ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Motoclube abre sede com rock para quem curte jaqueta de couro sobre 2 rodas

Com cerveja gelada e até espetinhos, festa reuniu integrantes e filiados de outros clubes de motociclistas

Danielle Valentim | 16/08/2019 08:16
Parte dos integrantes reunidos na noite deste quinta-feira. (Foto: Kísie Ainoã)
Parte dos integrantes reunidos na noite deste quinta-feira. (Foto: Kísie Ainoã)

Numa casa da Rua das Palmas, no Joquéi Clube, funciona a sede do Motoclube Os Filhos de Hiram. A história é de que o grupo foi criado por maçons em 2014 e ainda é pequeno, com 18 integrantes. Nesta quinta-feira (16), o Lado B foi conferir a noite de “sede aberta” ao som de bandas de rock'n roll, cerveja gelada e até espetinhos.

O presidente do clube, o gerente no MC Donald’s Wagner Paes, de 37 anos, explica que a ideia da confraternização é a unificação entre maçons e não-maçons que sejam apaixonados por motoclube.

Presidente afirma que a ideia da sede aberta é a de reunião de apaixonados por motoclube.  (Foto: Kísie Ainoã)
Presidente afirma que a ideia da sede aberta é a de reunião de apaixonados por motoclube. (Foto: Kísie Ainoã)

“Em um dia como esse acontece o encontro de integrantes de todos os motoclubes de Campo Grande e amigos de clube também, porque as vezes a pessoa não faz parte de nenhum clube, mas conhece alguém que faz. Geralmente é sempre o mesmo público, então dificilmente você encontra quem não é do meio”, frisa o presidente.

A sede é toda personalizada com pinturas nas paredes e quadros feitos pelo artista plástico e tatuador Ton Barbosa. Ele integra o motoclube há quatro anos como discípulo de Hiram, por não ser maçon.

Ton também é responsável pelas tatuagens dos integrantes do motoclube e sempre está acompanhado pelo filho Guido Barbosa, de 18 anos, que tem Síndrome de Down. “Eu não vejo a hora de comprar a minha moto”, ressalta Guido.

Ton e Guido. Pai e filho sempre juntos.  (Foto: Kísie Ainoã)
Ton e Guido. Pai e filho sempre juntos. (Foto: Kísie Ainoã)
Guido exige o colete. (Foto: Kísie Ainoã)
Guido exige o colete. (Foto: Kísie Ainoã)

“Sobre as pinturas nas paredes eu tenho a colaboração do pessoal. Eu risco e eles vão me ajudando a pintar. Já as tatuagens, quase todos já estão tatuados por mim”, completa Ton.

Os discípulos não-maçons - O presidente Wagner explica que o não-maçons são um grupo de suporte no motoclube. “Por exemplo, tenho amigos não-maçons, mas os convido a ingressar no motoclube como discípulos. Que seria um grupo de suporte aos Filhos de Hiram. Mas ele futuramente poderá ingressar na maçonaria. É feito o convite e se ele tiver o desejo ingressa. Senão continua discípulo”, explica.

Dalvim esclarece que o nome do motoclube é uma homenagem a Hiram Abiff.  (Foto: Kísie Ainoã)
Dalvim esclarece que o nome do motoclube é uma homenagem a Hiram Abiff. (Foto: Kísie Ainoã)

O engenheiro civil Dalvim Romão Cesar Junior, de 40 anos, é o secretário do motoclube. Junto à diretoria, ele auxilia na organização do grupo que já soma 18 membros. Dalvim esclarece que o nome do motoclube é uma homenagem a Hiram Abiff. “Segundo a Bíblia foi um dos construtores do Templo de Salomão”, frisa.

O clube tinha outra sede, mas há um ano está no Jóquei Clube. Dentro do motoclube, as mulheres, esposas dos integrantes, são chamadas de noras.

A professora Francine dos Santos T. Paes, de 40 anos, ressalta a união da família dentro do clube. “O papel da mulher aqui é maravilhoso. O motoclube é muito família. Então são os filhos, os discípulos e as noras. Entre nós (as mulheres), nos tratamos como cunhadas”, pontua.

 A professora Francine dos Santos T. Paes, de 40 anos, ressalta a união da família dentro do clube. (Foto: Kísie Ainoã)
A professora Francine dos Santos T. Paes, de 40 anos, ressalta a união da família dentro do clube. (Foto: Kísie Ainoã)
 O barbeiro Arael Jares, de 46 anos, também é um discípulo. (Foto: Kísie Ainoã)
O barbeiro Arael Jares, de 46 anos, também é um discípulo. (Foto: Kísie Ainoã)

O barbeiro Arael Jares, de 46 anos, também é um discípulo. Ele pontua que sempre foi apaixonado por motocicletas e rock’n roll e, por isso, a mistura deu certo. “Mesmo não sendo maçon, não vejo diferença. É um motoclube como qualquer outro e eventos como esse fortalecem a amizade entre demais motociclistas de clubes da cidade, pois tudo mundo já se conhece”, pontua.

Quando o clube surgiu, tinha o apoio de seis maçons de Mato Grosso do Sul. A ideia principal foi unir os irmãos da maçonaria regular, que fossem apaixonados pela filosofia do motoclube e por suas motos.

As noras. Esposas dos Filhos de Hiram reunidas. (Foto: Kísie Ainoã)
As noras. Esposas dos Filhos de Hiram reunidas. (Foto: Kísie Ainoã)

Desde o início, os integrantes mantêm o lema: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, para rodar e viajar visitando outros membros de clubes e lojas maçônicas.

O motoclube cresceu e ganhou uma subsede em Limeira-SP, onde amigos que não eram maçons mostraram interesse em entrar. O grupo “Os Filhos de Hiram” estabeleceu regras de adesão de novos membros não-maçons considerando os critérios de adesão para membros maçons, ou seja, poderiam entrar como um grupo de suporte aos filhos.

Apadrinhamento - Em outubro de 2015, o grupo Os Filhos de Hiram foi apadrinhado pelo Motoclube Lakraios, de São Paulo. Ficando consolidado como um motoclube nacional. O evento aconteceu na festa de aniversário de 19 anos dos Lakraios MC.

A sede abre para a confraternização toda segunda quinta-feira do mês. O motoclube fica na Rua Das Palmas, 386, Jóquei Clube.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Theo já marca presente no motoclube.  (Foto: Kísie Ainoã)
Theo já marca presente no motoclube. (Foto: Kísie Ainoã)

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias