ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Depois de choro em 2012, este ano Cruzeiro avisa que vai sorrir na avenida

Anny Malagolini | 08/02/2013 15:34
Unidos do Cruzeiro reaproveita materiais para falar do luxo e do lixo. (Foto: João Garrigó)
Unidos do Cruzeiro reaproveita materiais para falar do luxo e do lixo. (Foto: João Garrigó)

Veterana no Carnaval de Campo Grande, no ano passado a Unidos do Cruzeiro foi castigada com a chuva e por conta dos problemas com alegorias, integrantes caíram no choro. Neste ano, mesmo sem a intenção de ganhar a escola manda um recado: “Quem nos viu chorar ano passado, vai nos ver sorrir agora”, garante o presidente Alex Guedes, 47 anos.

Em 2013, a escola desfila com enredo baseado em um rap. “Do lixo ao luxo, tenho fé porque até no lixão nascem flores”. A frase resume a ideia do carnavalesco e presidente da escola.

Apesar do tema, a escola não vai levar lixo à avenida, mas alguns materiais que são descartados e que podem ser reutilizados. As alegorias terão latas, suportes para garrafões de vinho, jornais, revistas e até saquinhos de companhia aérea.

Mesmo com receita pequena, o presidente diz que a falta de dinheiro não é desculpa para não se fazer uma bela festa. “Aqui o limite não é por dinheiro e sim por criatividade”.

O carnavalesco já adianta que este ano a escola não vai apresentar o que o público está acostumado a ver. Não haverá muito brilho porque o foco é o reaproveitamento. “Aqui nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.

O enredo não é só alegria, pelo contrário. A Unidos do Cruzeiro vai falar de uma tragédia de 2011 em uma das alas.

Trabalho duro na confecção das fantasias. (Foto: João Garrigó)
Trabalho duro na confecção das fantasias. (Foto: João Garrigó)

Dará destaque a morte do menino Maycon, de 9 anos, que morreu soterrado no lixão de Campo Grande.

Apesar de tanto trabalho a intenção da escola não é vencer. “Ganhar já ganhamos por chegar até a avenida. Por isso entraremos vencedores, mas não temos esperança em ser campeã e isso se tornou o menos importante para a escola”, afirma Alex.

Para não desmotivar os integrantes, ele explica que doutrinou a escola, para que não pensem só em ganhar, para não haver decepção.

Faltando um dia para o desfile, nem tudo está pronto, mas tranquilo sobre o tempo, Alex já sabe como é a rotina. “Todo ano é assim, correria e finalizações de fantasias só na avenida”.

Filho do fundador da escola, Alex aprendeu a gostar do samba por conta do fascínio do pai, mas admite que o carnaval nem sempre foi sua data favorita.

“No começo eu não gostava, meu pai até vendia as coisas de casa pra ajudar a escola”. Há sete anos, após a morte do fundador, Alex assumiu o papel de presidente e carnavalesco para manter viva a grande paixão do pai.

A preparação da Unidos do Cruzeiro começou em dezembro. De lá pra cá, a varanda da casa de Alex vive tumultuada, confeccionando fantasias para 200 pessoas da comunidade para desfilar.

A Unidos do Cruzeiro será a penúltima escola a desfilar amanhã, dia do grupo especial. A previsão é de entrar às 22h.

Nos siga no Google Notícias