ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 25º

Consumo

Linha de espumantes destaca beleza e arte sul-mato-grossense em rótulos

Produzida em Camisão, Florada dos Ipês presta homenagem a Isaac de Oliveira e traz sabor do Rio Grande do Sul

Jéssica Fernandes | 23/04/2023 07:31
Linha de espumantes Florada dos Ipês tem rótulos inspirados em obras. (Foto: Arquivo pessoal)
Linha de espumantes Florada dos Ipês tem rótulos inspirados em obras. (Foto: Arquivo pessoal)

Os espumantes trazem rótulos com a arte sul-mato-grossense em destaque. Produzidos pela Terroir Pantanal em parceria com vinhedos do Rio Grande do Sul, a linha é uma homenagem à beleza do Estado e ao artista Isaac de Oliveira.

Localizada em Camisão, distrito de Aquidauana, a 132 quilômetros da Capital, a vinícola oferece aos visitantes experiências relacionadas à degustação de vinhos, passeios, piqueniques e outros passeios que o Lado B apresentou em detalhes numa reportagem de 2022.

Proprietário da vinícola, Gilmar França fala sobre a escolha do artista e o motivo da homenagem.  “Essa linha Florada dos Ipês é muito especial pra nós. Escolhemos esse nome para homenagear a beleza do Pantanal, os ipês embelezam muito essa região onde estamos tem muitos na vinícola. Escolhemos também homenagear o artista regional da importância do Isaac de Oliveira”, afirma.

A linha é composta pelos espumantes malbec rosé, chardonnay brut, moscatel branco e rosé. Os quatro apresentam rótulos com cores diferentes de ipês inspirados nas criações do artista plástico que faleceu deixou um rico acervo antes de falecer em 2019.

A Florada dos Ipês é produzida com matéria-prima cultivada no Rio Grande do Sul devido a especificidades de clima e outras características. “Esses espumantes são de uma linha que produzimos de uvas que ainda não temos no terroir. Essas uvas são produzidas no Rio Grande do Sul em parceria com vinhedos”, explica.

No caso do malbec, Gilmar comenta que a vinícola em Camisão não irá realizar o próprio cultivo, porém a expectativa é que neste ano sejam plantadas a chardonnay. “Nós plantaremos chardonnay ainda neste ano, mas ainda não temos no nosso vinhedo. Hoje temos cinco variedades: o cabernet sauvignon que é uma uva tinta, syrah e marselan que também é uma uva tinta. Uvas brancas têm a chenin blanc e sauvignon blanc”, fala.

A decisão de trazer ao público somente os espumantes, conforme ele, é para apresentar variedades que não são encontradas no Estado. “Escolhemos lançar esses espumantes mesmo antes de termos vinhos tintos ou brancos como uma forma de homenagear nossa cultura e oferecer para os clientes produtos produzidos por nós mesmo que não seja de variedades que não cultivamos aqui”, diz.

Com as garrafas prontas para consumo, Gilmar marcou para o próximo mês o lançamento quando o valor também será divulgado. “Vamos fazer o lançamento oficial no Dia das Mães e no final de semana todos os clientes que forem até a vinícola para qualquer tipo de experiência vão poder degustar os espumantes de toda a linha. A partir dessa data teremos os espumantes tanto nas experiências quanto na loja”, destaca.

Para não limitar a venda da linha somente à loja em Camisão, o proprietário da vinícola comenta que os espumantes estarão disponíveis em outros locais. “Teremos pontos de venda em Campo Grande, Bonito e em breve uma loja virtual”, frisa.

Quem quiser acompanhar o trabalho da vinícola, o perfil no Instagram é @terroirpantanal

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias