ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Colônia de Férias diferente, com Dia da Beleza e Moda para quem não pode pagar

Elverson Cardozo | 17/01/2013 08:54
No salão, Natália chegou com o cabelo ondulado e saiu com as madeixas lisas. (Foto: Elverson Cardozo)
No salão, Natália chegou com o cabelo ondulado e saiu com as madeixas lisas. (Foto: Elverson Cardozo)

Natália Neri Vitoriano Chagas, de 8 anos, chegou com o cabelo ondulado, sentou na cadeira e, depois de quase 30 minutos, saiu com as madeixas esvoaçantes, brilhando de tão lisa. Estava se preparado para o desfile que teria à tarde. Não poderia fazer feio.

Milena Figueiredo de Moraes, de 9 anos, preferiu fazer a unha primeiro. Exigente que é, pediu francesinha, com esmalte cintilante e com o detalhe em branco. Saiu satisfeita, sorrindo, feliz com o resultado.

A amiga, Rafaela Ticiane, que tem a mesma idade, ocupou a poltrona logo em seguida. Também queria dar um trato na cutícula. Deixou lixar, aparar, cutucar, fazer tudo. Saiu ainda mais bonita, cheia de auto-estima.

Kaik Alexandre, de 7 anos, não teve dúvidas. Chegou decidido a cortar o cabelo. Cortou e voltou a fazer peraltices no meio dos colegas que se divertiam com os legos.

No meio do salão, desfilando de um lado para o outro, Erika Rodrigues, de 8 anos, não se intimidou na hora de pedir uma foto. À essa altura, de sombra lilás e com o cabelo cuidadosamente enrolado para formar os cachos, ela pousou para o retrato, sem nem se importar com o resultado final. Ficou linda, como era de se esperar.

A manicure e a cliente do dia. (Foto: Elverson Cardozo)
A manicure e a cliente do dia. (Foto: Elverson Cardozo)

No salão improvisado, minutos antes, na mesma poltrona onde Kaik cortou o cabelo, a pequena Vitória, de 6 anos, parecia incomodada com o barulho e o calor provocado pelo secador, mas aguentava firme, em pé, enquanto fazia a segunda escova de sua vida. A primeira foi na casa da avó, há 1 ano aproximadamente.

Os cachos, depois de muita braçada e paciência, se soltaram. Durante o trabalho, se dividindo entre a concentração de se manter bela e o esforço para responder ao o repórter insistente, quase inconveniente, que não parava de questionar, Vitória contou que não lembrava há quanto tempo está ali, mas estimou: “Acho que uns 20 anos”, disse, numa inocência capaz de encantar qualquer adulto ranzinza.

A declaração provocou risada alta dos mais crescidinhos, mas ela manteve o discurso. Um dos recreadores, notando o “ato falho” da menina, tratou logo de explicar: “Ela está aqui só para a colônia de férias”.

Colônia - É a primeira promovida pela Alpa (Associação Lar do Pequeno Assis), no bairro Tiradentes, em Campo Grande. A entidade é administrada pela Arquidiocese de Campo Grande.

Vitória, de 6 anos, sofreu para alisar o cabelo. (Foto: Elverson Cardozo)
Vitória, de 6 anos, sofreu para alisar o cabelo. (Foto: Elverson Cardozo)

As crianças e adolescentes atendidos na casa carregam histórias singulares, às vezes parecidas, mas, no geral, elas precisam de carinho, atenção e dedicação. Foi pensando nisso, no bem estar dos pequenos e na idéia de não deixá-los na rua no período de férias escolar, que a instituição resolveu promover a primeira colônia de férias sob a administração da Alpa.

As atividades começaram no dia 7 de janeiro e terminam no dia 2 de fevereiro, com apresentação dos trabalhos feitos pelas crianças durante o período de brincadeiras. O cronograma, para mais de 1 mês de trabalho, inclui gincana, acampamento, piquinique, noite do pijama, visita ao recanto São João Bosco, passeio ao parque e os “dias”: das profissões, da cultura, compras, arte e louvor. Ontem (16) foi o Dia da Beleza e Moda.

A ação envolveu cerca de 70 crianças, entre alunos matriculados no Lar e participantes das oficinas. Um time de voluntários se juntou aos funcionários da casa para garantir a abertura do salão improvisado e dar início às “transformações” encomendadas pela criançada.

Cabeleireira há 3 anos, Maiza Socorro de Lira, 35, chegou às 8h e até às 12h já havia atendido cerca de 10 crianças. A agenda, no salão onde trabalha, estava cheia, mas ela preferiu doar parte do tempo. “Depois a gente recupera. Compensa. Deus chama e a gente tem que obedecer”, disse, se referindo ao possível prejuízo no negócio.

Erika Rodrigues, de 8 anos, não se intimidou e pediu para ser fotografada antes mesmo do resultado final. (Foto: Elverson Cardozo)
Erika Rodrigues, de 8 anos, não se intimidou e pediu para ser fotografada antes mesmo do resultado final. (Foto: Elverson Cardozo)
Kaik aproveitou para cortar o cabelo. (Foto: Elverson Cardozo)
Kaik aproveitou para cortar o cabelo. (Foto: Elverson Cardozo)

Manicure, Silene Maria Cardoso dos Santos, de 42 anos, pensa da mesma forma. Ela já conhecia o projeto, mas nunca tinha participado de uma ação voluntário, até que aceitou o convite de uma amiga.

“Eu acho excelente, elas precisam disso. Além de estar aqui, ter um lugar para serem cuidadas, porque não promover um Dia da Beleza?” afirmou, acrescentando que o trabalho, embora puxado, é recompensador.

Recreador, Renato Brandão, de 27 anos, também partilha do discurso da cabeleireira e da manicure. Há 1 ano trabalhando no local o rapaz diz que ali há realidades diferentes, muitas delas chocantes.

"Todas são muito carentes de atenção, colo, abraço e carinho”, resumiu.

Histórico – O projeto realizado pela Alpa (Associação Lar do Pequeno Assis) existe há aproximadamente 20 anos, mas está sob administração da Arquidiocese de Campo Grande há três. Quem cuida do espaço é a Comunidade de Vida e Aliança Irmãos de Assis.

Trata-se de uma associação civil filantrópica que atende cerca de 150 crianças carentes de 4 a 13 anos, em situação de vulnerabilidade social. No local, em contraturno escolar, elas participam de oficinas de ballet, informática, teatro, catequese, recreação e auxílio nas tarefas escolares. As turmas são dividas por níveis.

Além das atividades recreativas, lúdicas e as oficinas, as crianças recebem café da manhã, almoço e lanche. As famílias das crianças matriculadas no projeto também recebem assistência.

A Alpa sobrevive de doações. Para ajudar, ligue (67) 3028-1955 ou (67) 3352-1955. A conta corrente para depósitos bancários é a seguinte:

Caixa Econômica Federal
AG: 1568
OP: 003
C/C: 1873-9

Serviço - A Associação fica na rua Marrey Junior, 280, bairro Tiradentes, em Campo Grande. Outras informações podem ser obtidas no site www.irmaosdeassis.com.br

Nos siga no Google Notícias