ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Faz Bem!

Massagens terapêuticas liberam hormônios que proporcionam bem-estar

Além de influenciar o lado psicológico das pessoas, terapias melhoram a saúde do corpo

Post Patrocinado | 15/09/2020 17:00
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Reconhecidas pelos benefícios proporcionados à saúde, sessões de massagem comprovadamente estimulam a produção dos hormônios responsáveis pelas sensações de bem-estar.

Essas percepções inclusive estão relacionadas à maior qualidade de vida, uma vez que momentos desta natureza desencadeiam relaxamento e prazer, aliviando o estresse e prevenindo doenças variadas.

Os adeptos das massagens relaxantes provam os benefícios de quatro hormônios responsáveis por estimular sensações de felicidade, bem-estar, alegria e disposição – endorfina, dopamina, serotonina, ocitocina.

Todas essas substâncias são produzidas pelo cérebro e atuam como neurotransmissores, levando tais sensações às células nervosas. Estas, por sua vez, enviam sinais ao sistema nervoso central. Pessoas com dificuldades para produzir hormônios espontaneamente podem ingeri-los sinteticamente, desde que receitados por um médico.

Ajudam na liberação desses hormônios uma alimentação balanceada (sem exageros), a prática constante de atividades físicas e a aplicação de técnicas de massagens relaxantes.

Sim, massagens relaxantes. Elas, por exemplo, liberam serotonina – hormônio da felicidade e prazer que, além de atuar para melhorar o lado psicológico do praticante, ajuda a melhorar a saúde corporal, regulando o funcionamento intestinal e o humor, incluindo a qualidade óssea e do sono.

Estudos sobre os benefícios da massagem relaxante demonstram sua eficácia para reduzir o estresse, a dor e a tensão muscular. Pode ainda ser útil contra ansiedade, desordens digestivas, fibromialgia, dores de cabeça, insônia relacionada ao estresse, síndrome de dor miofascial, distúrbios ou lesões de tecidos moles, lesões esportivas e dor nas articulações temporomandibulares.

Alguns tipos de massagens têm feito sucesso entre as pessoas em todo o mundo e também no Brasil, com o crescimento do número de massoterapeutas e massagistas especializados em diversas técnicas, como os exemplos a seguir:

Massagem sueca - Forma suave que usa movimentos longos e circulares profundos, vibração e batidas para ajudar a relaxar e energizar o corpo do praticante.

Massagem profunda - Essa técnica usa movimentos mais lentos e fortes para atingir as camadas mais profundas do músculo e do tecido conjuntivo, geralmente para ajudar a curar danos musculares causados por lesões.

Massagem Tântrica - Uma modalidade que tem como objetivo redistribuir as energias sexuais do corpo, expandindo a sensibilidade e proporcionando vivências mais intensas. É importante que o cliente conheça bem o procedimento, pois nesta técnica há uma interação mais íntima entre os profissionais massagistas e seus clientes.

Massagem do ponto gatilho - Concentra-se em áreas de fibras musculares rígidas que podem se formar em seus músculos após lesões ou uso excessivo.

Nos siga no Google Notícias