ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Consumo

Floricultura móvel é negócio autêntico de família estacionado no bairro Oliveira

Dona Maria e o filho, Paulo, tocam a empresa móvel há três semanas em Campo Grande

Thaís Pimenta | 20/01/2018 07:20
Maria, Paulo e sua namorada, Jéssica. Os três costumam ficar juntos no ponto mas quando não dá,
é dona Maria quem assume as vendas. (Foto: Saul Scharam)
Maria, Paulo e sua namorada, Jéssica. Os três costumam ficar juntos no ponto mas quando não dá, é dona Maria quem assume as vendas. (Foto: Saul Scharam)

O negócio de família bem autêntico tem planos de ser itinerante, mas por enquanto fica estacionado na Avenida Lúdio Coelho Martins, no bairro Oliveira. A floricultura móvel da dona Maria Helena Oliveira e de seu filho Paulo César Oliveira fica sobre as quatro rodas de uma Kombi do Exército, veículo de 1995, que recebeu o carinhoso nome de "Jardim das Oliveiras".

A ideia partiu do filho. Formado em Arquitetura, por influência da namorada desde a faculdade se envergava para o paisagismo. "Quando eu comprei meu primeiro cacto, a paixão me tomou de vez e comecei a colecioná-los, estudar sobre isso", diz.

O desemprego da mãe, que foi cuidadora de idosos por cerca de 12 anos, foi a oportunidade certeira para começar a colocar em prática o negócio dos sonhos há 3 semanas. É ela quem atende os clientes. "Como a gente não tinha verba suficiente para abrir uma loja física, optamos pela Kombi por já termos visto floriculturas assim em grandes centros, como em São Paulo".

Dona Maria cuida das plantas com muito zelo. (Foto: Saul Scharam)
Dona Maria cuida das plantas com muito zelo. (Foto: Saul Scharam)

O carro-chefe da Jardim das Oliveiras é a Impatiens, uma planta cheia de flores coloridas, de origem japonesa que se adapta muito bem ao clima quente de Campo Grande.

Além dela, mudas dos cactus da coleção de Paulo também estão à venda, assim como suculentas. "São plantas que você não vai encontrar em nenhum outro lugar aqui. Os cactus, por exemplo, são de diferentes regiões do mundo e do Brasil". 

Maria também sempre foi apaixonada por mato. Ela conta que tem a mão boa pra terra e que sua casa parece uma floresta. "Quando eu trabalhava com minha antiga patroa, contava os minutos pra chegar em casa e cuidar das minhas plantinhas", comenta.

O novo trabalho de Maria tem lhe dado muita satisfação. "É um prazer. No passado eu ficava presa em um apartamento, não conseguia ver o dia e nem podia sonhar em viajar. Agora tenho contato com as pessoas e estou pertinho da minha casa".

 

O carro-chefe da Jardim das Oliveiras é essa  plantinha com flores rosas no centro da foto. (Foto: Saul Scharam)
O carro-chefe da Jardim das Oliveiras é essa plantinha com flores rosas no centro da foto. (Foto: Saul Scharam)

Quando não está atendendo os clientes na Kombi, a mãezoca está em casa plantando e dando forma aos vasos, que também são eles quem fazem. "A gente aceita encomendas de vasinhos do tamanho que o cliente quiser", completa.

No futuro, a ideia da família é reformar o carro para caracterizá-lo com a identidade da empresa. "A gente fez tudo muito depressa. Compramos a Kombi de um senhor que vendia ovos em dezembro e abrimos há algumas semanas", diz Paulo.

Como no documento a cor do carro está definida, eles pensam em customizar o teto da empresa móvel, para colocar a Kombi na estrada, divulgar o negócio e aprender com outros profissionais. "Pretendemos participar de festivais pelo Brasil para também nos profissionalizarmos", destaca o filho.

Com a verba arrecadada, mãe e filho devem abrir um espaço físico na Capital, para aliar as plantas à projetos arquitetônicos. "Ainda não existe nada nesses moldes por aqui", lembra ele. 

A Kombi fica estacionada na Lúdio Coelho Martins com a Rua Petrópolis de terça-feira a domingo, das 8h até por volta das 16h. Para saber mais entre em contato pelo telefone (67) 992814885.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias