ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 17º

Diversão

Tradição na cidade, 1° dia de Festa da Padroeira lotou Santuário

A festa continua até o dia 30 de junho, sempre das 18h às 22h, com entrada gratuita

Por Idaicy Solano | 22/06/2024 07:26
Primeiro dia de festa reuniu muitos fieis que foram prestigiar a quermesse (Foto: Juliano Almeida)
Primeiro dia de festa reuniu muitos fieis que foram prestigiar a quermesse (Foto: Juliano Almeida)

A Festa da Padroeira, considerada pelos fieis uma tradição, teve início na noite desta sexta-feira (21), com muita atração musical, barracas decoradas e variedade de comidas, doces e bebidas. A expecativa é receber pelo menos 70 mil pessoas, nos dez dias de festividade.

A celebração é em homenagem ao Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lembrado pela igreja em 27 de junho. Além de Mato Grosso do Sul, a Santa é Padroeira de mais cinco cidades do estado, sendo elas Antônio João, Bodoquena, Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas.

A festa, que aconteceu no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi marcada pelas apresentações musicais da Banda BM2 e do grupo Rancho Grande. Os fieis ainda puderam se deliciar com as dezenas de barracas de comidas típicas da época junina, incluindo arroz carreteiro, pamonha, milho, pipoca e espetinho, além de sobá, pizza, esfiha, churros e sorvete.

O reitor do santuário, o padre Reginaldo Padilha, destaca que este ano o santuário completa 25 anos, e convida a todos para fazerem parte da celebração. Neste ano o tema da festa é “Maria nos diz: fazei o que Ele disser! (Jo 2,5)”, mesma intenção que tem sido celebrada pelo Jubileu de Prata em comemoração aos 25 anos de elevação da igreja a Santuário.

“Os nossos devotos podem esperar uma festa muito bonita, com a parte religiosa, muito bem participativa. A parte social [festa] é sempre uma oportunidade da gente celebrar o amor de Deus na vivência comunitária, uma grande festa da fraternidade”.

O padre destaca que este ano, conseguiram dobrar o espaço destinado à festa, para proporcionar mais atrações e mais comodidade às famílias.

O que não falta são opções de doce para se deliciar (Foto: Juliano Almeida)
O que não falta são opções de doce para se deliciar (Foto: Juliano Almeida)
Arroz carreteiro foi prato bastante procurado por quem foi prestigiar a festa (Foto: Juliano Almeida)
Arroz carreteiro foi prato bastante procurado por quem foi prestigiar a festa (Foto: Juliano Almeida)
Barracas decoradas deram charme a festa tradicional da Padroeira (Foto: Juliano Almeida)
Barracas decoradas deram charme a festa tradicional da Padroeira (Foto: Juliano Almeida)

A aposentada Cremilda Massae, 73, já frequenta a festa há muitos anos, e descreve que o ambiente é bastante familiar e animado. Ela se alegra em ver o salão repleto de pessoas de todas as gerações, e relata que a festa é uma tradição passada de pai para filho.  “Aqui você vê pessoas idosas, os pais trazem os filhos, os netos. Não pode deixar isso morrer”.

Para Cremilda, a melhor parte da quermesse é sem dúvida das comidas, e ela declara que o que mais anseia iara experimentar é o arroz carreteiro, o milho e a pamonha. “É muito gostoso o ambiente, as comidas. Já virou uma tradição, pela história da igreja”, finaliza.

A aposentada Sônia Amorim Miranda, 63, trouxe toda a família para a festa. Acompanha dos filhos, netos e da nora, ela tirou a noite para desfrutar das barraquinhas de arroz carreteiro e milho, e aproveitar as atrações da abertura dos dez dias de festividade. “Venho todos os anos. Eu gosto bastante. É sempre bem movimentado. A música, as comidas, é tudo de bom”, expressa Sônia.

Sôniz faz questão de ir todos os anos com toda a família junto (Foto: Juliano Almeida)
Sôniz faz questão de ir todos os anos com toda a família junto (Foto: Juliano Almeida)

Para os corações apaixonados, Emilly Victória Trindade, 17, e os jovens da Pastoral da Juventude garantiram o correio elegante, com direito a mensagens carinhosas acompanhadas de um doce.

As opções de doce são balinhas, pirulito bombom e alfajor. A partir de R$ 2, todo dinheiro arrecadado com os recados vendidos serão investidos nas atividades desenvolvidas pela pastoral. “Esse é o segundo ano que eu venho, e eu acho incrível, porque são 10 dias de festa em que a gente está aqui, com o pessoal se divertindo e participando”, destaca Emilly.

A festa continua até o dia 30 de junho, sempre das 18h às 22h, com entrada gratuita. O santuário fica na Avenida Afonso Pena, 377.

Grupo da Pastoral Jovem do Santuário garantiu correrio elegante para os corações apaixonados (Foto: Juliano Almeida)
Grupo da Pastoral Jovem do Santuário garantiu correrio elegante para os corações apaixonados (Foto: Juliano Almeida)

Confira a programação musical 

Dia 22 de junho

  • Show: Daran Junior
  • Show: Alma Sertaneja

Dia 23 de junho 

  • Show: Lennon e Rafael
  • Show: Augusto e Leandro

Dia 24 de junho 

  • Show: Willian e Thiago
  • Show: Olavo Netto

Dia 25 de junho

Show: Gabriel e Alex

Show: Laço de Ouro

Dia 26 de junho 

Show: Donas do Buteco

Show: Herdeiros do Chamamé

Dia 27 de junho

  • Show: Projeto Hippie
  • Show: Eco do Pantanal

Dia 28 de junho 

  • Show: Ricardo Siqueira
  • Show: Grupo Chão Batido

Dia 29 de junho

  • Show: Melzinho do Forró
  • Show: Baile do Régis

Dia 30 de junho

  • Show: Sidney Francis
  • Show: Grupo Vozeirão 

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias