ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Faz Bem!

Por que eu devo apoiar quem resolve fazer a cirurgia bariátrica?

Liziane Berrocal | 06/04/2015 06:45
Durante todo o tempo que você pensa se vai ou não se submeter a um processo tão sério para melhorar sua própria saúde, surgem também pessoas do bem e de bem que te auxiliam no caminhar.  (Foto: Marcos Ermínio)
Durante todo o tempo que você pensa se vai ou não se submeter a um processo tão sério para melhorar sua própria saúde, surgem também pessoas do bem e de bem que te auxiliam no caminhar. (Foto: Marcos Ermínio)

Vou jogar um papo reto para vocês: a pior parte da cirurgia bariátrica é quando você vai contar a alguém que vai passar pelo procedimento e ouve frases como: “Ah, mas você nunca mais vai ter saúde na vida”. “Ah, eu conheço uma prima do vizinho do amigo do meu primo que morreu ao fazer a bariátrica” ou até mesmo coisas “Para quê? Você nem precisa, só fechar a boca e levantar a bunda gorda da cadeira e ir malhar”.

São os gênios da lâmpada que eu já encontrei nos meus 34 anos de gordice. Eu tinha vontade era de sentar em cima, só para pessoa sentir o peso que eu carrego e falar: “Vai minha filha, vai fazer a bariátrica que o negócio é tenso”.

E durante todo o tempo que você pensa se vai ou não se submeter a um processo tão sério para melhorar sua própria saúde, surgem também pessoas do bem e de bem que te auxiliam no caminhar. São grupos no Facebook, grupos no Whats e também eventos sérios que acontecem para esclarecer as inúmeras dúvidas que rondam quem vai encarar o procedimento que são palestras com as equipes multidisciplinares envolvendo especialistas.

Grupos no Facebook ou Whats ajudam a esclarecer as inúmeras dúvidas que cercam o procedimento.Espaço do Amigos da Nutri. (Foto: Arquivo Pessoal)
Grupos no Facebook ou Whats ajudam a esclarecer as inúmeras dúvidas que cercam o procedimento.Espaço do Amigos da Nutri. (Foto: Arquivo Pessoal)

Durante três anos participei de várias dessas “reuniões da bariátrica” como elas são chamadas. Primeiro fui convidada por ex-obesos que passaram pela cirurgia e depois fui aos poucos sendo adicionadas nos grupos que discutem o tema. Gordo conhece o gordo e todo ex-gordo quer que o próximo fique menos gordo, porque a felicidade de perder peso é tão grande, que a gente quer espalhar pelo mundo, por isso esses grupos crescem cada vez mais.

Em Campo Grande, que eu tenha conhecimento somente a equipe dos cirurgiões Cesar Conte e James Câmara realiza essas reuniões, que acontecem em datas esporádicas e reúnem além deles, a nutricionista da equipe Mariana Corradi, as fisioterapeutas, operados, não operados e um componente especial para o sucesso da cirurgia: familiares de pacientes e futuros pacientes.

Eu confesso para vocês que essas reuniões foram momentos que precisei muito para estar aqui conversando com vocês como paciente operada, porque eu ia a todas e fazia mil perguntas. Ouvia a experiência de quem emagreceu 30, 50 e até cem quilos.

A melhor parte é que meu amor Josiel estava sempre comigo e começou a ser o grande incentivador da minha mudança. E com isso também conheci pessoas que ainda vivem a dúvida da bariátrica por causa daquelas mesmas frases que eu citei logo no começo do texto.

Gente, bariátrica é sim procedimento sério, não vamos cansar de lembrar isso, e como é um procedimento cirúrgico, tem sim óbitos e algumas que dão errado, mas é preciso lembrar dos riscos que o obeso tem enquanto permanece gordo, que são as comorbidades, tais como pressão alta, diabetes, dores musculares, cansaço, fadiga e baixa qualidade de vida, além da famigerada baixa autoestima que acompanha a vida de quem carrega algumas arrobas a mais.

Cansada de ouvir esse tipo de frase, escondi de todos que iria fazer a cirurgia e falei apenas uma semana antes, publicando no meu perfil apenas dois dias antes de ir para o centro cirúrgico, porque não queria mais ter que ter gente só me levando para baixo.

Por isso, se hoje, você encontrar alguém que vai fazer o procedimento ou quer buscar um auxílio na cirurgia para a doença da obesidade, se não quiser incentivar, se informe, e só depois emita sua opinião.

Caso essa pessoa seja próxima de você, mais uma dica preciosa. Vai com ela ao médico, a uma dessas reuniões. Em tempo, essa semana tem mais uma, quer participar? Na próxima quarta-feira (8) a equipe que me operou tem palestra marcada lá no auditório do Sebrae. É a partir das 19h e além de muita informação, de quebra você pode ganhar novos amigos e quem sabe ou sair do casulo ou auxiliar a saída de alguém do casulo da obesidade, nada mais bonito que acompanhar uma lagarta virando borboleta!

Nos siga no Google Notícias