ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

São João de Corumbá começa amanhã e terá show de Sá e Guarabyra

Ângela Kempfer | 20/06/2014 15:15
Festejos reúnem milhares de pessoas em Corumbá no mês de junho. (Fotos: Prefeitura de Corumbá)
Festejos reúnem milhares de pessoas em Corumbá no mês de junho. (Fotos: Prefeitura de Corumbá)

Os preparativos começam na casa dos corumbaenses. Uma organização coletiva para a maior e mais tradicional festa junina de Mato Grosso do Sul. A novena já abriu as comemorações do Arraial do Banho de São João em Corumbá, mas as danças, andores e comidas típicas só surgem a partir de amanhã e seguem até 23 de junho.

O momento emocionante ocorre na próxima segunda-feira, quando a população descerá a ladeira rumo ao Rio Paraguai carregando os andores e ao som da banda de ladainha, para banhar a imagem do santo nas águas. Serão mais de cem andores, segundo a prefeitura de Corumbá, percorrendo a Ladeira Cunha e Cruz até a prainha do Porto Geral.

Mas a programação também terá o tradicional, com concursos, shows musicais, barracas de comidas, bebidas e doces típicos.

No sábado, estão programadas apresentações de quadrilhas e também concurso de andores. No dia 22, a disputa entre quadrilhas abrirá a festa às 18h e à noite terá ainda a principal atração musical, o show de Sá e Guarabyra, a partir das 21h30.

No último dia, haverá o banho do santo a show pirotécnico a meia-noite, para marcar a chegada do dia de São João, comemorado em 24 de junho.

Banho do santo será na segunda-feira.
Banho do santo será na segunda-feira.

O esquema de segurança envolve Polícia Militar e Guarda Municipal, além de câmeras de monitoramento.

Nesta semana, a prefeitura da cidade entregou os certificados de "agentes culturais" para os 96 festeiros de São João cadastrados este ano. São eles os responsáveis pela manifestação popular e que mantêm o evento vivo como expressão pantaneira.

Em 2014, técnicos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) vão visitar a cidade durante o evento, depois de reaberto o processo de registro da Festa de São João de Corumbá como patrimônio imaterial brasileiro.

Show de Sá e Guarabyra será no domingo.
Show de Sá e Guarabyra será no domingo.
Nos siga no Google Notícias