ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Urbano, Pablo experimenta outro ritmo em roteiro de 23 dias e locais isolados

A rota começou em Buenos Aires, Bariloche, El Calafate, El Chalten, e ainda promete seguir até Torres Del Paine, Punta Arenas e Santiago no Chile.

Kimberly Teodoro | 27/03/2019 08:45
Bariloche na Argentina é um dos destinos da viagem que vai durar 23 dias (Foto: Arquivo Pessoal)
Bariloche na Argentina é um dos destinos da viagem que vai durar 23 dias (Foto: Arquivo Pessoal)

Pablo Aguilera, o “menino” nascido em Rio Verde, interior de Mato Grosso do Sul, tomou gosto por se aventurar pelo mundo. O destino agora é a Argentina, apesar de não ser tão valorizado quando o assunto é viagem internacional, o roteiro tem surpreendido o cara conhecido pela personalidade bem urbana. A viagem começou no dia 16 de março, tem previsão de durar 23 dias, e já levou o publicitário até Buenos Aires, Bariloche, El Calafate, El Chalten e até dia 07 de abril ainda promete seguir até Torres Del Paine, Punta Arenas e Santiago no Chile antes de retornar ao Brasil.

Atualmente, Pablo e o companheiro estão em El Chalten, na Patagônia, um vilarejo de 1,5 mil pessoas, cercado por uma paisagem de tirar o fôlego e completamente isolada do resto do mundo. De lá a comunicação é difícil, mas entre um passeio e outro é possível enviar sinais de vida para quem está há 4,6 mil km de distância usando o wi-fi do hotel, única forma de internet encontrado por lá, que mesmo não sendo das melhores, quebra um galho.

Apesar do clima de aventura e de um planejamento que começou em dezembro de 2018, a viagem não chega a ser um mochilão, como roteiros famosos pela Colômbia e Peru. O pouco tempo e o longo percurso que os dois pretendem percorrer fizeram com que a melhor opção fosse ir de um ponto a outro do mapa pelo ar, no total são 4 trechos de avião, e 4 de ônibus.

Patagônia ao fundo, um dos cenários mais lindos da Argentina (Foto: Arquivo Pessoal)
Patagônia ao fundo, um dos cenários mais lindos da Argentina (Foto: Arquivo Pessoal)

Sem calcular o valor total da viagem, Pablo diz ter gasto cerca de R$ 2 mil em passagens de avião e R$ 400 com ônibus para os destinos mais remotos, alimentação, hospedagem e passeios são uma despesa a parte e dividida por dois. “O que sempre digo, é que tem passeio para todos os bolsos. No mesmo roteiro que eu fiz, outra pessoa poderia fazer com uma grana mais apertada, gastar mais traz confortos maiores, mas é opcional. Vai do seu bolso e do que exige de conforto, mas dá sempre para achar uma forma econômica. Como já viajo bastante, eu fico no meio termo, economizando em alguns casos e optando por mais conforto em outros”, conta.

Apaixonado pela estrada, quem acompanha Pablo pelas redes sociais já não estranha as fotos em paisagens diferentes e nem os check-ins em outros países. “Gosto de conhecer novos lugares, explorar outras culturas, países e paisagens”, diz. Com Buenos Aires já carimbado no passaporte antes, dessa vez a viagem é diferente, um meio termo entre os cenários urbanos que causam fascínio no publicitário e as trilhas em meio à natureza, típica do mochilão pelos quais o namorado prefere e que são novidade para Pablo.

Sobre o pré-conceito formado por muitos brasileiros sobre os países da América Latina, Pablo acredita ainda ser forte, fruto de uma mentalidade que acha que uma viagem para exterior é Estados Unidos e Europa, ignorando os lugares incríveis aqui por perto. Depois de Buenos Aires, as cidades começam a ficar para trás, junto com elas, também os brasileiros que escolheram o país vizinho como lar. Pelo caminho, os rostos e sotaques conhecidos vão dando lugar aos Europeus e Americanos, origem da maioria dos turistas que se arriscam pelas paisagens mais “exóticas”, onde o clima e a geografia surpreendem.

Traful Lake, no Parque Nacional Nahuel Huapi, Argentina (Foto: Arquivo Pessoal)
Traful Lake, no Parque Nacional Nahuel Huapi, Argentina (Foto: Arquivo Pessoal)
Puerto Blest, município da província de Río Negro, na Argentina (Foto: Arquivo Pessoal)
Puerto Blest, município da província de Río Negro, na Argentina (Foto: Arquivo Pessoal)

“Cada dia acaba sendo mais marcante que o outro, fizemos um roteiro que sempre começa pelo mais simples e vai subindo o nível do encantamento, senão a viagem fica sem graça depois. Agora cada paisagem em Bariloche é incrível, ontem me dei como em êxtase em um lago todo espelhado com uma paisagem incrível, um silêncio enorme. Estávamos só eu, meu namorado e creio que mais dois casais nessa praia do lago. Ao fundo um som de uma cachoeira pequena. Queria poder ter ficado ali o dia todo”.

Ainda assim, deixar um cenário incrível, dessa vez não pesa no peito, pois a promessa de novas vistas carrega o sentimento de fazer parte de algo muito maior. Para os dias seguintes, os planos incluem subir uma montanha e visitar a principal geleira de El Chalten. Sem nunca ter encarado uma trilha tão longa, Pablo carrega expectativa, mas diz manter o coração tranquilo. Para a viagem comprou roupas e calçados apropriados, além do equipamento de montanhismo, tirando isso o maior teste vai ser a parte física.

Até agora as principais comparações são sobre o clima, que de lá para cá mudou muito, principalmente para quem é acostumado ao calor. Depois disso, o mais “gritante” são a vegetação a arquitetura, com características próprias argentinas, esse último, com forte influência espanhola. “A comida é diferente e parece que todos são focados no turismo, é um país que olha muito mais para o bem estar do turista. Você percebe desde Buenos Aires até aqui que há um investimento para recepcionar os turista, desde governo e comunidade. No Brasil você não vê todo esse investimento”, analisa.

Para o casal, que está fazendo a primeira viagem longa juntos, depois de um ano de namoro, a aventura ganha ares românticos. “Estamos misturando as nossas paixões que é aventura, viajar. Unindo os dois. Essa mistura traz mais emoção à viagem e também ensina paciência, além do autoconhecimento”.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias