ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Faz Bem!

Bela pelos cachos, flor de acácia é usada em geleia de manga e receita de pão

Manga e as flores, também conhecidas como Chuva de Ouro e Acássia, são fáceis de encontrar no verão.

Thailla Torres | 23/12/2017 07:25
Mas se você está disposto a novas experiências gastronômicas com ingrediente fora do tradicional, algumas receitas são práticas. (Foto: Gabriel Borges)
Mas se você está disposto a novas experiências gastronômicas com ingrediente fora do tradicional, algumas receitas são práticas. (Foto: Gabriel Borges)

De setembro a fevereiro, o florescer da Cássia Fístula, árvore conhecida também como Acássia e Chuva de Ouro, sempre encanta a cidade. Mas se você está disposto a novas experiências gastronômicas, com ingrediente fora do tradicional, ela pode ir parar no prato.

No menu de nutricionista de hoje, Gabriel Borges ensina a fazer um pão assado e uma geleia de manga com flores de Cássia. Uma planta, segundo ele, com significativo valor nutritivo assim como as hortaliças convencionais.

A Cássia faz parte do grupo da PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) e é bem fácil de ser encontrada pelas ruas de Campo Grande.  "As flores podem ser consumidas cruas, cozidas, em pratos doces e salgados. Após colher, é necessário separar pétala por pétala, fazer a higienização e colocar em uma peneira para escorrer a água. Depois, é preciso ficar na geladeira até a hora de usá-las", ensina.

Pão assado com as flores fica com a cor amarelada.
Pão assado com as flores fica com a cor amarelada.
Geleia de manga também ganha os nutrientes das flores.
Geleia de manga também ganha os nutrientes das flores.

O nutricionista investiu na receita quando passou a estudar plantas na alimentação. "Certamente, as pessoas já tiveram contato com alguma PANC e não sabem que podem ser algo comestível. Elas podem nos auxilar numa alimentação saudável e também numa experiência de sabor diferente".

A vantagem é o baixo custo com poucos ingredientes para cada receita. E nessa época, com a manga, fruta da estação, fica ainda mais fácil fazer uma receita diferente e saborosa.

Para o pão assado:

Confira os ingredientes: 

400 g de fermento natural (levain)
1 kg farinha de trigo
500 ml de água
1 colher de sopa de sal

Modo de preparo: Misture bem todos os ingredientes, por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, coloque em uma vasilha e deixe descansar na geladeira por 12 horas. Retire a massa da geladeira e então junte as flores, modele os pães, deixe crescer em temperatura ambiente e asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 45 minutos ou até que o pão esteja douradinho.

A dica do nutricionista é servir o pão com uma geleia de manga verde ou madura, confira:

Ingredientes:

5 mangas verdes
300 g de açúcar
Cravos
Um cacho de flores de cássia

Modo de preparo: Descasque as mangas e retire o caroço. Coloque a fruta em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 15 minutos. Em seguida, retire e coloque as mangas no liquidificador e bata até formar um purê. Depois peneire e coloque em uma panela. Adicione o açúcar e o cravo. Mexa até obter um ponto desejado e acrescente um punhado de fístula cássia, sem cozinhar as flores e sirva.

Nos siga no Google Notícias