ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Com bolos de até 4 metros, Cosme e Damião ganham 3 dias de festas

As festividades começam hoje e continuam até domingo com muito doces, diversões e brincadeiras para a criançada

Alana Portela | 27/09/2019 07:56
Doces não faltarão na celebração do Dia de São Cosme e Damião ganham festa (Foto: Arquivo pessoal)
Doces não faltarão na celebração do Dia de São Cosme e Damião ganham festa (Foto: Arquivo pessoal)

Com bolo de até quatro metros, São Cosme e São Damião ganham três dias de festas e comilança em Campo Grande. A programação é aberta, começa hoje (27), na data oficial dos santos para o Candomblé e a Umbanda, e continua até domingo (29). A criançada pode aproveitar a beça, porque tem guloseimas e diversões a vontade.

Para os católicos, a comemoração foi ontem (26), mas a tradição de entregar doces ganha força mesmo a partir de hoje, nas comemorações das religiões afro. Padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de Medicina, os dois irmãos gêmeos são considerados santos porque curavam pessoas e animais sem cobrar nada. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças, por isso a tradição de distribuir os doces.

Hoje a comemoração será na Rua Julinho Borges, 8, Residencial Búzios, na Casa Pai Guiné, a partir das 19h30. “A celebração se tornou importante por muitos quererem cumprir suas promessas na data dos santos. Todos que já tiveram alguma graça atendida por eles expressam sua gratidão no dia de louvação”, explica Leandro Barone, mais conhecido por Sacerdote Leandro de Xangô.

Festa de São Cosme e Damião na Tenda de Umbanda Raio de Luz Precisa (Foto: Arquivo pessoal)
Festa de São Cosme e Damião na Tenda de Umbanda Raio de Luz Precisa (Foto: Arquivo pessoal)
O doces que serão distribuídos durante as festas (Foto: Arquivo pessoal)
O doces que serão distribuídos durante as festas (Foto: Arquivo pessoal)
As crianças vão se divertir no pula-pula(Foto: Arquivo pessoal)
As crianças vão se divertir no pula-pula(Foto: Arquivo pessoal)

No sábado, a festa ocorre na Rua José Oliva, 212, Monte Castelo. A Tenda Espiritualista Filhos de Maria Tefima organizou uma programação especial a partir das 16h. As crianças vão receber saquinhos surpresas e bolos. A festa será na Rua José Oliva, 212 – Monte Castelo. À

Às 16h30, a Tenda Umbanda Raio de Luz Preciosa abre as portas para receber a população e dar início as comemorações. As guloseimas não faltarão, mas para celebrar a data também será servido um bolo de dois metros. A expectativa é receber 200 crianças. O evento termina com um jantar para os convidados.

A Casa de Caridade Dona Tida também preparou um dia repleto de festividade. A programação começa às 19h, na Rua Quintano Bocaiúva, 869. Eles começaram as celebrações com ações sociais no domingo (22) e dão continuidade nesse fim de semana. A festa ficará ainda mais animada ao som dos atabaques que vão dar as boas-vindas  às entidades.

O centro religioso de matriz africana Egbe Asé Ofáromim receberá os convidados na Rua Califórnia, 722, Vila Anahy. A preparação dos doces começou na última quinta-feira e vai ter bolo de até quatro metros. Na local terá brinquedos, pula-pula e máquina de algodão doce vão fazer a alegria da criançada.

Edição anterior da festa de São Cosme e Damião no centro  Egbe Asé Ofáromim (Foto: Arquivo pessoal)
Edição anterior da festa de São Cosme e Damião no centro Egbe Asé Ofáromim (Foto: Arquivo pessoal)
São Cosme e Damião ganham festa (Foto: Arquivo pessoal)
São Cosme e Damião ganham festa (Foto: Arquivo pessoal)

No domingo (29), a Tenda Cabocla Iara, localizada na rua Rua Dulcinópolis, 80, Jardim Aeroporto, terá um dia inteiro de celebração, que começa a partir às 7h com café da manhã. Vai ter bolo de 8 quilos, pirulito, pipoca e muito mais. Os participantes vão almoçar e continuar as comemorações até o final da tarde. Durante o evento, os médiuns vão incorporar.

Também no dia 29, o Templo de Umbanda Pai Oxalá vai comemorar São Cosme e Damião na Avenida Joana D'arc, 819, Pioneiros. A programação começa às 16h.

Curta o Lado B no Facebook no Instagram

Mesa com imagem, bebidas e velas (Foto: Arquivo pessoal)
Mesa com imagem, bebidas e velas (Foto: Arquivo pessoal)
Nos siga no Google Notícias