Cineclube em Francês da UFMS exibe filme Rouge no dia 2 de outubro
O objetivo é estimular a reflexão sobre questões éticas e ambientais mostradas no filme

O Cineclube em Francês da UFMS vai exibir gratuitamente o filme francês Rouge, dirigido por Farid Bentoumi. A sessão será no dia 2 de outubro, às 18h30, no Auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, na Cidade Universitária. O evento é aberto a toda a comunidade.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O objetivo é estimular a reflexão sobre questões éticas e ambientais mostradas no filme, que também dialogam com a realidade de Mato Grosso do Sul. “Empreendimentos como usinas de celulose têm grande impacto na economia, mas também levantam debates sobre meio ambiente, saúde e transparência. O cinema ajuda a aproximar esses contextos e a promover discussões críticas”, explica o professor de francês da UFMS e coordenador da ação, Loïc le Morvan.
O filme será exibido com legendas em português e, após a sessão, haverá um bate-papo com o público. “Vamos discutir temas como meio ambiente, saúde pública e responsabilidade social das empresas. Também queremos ouvir diferentes pontos de vista de estudantes, professores e comunidade”, completa o professor.
A trama acompanha Nour, uma jovem enfermeira que começa a trabalhar em uma usina química onde seu pai é sindicalista. Ela descobre que a empresa esconde casos de poluição e manipula informações médicas, o que a obriga a escolher entre se calar ou revelar a verdade, decisão que pode afetar sua relação com o pai e com toda a comunidade.
O evento é uma parceria entre a UFMS e a UFGD. As duas universidades vão exibir o filme em outubro. A iniciativa faz parte do programa de Assistentes de Francês, apoiado pela Embaixada da França e pela France Éducation International.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.