ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 29º

Faz Bem!

Desde 2017, turma joga pela importância da doação de órgãos

5º edição do 'Comerário Sangue Bom - O jogo dos transplantados’ aconteceu do domingo (10) em Campo Grande

Por Jéssica Fernandes | 11/12/2023 08:15
'Comerário Sangue Bom - O jogo dos transplantados’ aconteceu no domingo (10). (Foto: Juliano Almeida)
'Comerário Sangue Bom - O jogo dos transplantados’ aconteceu no domingo (10). (Foto: Juliano Almeida)

A partida de futebol é um evento sagrado para muita gente que é fã do esporte. Em Campo Grande, desde 2017, dois amigos organizam o ‘Comerário Sangue Bom - O jogo dos transplantados’ que tem como objetivo levantar a bandeira da importância de ser um doador de órgãos.

O evento solidário que arrecada alimentos, brinquedos e fraldas chegou a 5º edição neste ano. No domingo (10), os jogadores que apoiam a causa se uniram para mais um encontro do clássico ‘Operário x Comercial’. O Lado B acompanhou a partida e conversou com os idealizadores Carlos Alberto Rezende, conhecido como ‘Professor Carlão’, e Carlos Cuya.

Os dois são amigos de longa data e os únicos jogadores que receberam doação de órgãos. O Professor Carlão conta como o encontro entre os amigos em prol do esporte e a doação de órgãos, sangue e medula óssea tornou-se tradição.

Professor Carlão fala sobre iniciativa do evento que está na 5º edição. (Foto: Juliano Almeida)
Professor Carlão fala sobre iniciativa do evento que está na 5º edição. (Foto: Juliano Almeida)

“Eu sou transplantado de medula óssea e o Cuya é transplantado renal. Somos amigos de infância e como vivo em função das campanhas depois que ele fez o transplante falei pra gente fazer um jogo com propósito, celebrar a vida com o esporte e chamar os amigos”, diz.

A história do professor, desde a descoberta da leucemia ao momento que encontrou doador compatível, foi contada pelo Lado B em 2015 e 2016. Voltando a falar sobre a disputa, ele explica que a edição deste ano é decisiva entre Operário x Comercial. “A gente homenageia os times da cidade, os craques do passado que vem aqui e ficam conosco. Como o placar está dois a dois esse ano vai decidir quem vai ficar com o primeiro troféu transitório de cinco anos de disputa”, afirma.

Já Carlos Cuya teve insuficiência renal em 2015 quando precisava de um transplante de rim. Na época, ele chegou a acompanhar palestras onde soube que algumas pessoas chegavam a esperar até seis anos por um transplante. “Cheguei a sair chateado, porque é muito difícil você ficar numa máquina”, diz.

Carlos Cuya conta que passou a conscientizar as pessoas após transplante. (Foto: Juliano Almeida)
Carlos Cuya conta que passou a conscientizar as pessoas após transplante. (Foto: Juliano Almeida)

Carlos não precisou esperar tanto e a doação, que vê e fala que é ‘um gesto de amor’, partiu da irmã. “Ela disse que queria doar, fizemos todos os exames, deu a compatibilidade e fomos encaminhados para São Paulo. Comecei em março o tratamento e em dezembro fizemos o transplante”, comenta.

Ele nunca tinha parado para pensar sobre a importância de ser um doador e desde então faz o trabalho de conscientização. “Eu falo que sou um cara abençoado e depois que recebi o transplante vim nesse intuito de conscientizar para ser um doador, porque a vida tem que continuar”, fala.

Quem aprendeu desde cedo a importância que uma doação tem é Emerson Nascimento, de 28 anos. Ele acompanhou a partida de futebol de domingo e contou que desde 2019 é doador de sangue graças ao exemplo dos pais. Além disso, Emerson também é cadastrado como doador de medula óssea.

Ele destaca que o procedimento é bem simples e que as campanhas são necessárias para as pessoas saberem como ajudar. "É a importância de ajudar o próximo, é é simples é só chegar no Hemosul e fazer o cadastro. Eu comecei como doador de sangue e me explicaram a importância de ser um doador de medula e eu me cadastrei”, diz.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias