ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Com mais de 100 artistas, festival mostra universo das tatuagens através da arte

São 65 estandes instaladas no Clube Estoril e cada tatuador dá o seu melhor para fazer aquela tatto e participar do concurso

Alana Portela | 14/03/2020 07:48
O artista tatuando nas costas da modelo durante o evento. (Foto: Paulo Francis)
O artista tatuando nas costas da modelo durante o evento. (Foto: Paulo Francis)

Mais um Campo Grande Tattoo Fest começou. Nesta quarta edição, 180 artistas de vários estados vieram para participar do evento e apresentar o universo das tatuagens. Com 65 estandes espalhados no Clube Estoril, os profissionais passam horas para entregar o trabalho bem feito.

“Nossa proposta é fazer o pessoal conhecer o ambiente, atrair famílias. O evento começou [sexta-feira] de manhã e vai até às 23h para o público. O festival acontece anualmente, toda segunda semana de março e já entrou para o calendário nacional”, diz André Mariani, um dos organizadores do Tattoo Fest.

André é tatuador há 10 anos em Campo Grande e em parceria com o irmão, Eduardo Mariani e com o amigo, Evandro Jacobina, mais conhecido por Jacó, prepararam o festival nos mínimos detalhes. O evento começou ontem e continua até domingo, sempre das 10h às 23h.

É uma oportunidade para o público conhecer os profissionais que trabalham na área e ainda fazer aquela tattoo de respeito, por um valor acessível. Os artistas estão a todo vapor, e animados tatuam a pele dos participantes por horas. Eles vão participar do concurso de tatuagem que ocorre nesses três dias e vai eleger os melhores profissionais em 20 categorias.

Ontem foi avaliado os trabalhos que disputaram a categoria desenho colorido, desenho preto e branco, pintura em tela, fechamento, blackwork e aquarela. Hoje será caligrafia, old school, new school, tema brasileiro, free hand e preto e cinza. No domingo será avaliado procedimento piercing, tribal madri, comics, oriental, neo trad, pontilhismo, realismo, colorido e estilo livre.

“A entrega dos prêmios será no domingo. Quem ficar em primeiro lugar nas categorias leva material de tatuagem mais troféu, enquanto o segundo fica com o troféu. Depois será eleito o melhor dos melhores, esse ganha outro troféu e uma quantia em dinheiro”, explica André.

O pessoal se diverte com o evento que conta com bar, food trucks e até espaço kids para a garotada brincar à vontade. Enquanto isso os artistas se concentram para apresentar o resultado dos trabalhos, como Thiago Leite que atua há sete anos na área e fala sobre a importância do festival.

Thiago Leite tatua há sete anos e fala sobre o trabalho. (Foto: Paulo Francis)
Thiago Leite tatua há sete anos e fala sobre o trabalho. (Foto: Paulo Francis)
Tatuagem com Tomioka, personagem do anime Kimetsu no Yaiba. (Foto: Paulo Francis)
Tatuagem com Tomioka, personagem do anime Kimetsu no Yaiba. (Foto: Paulo Francis)

“É mais que arte, é personalidade, estilo de vida. A galera que vive na tatuagem é mais mente aberta e realizar eventos assim dá visibilidade para a profissão que ainda é discriminada. Minha arte é baseada em mangá e anime, quero mostrar esse cenário para o público”, diz ele.

Por isso Thiago tatuou Tomioka, um personagem do anime Kimetsu no Yaiba, na pele do amigo Lucas Vieira. “Foram sete horas de trabalho, é uma experiência incrível e vale muito a pena. Essa foi minha oitava tattoo e já estou pensando nas próximas”, brinca Lucas.

Raul Souza atua como tatuador há quatro anos e veio de Vila Velha, cidade de Espírito Santo, para participar do evento. “É minha primeira vez do Tatto Fest, que é importante para difundir a tatuagem no país, pois ainda existe preconceito”, afirma. Por cinco horas ele se concentrou na produção da tatuagem estilo “blackwork”. “Consiste na predominância do preto. Esse é um trabalho que dá liberdade artística maior, de fazer numa pegada surrealista, mas mesclando com outros estilos”, completa.

E foi João Gabriel Queiroz Moura, quem se disponibilizou de tela para que Raul pudesse mostrar seu trabalho. “Também sou tatuador e faço para valorizar a arte e fazer o pessoal perceber que é normal. Muitos têm medo de se tatuar, mas a gente foi trocando ideias”, fala o modelo.

Foram cinco horas de trabalho, deu câimbra numa das panturrilhas, mas no final valeu a pena para João Gabriel. “Quero preencher todo meu corpo, já tenho umas 40 tatuagens e penso em mais”, confessa.

O tatuador Raul Souza terminando mais um trabalho na perna de João Gabriel Queiroz Moura. (Foto: Paulo Francis)
O tatuador Raul Souza terminando mais um trabalho na perna de João Gabriel Queiroz Moura. (Foto: Paulo Francis)

A estudante Isabella Neto soube do festival através de uma amiga e resolveu ir até o local. Chegando lá, quis fazer as duas primeiras tatuagens da vida. Bem tranquilo, ela se sentou na cadeira, enquanto um artista do Rio de Janeiro realizava o trabalho. “Pedi para fazer uma rosa com triângulos na perna e outra imagem vai ser no braço. Decidi fazer porque o valor é acessível”, diz.

Além deles vários outros artistas e participantes estavam animados com o evento, que continua hoje e amanhã. Para participar é preciso levar um quilo de alimento não perecível que após o festival será doado para a Cruz Vermelha, e ainda pagar o valor de R$ 10,00.

Quem quiser fazer tatuagem esse é o momento para escolher o seu artista preferido e pagar um valor acessível pela tattoo.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias