ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Faz Bem!

Poucos perguntam, mas restrições após tatuagem vão muito além de tomar sol

Anny Malagolini | 08/06/2014 07:24
Depois de fazer tatuagem não se pode doar sangue por um ano (Foto: Cleber Gellio)
Depois de fazer tatuagem não se pode doar sangue por um ano (Foto: Cleber Gellio)

Fugir do sol ou do banho de piscina não são as únicas restrições para os dias depois de uma tatuagem na pele. Antes de entrar na agulha, é bom perguntar para não agendar um exame, por exemplo, e ter de mudar os planos. Você precisa saber que também não vai poder doar sangue ou malhar por algum tempo

O Hemosul não aceita doadores que tenham feito tatuagem por menos de uma ano. A preocupação é com o risco de contaminação durante o procedimento. Aids ou hepatite podem ser transmitidas pela agulha caso as condições de assepsia não sejam respeitadas. Doze meses é o tempo considerado seguro para que a pessoa desenvolva os anticorpos que são detectados nos exames.

Outro impedimento imediato é para fazer uma ressonância magnética. Neste caso, o tempo de "resguardo" é bem menor, só até a cicatrização. É que a tinta utilizada contém alguns metais e durante a ressonância, pode queimar a região.

A tatuadora Liuana Domingues, de 29 anos, diz sempre alertar os clientes para alguns cuidados. Segundo ela, a cicatrização costuma demorar de 7 a 10 dias, mas a recomendação é de que sejam evitados piscinas, águas de rio ou mar, durante 30 dias.

Uma dúvida frequente entre os tatuados é sobre a alimentação, se deve ou não sofrer restrição. Liuana esclarece que não é preciso “É uma intervenção muito superficial e de fácil cicatrização, por isso não é preciso se privar de nenhum alimento”, afirma.

As recomendações também mudam de acordo com o profissional. O tatuador Eduardo Ruiz Saravá, de 24 anos, recomenda que após fazer a tatuagem, não se coma carne suína durante o período de cicatrização. Segundo ele, a ingestão da carne de porco aumentam a chance de inflamação. Como a tatuagem é uma lesão, ela tem que cicatrizar, e inflamações prejudicam o processo.

O tatuador diz que são poucos os clientes que perguntam sobre as recomendações, mas que se preocupa em passa as recomendações em todas as sessões. Outro aviso que o profissional dá é de que se evite malhar a região do corpo que foi tatuada. “É um corte, e conforme o músculo dilata, pode surgir queloide”, explica.

Nos siga no Google Notícias