ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Consumo

Para produzir chapéus de palha da moda, Malu Pires aposta no mood sustentável

Anny Malagolini | 27/06/2020 10:10
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Marca de chapéus de palha ultra desejáveis, a Malu Pires – criada pela empresária Maria Luara Pires – produz chapéus de palha feitos à mão, com matérias-primas extraídas de coqueiros brasileiros, priorizando o conforto, a atemporalidade, mas também a sustentabilidade. Para a brand de acessórios em palha que nasceu na cidade de Rio Verde, em Mato Grosso do Sul, o novo normal da moda já é realidade.

Na opinião da empresária, a moda vai mudar com a pós-pandemia, mas antes disso, a sustentabilidade definitivamente já estava na pauta de prioridades da empresa. Segundo ela, produzir peças atemporais e confortáveis é um dos diferenciais para manter seu nicho aquecido - e ganhou força mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

“Desde o começo imaginávamos que a moda se curvaria à sustentabilidade, e o coronavírus adiantou isso. Acredito que ser uma marca que oferece chapéus e bolsas de palha com design atemporal, que ao mesmo tempo é preocupada com o impacto ambiental e social, está na essência do aumento das nossas vendas”", diz.

Embora o estilo continue sendo um fator importante, há outros itens que vão ganhar destaque. “O futuro da moda é sustentável e deve agradar o consumidor, que busca peças atemporais, de qualidade e confortáveis. É a moda com razão”, completa.

Afinal, o que é sustentabilidade? 

Um produto considerado sustentável é aquele que apresenta o melhor desempenho ambiental e socioeconômico ao longo do seu ciclo de vida, com função, qualidade e nível de satisfação igual, ou melhor, quando comparado produto-padrão. Nisso, inclui a matéria-prima e a mão de obra que é utilizada para dar origem ao artigo, que no caso da Malu Pires são bolsas e chapéus de palha femininos e masculinos.

Para implantar a sustentabilidade, a marca criada em 2017 não abre mão do processo feito à mão em praticamente todas as etapas. Desde ao trançado da palha à pigmentação natural, o trabalho é feito pela força de artesãs da região, inclusive de áreas rurais, como forma de valorizar a mão de obra local, além de gerar emprego. Ainda no mood sustentável, economizar água e evitar produtos químicos.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

“Decidimos incorporar a sustentabilidade desde o início. Sentíamos que tudo já era muito industrializado, feito em larga escala, sem uma história por trás do produto”, diz. “Assim como tem o Chapéu Panamá, pensei: por que não explorar a matéria-prima daqui? É uma forma de ajudar a produzir renda”, recorda.

Além da pauta de sustentabilidade que quer rastrear quem está por trás da produção de tudo o que você usa, Malu acredita a pandemia está acelerando a aproximação com a tecnologia, e novos caminhos estão sendo desenhados, e a aproximação da sustentabilidade no processo é um deles. O que ele espera? A integração harmônica entre real e digital. Os modelo estão à venda na loja www.malupires.com.br. Siga também a marca no Instagram @maluchapeus.

Nos siga no Google Notícias