A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

03/12/2017 07:15

Curso mostra como usar ingredientes naturais para produzir a própria maquiagem

Thailla Torres
É possível preparar batom, blush e delineador com alimentos que temos em casa.É possível preparar batom, blush e delineador com alimentos que temos em casa.

"Os cosméticos podem conter químicos nocivos à nossa saúde", começa a explicar a professora doutora em Química, Rozanna Muzzi. Neste fim de semana, ele esteve em Campo Grande ensinando como é possível fazer a própria maquiagem formulada apenas com ingredientes naturais.

Em um curso realizado pelo Instituto Aleema, espaço dedicado à saúde de maneira global, as alunas aprenderam como fazer blush, batom, sombra e delineador, usando óleos e pigmentos que, normalmente, estão na despensa de casa. Cada item do make pode ser preparado por semana, em quantidades pequenas, evitando que o produto vença.

Urucum, café e cacau podem usados para fazer batom.Urucum, café e cacau podem usados para fazer batom.
A química ensina como é fácil usar pigmentos naturais.A química ensina como é fácil usar pigmentos naturais.

"São matérias-primas livres de substancias tóxicas que compõe a maioria dos produtos que estão nas prateleiras do mercado. Geralmente esses produtos não podem vencer antes da hora, oxidar e nem alterar sua consistência, por isso, há substâncias químicas que conservam esse produto. Mas isso não significa que você vai ter uma pele sempre saudável".

Rozana explica que cada produto tem uma característica, mas um dos ingredientes que está em quase todos os cosméticos, o  parabeno, "É comprovadamente nocivo a nossa saúde", garante. Normalmente utilizados como conservantes, os tipos mais comuns da substâncias são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno.

E há quem pense que por serem naturais as maquiagens não possuem boa fixação ou durabilidade. "Basta elaborar com produtos de qualidade e ver que os pigmentos aderem perfeitamente à pele. E é muito bacana ver como muda a textura e maciez da pele, afinal estamos trabalhando com uma maquiagem que não é contra a saúde", destaca.

Dentre os produtos elaborados na aula, Rozana explica que é fácil elaborar, por exemplo, um gloss labial. "É bem simples, em um recipiente pequeno usamos uma dose pequena de óleo de coco, um pouco de urucum e extrato de beterraba em pó. Ele fica com um tom avermelhado, mas podemos utilizar muitos outros pigmentos. Basta mexer e guardar a mistura líquida em um recipiente".

A sugestão é fazer em quantidades pequenas, o suficiente para usar em uma semana. "Eu geralmente faço em um recipiente pequeno e levo na bolsa. Depois de uma semana faço de novo e por aí vai", conta.

Além desses ingredientes, o café, cacau em pó e o carvão servem para dar cor a outros produtos. "O batom, por exemplo, fazemos com cera de palma ou abelha, manteiga de cacau, cupuaçu ou óleo de coco. Sempre deixando na consistência que for mais agradável para quem vai utilizar".

Já o rímel é feito com óleo de coco e carvão ativo. "Fica com a mesma tonalidade e efeito, além de evitar muita reações alérgicas".

O curso realizado custou R$ 350,00 e quem tiver interesse em participar dos próximo eventos, basta entrar em contato pela página do instituto.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Um gloss feito com óleo de coco, extrato de beterraba e urucum.Um gloss feito com óleo de coco, extrato de beterraba e urucum.


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.