ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Eventos devem ser liberados para vacinados, no esquema “free covid”?

Secretarias do município estudam a autorização de eventos com pessoas que comprovem a vacinação

Thailla Torres e Clayton Neves | 17/07/2021 09:03
Evento realizado no Palácio Popular da Cultura em novembro de 2020, com espaçamento. (Foto: Henrique Kawaminami)
Evento realizado no Palácio Popular da Cultura em novembro de 2020, com espaçamento. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com 45.99% da população campo-grandense vacinada, a Prefeitura de Campo Grande estuda projeto para abertura de espaços “free covid”, ou seja, a ideia é autorizar a realização de eventos que concentrem pessoas que já estão vacinadas, com as duas doses ou a dose única da vacina contra o novo coronavírus.

O possível projeto foi discutido em reunião com secretários e a vice-prefeita Adriane Lopes (Patriota) nesta semana. “Nós estamos fazendo um estudo para essa possibilidade, com intuito de atender o setor de turismo e eventos”.

A expectativa é de que a proposta se aplique em locais como teatros, cinemas e eventos previamente autorizados pelo município. “Nosso objetivo também é classificar os eventos. Porque quando se fala em eventos, muito só imaginam shows, mas há palestras, teatros, espetáculos de danças ou cinema, que fazem parte do setor altamente atingido nesse período”, explica Max Freitas, secretário da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande).

A abertura de espaços “free covid” também é defendida pelo secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. “A carteira de vacinação digital possibilita identificar no celular as informações de quem está com as duas doses aplicadas. Com isso, donos de estabelecimento permitiriam a entrada somente para esse público. É uma ideia que funciona em outros países e temos ferramentas para fazer aqui, afinal precisamos pensar nesse retorno seguro e estamos trabalhando para isso”, afirma.

Assim que estudo for finalizado, a proposta será apresentada para discussão na Câmara Municipal. Caso aprovem, vereadores terão de elaborar projeto de lei autorizativo para ser sancionado e aplicado pela prefeitura.

Com a aprovação, secretário acredita que a iniciativa também pode estimular as pessoas a buscarem a vacinação e completarem o ciclo de imunização. Segundo o vacinômetro da Prefeitura, até a manhã deste sábado, 29.67% da população tomaram a segunda dose da vacina ou com imunizante que tem aplicação única, ou seja, 268.878 pessoas que estariam aptas a um evento “free covid”.

O secretário de cultura também informou que ainda neste mês será publicado um novo decreto com novas regras para realização de eventos na cidade. “Estamos construindo essas possibilidades com todas as secretárias e também governo do estado”, afirmou.

A enquete deste sábado (17) pergunta aos leitores do Campo Grande News: Eventos devem ser liberados mediante comprovação de vacina, no esquema "free covid"? 

Para responder é só votar sim ou não na enquete abaixo.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Enquete

Eventos devem ser liberados mediante comprovação de vacina, no esquema "free covid"?

Sim

38%

Não

62%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias