ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Apesar de contestação, Viradouro é campeã do Carnaval carioca

Brilho foi ofuscado após 4 concorrentes pedirem desclassificação por conta da comissão de frente

Por Ângela Kempfer | 14/02/2024 16:41
Desfile da Viradouro em 2024, em imagem divulgada pelo site da agremiação.
Desfile da Viradouro em 2024, em imagem divulgada pelo site da agremiação.

Com o enredo sobre a força da mulher negra e culto à cobra sagrada e sabedoria africana, a Unidos do Viradouro é campeã do Carnaval carioca em 2024. Ela encerrou a maratona de desfiles do Grupo Especial, na manhã do segundo dia de apresentações, e agora à tarde festeja a vitória com a comunidade na quadra vermelha e branca de Niterói.

A escola desfilou “Arroboboi, Dangbé”, sobre o culto vodum às serpentes. No exército de mulheres negras que passaram pela Marques de Sapucaí, estavam famosas como Erika Janusa, a rainha da bateria.

Com 23 alas, 6 alegorias e 3 mil componentes, a Viradouro se inspirou na ancestralidade e voltou ao século XVIII na África, para revelar lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé, dinastia de mulheres escolhidas por Dangbé. A escola usou o tema para defender a liberdade de culto e do respeito entre as religiões.

É o terceiro campeonato da escola de Niterói. No ano passado, levou apenas o vice-campeonato. Este ano, o segundo lugar ficou para a Imperatriz Leopoldinense. Já a Porto da Pedra ficou em última posição e foi rebaixada.

Escola na avenida na madrugada do segundo dia de desfiles no Rio.
Escola na avenida na madrugada do segundo dia de desfiles no Rio.

A vitória da Viradouro perdeu um pouco o brilho porque dirigentes da Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor enviaram à Liga Independente das Escolas de Samba, na tarde desta quarta-feira (14), um documento pedindo punição à Viradouro por uma possível irregularidade na sua Comissão de frente.

As quatro concorrentes alegaram que a comissão de frente tinha 24 componentes na comissão de frente, contrariando o artigo 26 e inciso IX do regulamento da Liga que obriga agremiação a desfilar com o limite mínimo de dez e o máximo de 15 componentes na ala. Caso descumpra essa regra, a escola pode ser penalizada em meio ponto para cada inciso infringido.

No início da apuração, o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, informou que a Liga aceitou os recursos, analisará os pedidos e divulgará o resultado até esta quinta (15). Mas como a Viradouro venceu por 7 décimos, mesmo que a reclamação vingue, não perderam pontos suficientes para perder o título.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias