ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Faz Bem!

No planejamento para 2024, dançar pode ser nova meta saudável

Apesar das academias de musculação serem ideia mais comum, dança pode ajudar quem quer algo diferente

Por Aletheya Alves | 21/01/2024 07:14
Dica para sair do sedentarismo é entrar no mundo da dança. (Foto: Divulgação/Ivan Sousa)
Dica para sair do sedentarismo é entrar no mundo da dança. (Foto: Divulgação/Ivan Sousa)

Durante as últimas semanas, o Lado B já falou sobre algumas metas de Ano Novo como sugestões para fazer com que 2024 seja variado. E, na matéria de hoje, a ideia é pensar na dança como alternativa para sair do sedentarismo.

Já é tradição janeiro chegar e as academias de musculação verem o público aumentar, mas quem não gosta da ideia precisa ir atrás de opções diferentes. Para além de pensar no movimento dos corpos, uma pesquisa publicada no jornal Frontiers in Human Neuroscience mostra que a dança ainda atua como um antídoto contra o envelhecimento do cérebro.

Caso você pense na prática exclusivamente como uma manifestação artística, é importante lembrar que ela fortalece os músculos, ajuda no sistema cardiorrespiratório, atua na postura e flexibilidade e ainda pode ser uma boa chave no quesito da socialização.

No ramo há 20 anos, o coreógrafo Ivan Sousa explica que a dança pode ser uma porta de entrada para quem quer começar a se mexer. “O exercício da dança mexe com todos os músculos do corpo ao mesmo tempo e é justamente por isso que a atividade deve sim ser considerada um treino”.

“Além de ajudar na perda de peso, ela proporciona aumento da flexibilidade, aprimoramento da coordenação motora, melhora cardiorrespiratória, circulação sanguínea, equilíbrio da pressão arterial, ativação do sistema linfático e otimização do condicionamento aeróbico”, pontua Ivan.

Exemplo de quem adotou a atividade é a empresária Cristiane Souza Medeiros. Ela conta que praticando atividades físicas diariamente há mais de uma década, escolheu incluir a dança na rotina.

“Decidi começar a dançar porque tenho uma paixão real por isso. Admiro muito a dança, especialmente o samba, que é o estilo que estou praticando atualmente, mas já pratiquei também dança do ventre para aprender técnicas”, diz a empresária.

Além da dança, ela também inclui musculação e atividades de cardio para completar o cronograma.

Para quem quiser dar início nos testes com as danças, confira abaixo algumas sugestões de companhias:

  • Ivan Souza Companhia de Dança - Rua da Paz, 693, Jardim dos Estados. Mais informações podem ser consultadas através do site www.dancecomivan.com.br.
  • Duo Escola de Dança - Rua da Paz, 693, Jardim dos Estados. Mais informações podem ser consultadas no perfil do Instagram @dancaduo.
  • Escola Dança de Salão Harmonia - Rua Abrão Júlio Rahe, 39, Centro. Mais informações podem ser consultadas no perfil do Instagram @escoladancasalaoharmonia.
  • Estúdio Pantanal em Dança - Avenida Alvorada. 149, Centro. Mais informações podem ser consultadas no perfil do Instagram @pantanalemdanca.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias