ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Do jazz ao sertanejo, campeonato de canção japonesa tem figurino de Oscar

Paula Maciulevicius | 20/07/2012 13:24
Luiza Furuuti de plumas, luvas e cabelo de noite de gala. O glamour, segundo ela é para entrar na música. (Foto: Simão Nogueira)
Luiza Furuuti de plumas, luvas e cabelo de noite de gala. O glamour, segundo ela é para entrar na música. (Foto: Simão Nogueira)

O idioma pode até ser incompreensível para quem não tem um pezinho lá no Oriente, mas a festa em volta do 27°Concurso Brasileiro da Canção Japonesa é sentida logo de cara por quem chega ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

No palco da manhã desta sexta-feira, abertura do maior concurso da música popular japonesa, o dia parecia noite. Tanto no palco como nas cadeiras, japoneses que investiram no visual faziam esta etapa parecer noite de gala. Deixando em evidência que não é só a interpretação em japonês o destaque da competição.

Luiza Furuuti chamou atenção no palco e fora dele também. Vinda de São Paulo, ela já tem experiência no brasileiro depois de 7 anos de disputa. Com as luzes focadas nela, um vestido vermelho estonteante. Plumas, luva e o cabelo compunham o visual da cantora que interpretava a música “Wareto Wgamio Nemurasu Komori Uta”.

Claro que a música foi ela quem teve de escrever para a equipe. “Como é que você sabia que era eu? Nós japoneses somos todos iguais” brincava Luiza. É que após a apresentação os músicos trocam de roupa, aí o repórter precisa exercitar e muito a memória fotográfica. Mas para achar Luiza, foi o cabelo que ajudou.

Maquiada e com penteado de festa do Oscar, ela esbanja simpatia. A categoria veterana restringe o candidato a adotar uma postura mais clássica, mais contida. Não há coreografia, é a voz, a performance no palco e o figurino. A idade ela não revela, mas até podia, já que não aparenta ter mais de 60 anos. A categoria veterano era quem se apresentava durante a manhã de sexta-feira. Ao todo eram 62 inscritos.

“Cada música que a gente escolhe tem um visual, você faz uma adaptação é uma história diferente. Pelo jazz que cantei tinha que americanizar, por isso as plumas e o brilho eu me incluí dentro da música”, explicou.

Já descaracterizada, Luiza pergunta como a equipe conseguiu identificá-la? Já que os japoneses são todos parecidos. (Foto: Simão Nogueira)
Já descaracterizada, Luiza pergunta como a equipe conseguiu identificá-la? Já que os japoneses são todos parecidos. (Foto: Simão Nogueira)

A música que Luiza cantou falava de amor, como a maioria das canções japonesas. E a preferida dela. Um jazz que suave mexeu com a plateia. Quem assiste não pode gritar, as vibrações são apenas chacoalhando bandeiras da comitiva de cada participante, mas volta e meia um visual ou outro arrancam “uhul” da torcida.

Que os japoneses são a organização em pessoa, isso ninguém discute. Mas o cronograma de apresentações e a sequência de músicos é imbatível. Às 10h58 entrava um cantor que encerrava para outro continuar às 11h01. Tudo devidamente cronometrado. Entrava um, saía outro.

O intérprete Mário Koba, 62 anos, também veio de São Paulo para cantar “Ashita ni Mukatte” que ele traduz para “Amanhã vou te buscar”. A música fala sobre uma separação que houve e a partir de então a saudade que ficou.

No palco Mário Koba se espreme nos 2 minutos que tem para expressar o que sabe. (Foto: Simão Nogueira)
No palco Mário Koba se espreme nos 2 minutos que tem para expressar o que sabe. (Foto: Simão Nogueira)

Vendo no palco se diria que a canção se assemelha a um bolero. Mas ele explica que o estilo é semelhante ao sertanejo. “Não do estilo antigo, que seria o Enka, mas o New Enka”, diz. Em outras palavras este seria o sertanejo universitário oriental.

Para dar agilidade nas apresentações e seguir o rigoroso programa, o campeonato estabelece o tempo máximo de 2 minutos e 30 segundos para cada canção e o resultado é que cada um que sobe ao palco canta apenas uma estrofe da música.

“Aí precisa mostrar como você canta no melhor tempo”, comenta.

O traje de terno e gravata ele explica que não é tanto questão de interpretar a música, mas de respeito. “Eu podia cantar de jeans, mas é uma questão de respeito aos jurados que vieram de longe”, finaliza seguindo a disciplina japonesa.

O Concurso segue até domingo, das 9h às 21h. No local tem além das apresentações, um bazar e restaurantes. A lógica japonesa de otimizar tempo e espaço. Para conferir o público tem motivos de sobra para ficar e sem justificativa para ir embora.

Nos siga no Google Notícias