ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Em festa infantil, agora não pode nem pegar doce da mesa

Os decretos que autorizam a volta de eventos mexem até com a mesa de doces: acabou isso de "roubar" brigadeiro da mesa do bolo

Paula Maciulevicius Brasil | 16/09/2020 12:52
Piscina de bolinhas está proibida pelo decreto. (Foto: Divulgação/Buffet Parabéns)
Piscina de bolinhas está proibida pelo decreto. (Foto: Divulgação/Buffet Parabéns)

Nem festa de criança será a mesma com a pandemia do coronavírus. Os decretos que autorizam a volta dos eventos a partir do dia 28, trouxeram reflexos também para os "baixinhos". Os buffets infantis ainda estudam os planos de biossegurança que incluem: porção individualizada, pessoas da mesma mesa sentadas juntas, nada de convidados comerem doce direto da mesa do bolo e os brinquedos coletivos interditados.

Proprietária do buffet infantil Parabéns, Cíndia Raquel Sanches ressalta que o espaço está se adequando à documentação de biossegurança e que a maior preocupação são os clinetes e colaboradores. "Tudo o que já podemos passar, já passamos nestes seis meses em termos de falta de ajuda financeira, agora a gente vai retornar com toda essa documentação em dia e os colaboradores vão passar por readaptação e treinamento".

Com a frase de "nada será como antes", Cíndia resum que até mesmo o brinquedo "símbolo" da diversão da criançada, a piscina de bolinhas, está proibida. "A piscina e o brinquedão por exemplo, não vão poder mais brincar, porque precisa higienizar. Ainda está confuso para entender, porque não é fácil você abrir um buffet para atender às crianças", ressalta.

Salgadinhos serão servidos individualmente. (Foto: Divulgação/Buffet Parabéns)
Salgadinhos serão servidos individualmente. (Foto: Divulgação/Buffet Parabéns)

A capacidade do buffet dela, por exemplo, é de no máximo 100 adultos, número que será reduzido pelo decreto. "Com menos convidados, tem que ver se isso tudo compensa para a gente, meu custo, meu gasto com colaborador, às vezes não é viável", aponta.

As festas que estavam programadas para este ano, segundo Cíndia, foram remanejadas para 2021. Nas mesas, somente familiares poderão se sentar juntos, e a comida será servida individualmente: um pratinho para cada convidado.

À frente do buffet Galinzé, a dona Priscila Marinho de Oliveira, descreve que o trabalho será de "formiguinha". "Com número de pessoas bem menos do que a gente costuma trabalhar, o custo é alto, tem basante coisa nova, é um investimento para biossegurança, porém a gente tem que começar", acredita.

No Galinzé, por exemplo, labirinto que fica no alto de buffet é brinquedo proibido. (Foto: Divulgação/Buffet Galinzé)
No Galinzé, por exemplo, labirinto que fica no alto de buffet é brinquedo proibido. (Foto: Divulgação/Buffet Galinzé)

As festas não serão como antes e no buffet, o "labirinto" será fechado bem como a cozinha, onde as crianças se reúnem durante as festinhas para cozinhar pizza. A triagem será feita no início de cada evento, com aferição de temperatura e o totem de álcool em gel.

No Galinzé, depois que saiu o decreto, já houve a confirmação de uma formatura, com pessoas da mesma família sentadas à mesa e distanciamento. O buffet que já trabalhava com eventos assim, explica que agora terá o nome da família em cada mesa.

 O bolo que sempre é "fake" apenas para as fotos de parabéns, não vai poder reunir convidados para "roubar" os brigadeiros. "Se forem expostos, as pessoas não podem chegar perto da mesa, o buffet que tem que pegar e servir", explica Priscila.

Na Casa X, a família aniversariante ainda vai poder descer da nave, porque o brinquedo não é aberto para convidados em geral e é de fácil higienização de uma festa para outra. Proprietária do buffet, Flávia Fernandes fala que está dando os primeiros passos para reabrir. A casa tem que capacidade máxima de 120 lugares fixos, mas já chegou a receber 160, vai trabalhar com uma média de 60 convidados por festa. "Temos um bom espaço de salão, com mais de 400m², então vamos conseguir atender com tranquilidade sem problemas", diz.

Pelo decreto, os brinquedos de uso coletivo estão restritos e os demais, devem ser desinfectados. "A descida da nave não vai interferir porque a desinfecção é feita para o uso de outro cliente, o que é mais difícil são as estruturas maiores", cita.

O buffet que já tem uma recepção antes da entrada na festa vai trabalhar com um pré-cadastro dos convidados. "Isso é um diferencial, porque temos como rastrear as pessoas que tiveram presentes em cada evento, além da coleta de cada convidado, fazer a desinfecção das mãos e aferir a temperatura", descreve.

Somente mesma família vai poder dividir mesa que terá de manter distância de 1,5m entre uma e outra. (Foto: Divulgação/Parabéns Buffet)
Somente mesma família vai poder dividir mesa que terá de manter distância de 1,5m entre uma e outra. (Foto: Divulgação/Parabéns Buffet)

Além do distanciamento de mesas e uso de máscaras, a rotina da festa deve mudar também. "Temos uma entrega de festa diferenciada, a gente apresenta show de dança com recreadores e isso vamos estudar mais fundo", comenta. A proprietária espera também o protocolo da franquia que já teve casas que retornaram pelo País.

Mãe de duas meninas, Flávia sabe que não será fácil mudar a dinâmica de uma festa. "Eu falo que restaurante com adulto é uma coisa muito mais fácil, porém a gente tem visto que tem a frequência da família toda. O nosso objetivo é minimizar o risco, não vamos impedir uma criança, mas pensar em formas alternativas de recreação para entretê-la", sustenta.

Em discussão entre todos os buffets, o que os proprietários já repensam é quanto à viabilização das festas. "Essa é uma preocupação que tem que ser estudada e levantada por cada um. O decreto foi publicado ontem, a gente vai tentar não repassar isso para o cliente, mas ainda é muito prococe", afirma Flávia.

Brinquedo famoso, nave da Xuxa, da Casa X vai permanecer somente porque não é aberta aos convidados, só para aniversariante. (Foto: Divulgação/Casa X)
Brinquedo famoso, nave da Xuxa, da Casa X vai permanecer somente porque não é aberta aos convidados, só para aniversariante. (Foto: Divulgação/Casa X)

Nos siga no Google Notícias