio a pandemia. Até o plano de juntar apenas a família mais próxima para um almoço neste próximo final de semana foi cancelado – seriam mais de 40 pessoas. Para não passar em branco, ficou resolvido uma menção honrosa durante a celebração religiosa de missa católica.

“Temos muito o que agradecer a Deus. Sobrevivemos muita coisa nessa vida, até essa doença que passou longe da gente. Somos gratos a Jesus, a minha família amorosa e é por isso que estamos bem, juntos e felizes até hoje”, finalizaram.

(Foto: Paulo Francis)
(Foto: Paulo Francis)

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias