ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Mais de 100 famílias descem a ladeira do Porto Geral para dar banho em São João

Mariana Lopes | 24/06/2012 14:19

A festa corumbaense alimenta há mais de 100 anos a tradição de banhar a imagem do santo nas águas do Rio Paraguai

Famílias descem a ladeira com os santos nos andores até o Porto Geral (Foto: Divulgação)
Famílias descem a ladeira com os santos nos andores até o Porto Geral (Foto: Divulgação)

Tradicional no calendário junino de Corumbá, este ano mais de 100 famílias e entidades desceram a ladeira até o Porto Geral com imagens de São João nos andores e deram banho nos santos no Rio Paraguai. A festa, que aconteceu neste sábado (23), reúne há um século religião e cultura popular.

A festa começa nas casas das famílias festeiras, com cânticos religiosos, orações, histórias de fé em milagres operados pelo santo, e “ingredientes” da cultura popular como fogueira, içamento do mastro, dança de quadrilhas juninas e fogos de artifício.

Cheia de simbolismos, a festa foi marcada pelo vai e vem das imagens, que se cumprimentam pelas famílias quando se cruzam no caminho ao rio. A crendice, ou a fé, de cada um dá brilho à noite. Enquanto os santos desfilam na ladeira, o empurra-empurra fica por conta dos solteiros, que disputam espaço para passar debaixo dos andores para casar, conforme a tradição.

Por volta das 23h, os cururueiros acompanharam o andor oficial da Prefeitura até o Porto Geral. Na tradição da festa, são eles que comandam a cerimônia do erguimento do mastro com a bandeira de São João.

O show pirotécnico anunciou o dia santo, celebrado neste domingo (24). A noite contou também com quadrilhas e shows de duplas regionais, que embalaram o público durante a madrugada, até perto das 3h.

Nos siga no Google Notícias