ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Faz Bem!

Em grupo, terapia resgata memória da infância e leva o inconsciente para bonecas

Paula Maciulevicius | 18/02/2017 07:10
Boneca traz do inconsciente o que a gente não consegue por em palavras. (Foto: Marcos Ermínio)
Boneca traz do inconsciente o que a gente não consegue por em palavras. (Foto: Marcos Ermínio)

Um baú cheio de bonecas, tecidos, linhas e pedraria. O que parece brinquedo é a última etapa de um método terapêutico que busca nos sentidos e na memória, resgatar a essência que ficou na infância. O Lado B foi conversar com uma tatadramista, para entender o que é e o efeito dele em nossa vida.

Criado pela psicóloga Elisete Leite Garcia, o "Tatadrama" trabalha com bonecas de pano e mistura duas teorias: Psicodrama e a teoria de Reich. Na prática, o método é na maioria das vezes aplicado em grupo, com um tema específico.

"O Tatadrama é montado por objetivos, onde você trabalha foco e meta. Então dentro de um objetivo, se forma um grupo de acordo com o interesse daquela pessoa", explica a tatadramista Adriane Rita Lobo, de 51 anos. 

Método trabalha cinco sentidos para resgatar memórias de infância. (Foto: Marcos Ermínio)
Método trabalha cinco sentidos para resgatar memórias de infância. (Foto: Marcos Ermínio)
Cheirinhos fazem público voltar ao tempo, nas memórias afetivas. (Foto: Marcos Ermínio)
Cheirinhos fazem público voltar ao tempo, nas memórias afetivas. (Foto: Marcos Ermínio)

Composto por várias etapas, o Tatadrama leva, geralmente, um dia todo para ter seu ciclo finalizado. Começando pelo aquecimento emocional e corporal. "Trabalhamos os cinco sentidos, porque as pessoas ultimamente não tem prestado atenção naquilo que sente", observa a especialista.

Olfato, audição, tato, visão e paladar são redescobertos em grupo a partir de cheiros, sons e sabores que vão nos levar a uma viagem. Entre os cheirinhos que saem de dentro do baú, estão canela e sabores, pipoquinha, pão de queijo, bolo de fubá e por aí vai...

"Eles despertam a memória da infância. Trabalhamos com a degustação de alimentos e tudo o que pode trazer de volta, por isso é lúdico, mas não tem o objetivo de trabalhar a infância e sim de resgatar o potencial", diferencia Adriane.

E por que se volta lá atrás para lidar com o hoje? A tatadramista explica que nós, seres humanos, vamos perdendo nossa essência a medida em que nos desenvolvemos. "O que é mais puro no ser humano? É a criança. A gente busca então essa memória, porque a pele guarda. Ela não está só aqui na cabeça", frisa.

Bonecas são customizadas em grupo. (Foto: Marcos Ermínio)
Bonecas são customizadas em grupo. (Foto: Marcos Ermínio)

Em contato com as emoções, o Tatadrama vai trabalhar o resgate destes sentimentos e trazê-los para a customização das bonecas. "Depois de tudo isso, apresentamos o boneco, onde você pode moldá-lo", explica.

Um exemplo é a própria boneca feita por Adriane. A primeira que ela fez estava grávida e com uma flor roxa nos cabelos. "Significava que eu estava gestando uma outra coisa na minha vida, tinha me separado, acabado de nascer minha filha", recorda.

Hoje, dois anos depois, a boneca é outra, porque Adriane também já não é mais a mesma pessoa. "Fiz uma negra, obviamente, que fala sobre a minha liberdade, a minha negritude e representa a minha força enquanto mulher e profissional", diz. 

Nas bonecas, o público vai colocar seu inconsciente, projetos e metas. "O que você não consegue identificar na sua fala, no dia a dia. Por isso tem todo este processo: nos aprofundamos nas emoções e depois as bonecas são apresentadas", narra a tatadramista. 

Pela customização, é possível tirar histórias, metas e objetivos. "É o que chamamos de objeto transacional, que fica entre você, seu inconsciente e o mundo", comenta. 

Baú carrega tudo o que o tatadrama tem para ensinar. (Foto: Marcos Ermínio)
Baú carrega tudo o que o tatadrama tem para ensinar. (Foto: Marcos Ermínio)

E como o método pode contribuir para que nos tornemos pessoas melhores?

"A partir do momento que você se reconhece, enquanto pessoa, suas potencialidades e desejos, sua essência, você consegue agir espontaneamente. Nós nascemos assim, espontâneos e criativos, o que nos travou foi a sociedade. E quando nos reconhecemos como ser humano, se estamos bem, nos relacionamos melhor", ressalta Adriane. 

No encerramento, a boneca é apresentada em forma de teatro e o participante vai dar voz e criar um contexto para narrar sua história. "Ali fazemos as interferências necessárias para trazer a consciência, senão fica só uma brincadeira de boneca. Então, entramos com a interferência psicoterapêutica, para trazer para a ação e levar para a vida", frisa.

Para acompanhar a agenda da tatadramista, os interessados podem entrar em contato com Adriane pelo celular: 99266-9449.

Curta o Lado B no Facebook 

Nos siga no Google Notícias