ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

1º Festival ‘no bueiro’ percorre bares para conectar público a dança

Em maio, projeto irá promover cinco edições gratuitas que irão reunir mais de 10 artistas e 10 DJs

Por Jéssica Fernandes | 21/04/2024 07:30
1ª ‘Edição do Festival No Bueiro’ começa em maio, em Campo Grande. (Foto: @lunar_fotografia)
1ª ‘Edição do Festival No Bueiro’ começa em maio, em Campo Grande. (Foto: @lunar_fotografia)

Para colocar a dança como atração principal dos eventos noturnos da Capital, artistas e os produtores culturais Maria Fernanda Figueiró e Halisson Nunes lançam a 1ª ‘Edição do Festival No Bueiro’. O festival irá promover cinco edições em diferentes espaços da cidade e sempre com entrada gratuita para o público.

O festival nasceu através do evento cultural e independente “Rolê No Bueiro”, que desde 2022 realizou mais de cinco apresentações em Mato Grosso do Sul. A primeira edição do evento ocorreu no Aporé Espaço Cultural, no dia 11 de setembro de 2022 e contou com oito apresentações de dança de artistas de diferentes vertentes e mais dois DJs convidados, que aqueceram a pista entre cada apresentação.

Neste ano, a primeira edição do festival irá percorrer a partir do próximo mês bares e cervejarias de Campo Grande. Em cada edição,  cinco artistas da dança e dois DJs integrarão o evento. Durante as apresentações uma das propostas é que os profissionais e o público possam interagir e se conectar através da dança.

Ao todo, 25 artistas e 10 DJs irão compor a 1ª ‘Edição do Festival No Bueiro’. Os eventos também trazem a participação de um intérprete de Libras a fim de atender às necessidades de pessoas com deficiência auditiva.

Veja a programação:

25 de maio

  • Horário: 19h às 00h
  • Local: Bar Uatahell na Rua 15 de Novembro, 797, Centro.

16 de junho

  • Horário: 19h às 00h.
  • Local: Capivas Cervejaria na Rua Pedro Celestino, 1097, Centro

13 de julho

  • Horário: 19h às 2h
  • Local:  Quiça Bar na Rua Euclides da Cunha, 488, Centro.

10 de agosto

  • Horário: 20h às 2h
  • Local: Vexame Bar na Avenida Calógeras, 3100.

Sete de setembro

  • Horário: 18h às 23h
  • Local: Avenida Mato Grosso, 68, Centro

Embora todas as edições sejam gratuitas, os organizadores estarão aceitando doações de itens de higiene básica que posteriormente serão doadas ao Asilo São Joao Bosco (ASJB).

Sobre o rolê no bueiro - A história da dança em Mato Grosso do Sul envolve inúmeros nomes e experiências que conjuram também com o desenvolvimento histórico do estado, afinal, é pela cultura que se constroi a realidade e a identidade de um povo.

Pensar especificamente na dança sul mato-grossense é retomar uma outra trama histórica entrecortada por diferentes peças que nos auxiliam a compreender os contextos plurais atuais. As potencialidades expressadas pelas diversas modalidades de dança que surgiram e se desenvolveram em Mato Grosso do Sul indicam uma realidade em que essas buscam por mais reconhecimento.

A luta dos profissionais da dança do estado sempre foi pela garantia dos seus direitos, pelo

reconhecimento da importância da categoria para o corpus social, e pela busca da transformação da realidade através da dança e de seu ensino. Pensando nestas questões que os artistas da dança e produtores culturais criaram o Rolê No Bueiro, promovendo a expressão dos pesquisadores e trabalhadores da área em contextos distintos de sua costumeira aparição.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias